Buscar

psicologia prova amilton

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1 (VUNESP - Rio Preto 2011) Na faixa de 4 anos (estágio pré- operacional), o pensamento infantil tem como característica o egocentrismo. Essa afirmação indica que, nessa fase, a criança 
não consegue considerar seu ponto de vista como um entre muitos. 
2 Segundo La Taille, Piaget distingue dois tipos de relações interindividuais: a coação e a cooperação. Somente com a cooperação, o desenvolvimento intelectual e moral pode ocorrer, pois a cooperação
Exige que os sujeitos se descentrem para compreender o ponto de vista do outro.
3 o egocentrismo pertence a qual fase do desenvolvimento cognitivo do individuo. periodo sensorio-motor
4 como se chama a teoria de jean piajet. 
teoria do desenvolvimento cognitivo.
5 o que é behaviorismo ? 
é a area da psicologia que tem como objeto de estudo o comportamento.
6 as teorias de desenvolvimento tem como enfase os estudos do desenvolvimento do ciclo vital humano apartir de diferentes teorias psicologicas. diante do exposto discorra sobre a teoria do behaviorismo fazendio mensao sobre seu objeto de estudo, visao do homem e seu desenvolvimento. 
objeto de estudo; estuda o comportamento com finalidade teorica de previsao e controle do comportamento, estuda como ocorre o comportamento e quais as contigencias. visao do homem: o homeme e a consequencia das influencias existente no meio ambiente. o desenvolvimento: e resultado da relacao homem meio. 
7 Piaget sustenta que a gênese do conhecimento está no próprio sujeito, ou seja, o pensamento lógico não é inato ou tampouco externo ao organismo, mas é fundamentalmente construído na interação homem-objeto. leva em conta a atuaçao de 2 elementos basicos ao desenvolvimento humano: fatores variantes e fatores invariantes antes com base no supra citado, justifique cada um desses fatores. 
invariantes ao nascer o individuo recebe heranca como estruturas biologicas sensoriais, neurologicas que permanecem ao longo de sua vida, atraves dela surgens estruturas mentais.
variantes e um elemento que se transforma no processo de interaçlão com o meio, a inteligencia nao e herdada mais e construida no processo homem e o meio fisico e social, na busca de novas formas de adaptação estao os mecanismo de assimilçao e acomodação.
8 Aos 6 anos, a criança entra no que Piaget considera a idade perguntadora. Os seus porquês podem ser agrupados em diferentes tipos, conforme o seu significado. Assim, se uma criança, nessa idade, pergunta Por que o céu é azul?, sua pergunta se enquadra no tipo de porquê de 
explicação casual 
9 segundo piajet ha quatro fatores de desenvolvimento intelectual. neste fator os bebbes agarram objetos, piscam, chupam, resmungam, percebe profundidade e assustam -se quando caem. estamos nos referindo a (o). 
amadurecimento
10. Conforme a Epistemologia genetica de jean Piaget o desenvolvimento cognitivo infantil perpassa por algumas fases ou estagios. São eles primeiro estagio da inteligencia sensorio-motor, segundo estagio da inteligencia intuitiva ou pre operacional, terceiro estagio operacoes concretas, quarto estagio operaçoes formais, dessa forma e correto afirmar que?
 
No periodo sensorio-motor a crianca percebe o ambiente e age sobre ele sendo fundamental a estimulação ambiental.
0-2- sensorio motor
3-7- intuitivo
8-11- logico
12-15- abstracoes
a experiencia da crianca se desenvolve pelo meio a qual ela vive.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais