Buscar

Como fazer uma monografia passo a passo

Prévia do material em texto

Como fazer uma monografia passo a passo?
Cansou de procurar como fazer uma monografia passo a passo e não encontrou nada? Esta é uma das etapas decisivas de um curso superior e para receber o seu diploma você precisa realizar uma monografia, que nada mais é do que um trabalho acadêmico referencial teórico e em alguns casos o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).
A monografia é uma dissertação científica e um trabalho de investigação e muita pesquisa. A produção da monografia requer normas e padrões obrigatórios para que sua dissertação seja aceita.
Porém, existem uma série de técnicas capazes de facilitar o desenvolvimento deste trabalho, que é considerado por muitos a parte mais trabalhosa. Mas vamos simplificar para você.
Preparamos aqui um guia completo com todos os tópicos principais e essenciais que você precisa prestar atenção ao planejar, desenvolver e concluir sua monografia. Confira a seguir como fazer uma monografia passo a passo!
Voces podem acessar o site:
www.fazermonografia.com.br
Como fazer uma monografia passo a passo
Um trabalho acadêmico deve ser encarado com toda seriedade, afinal, ele irá refletir diretamente no seu profissionalismo. Então não adianta nada pedir para um amigo fazer ou pagar caro para outra pessoa fazer por você. Essa é a última chance de provar realmente seus conhecimentos. Então para isso, vamos ao primeiro passo:
1° Passo – Como elaborar a pesquisa da monografia?
Já com o tema em mãos, este primeiro passo é fundamental para começar a organizar e estruturar sua monografia. Existem vários tipos de pesquisas que você pode se aprofundar mais e extrair o máximo de conteúdo confiável para sua monografia. É importantíssimo checar antes a veracidade das informações e checar fontes confiáveis.
Levantamento bibliográfico: Você pode partir para uma pesquisa inicial somente através de artigos científicos da área. Contém muito conteúdo relevante e te ajudará muito. O Google Acadêmico, pode te ajudar.
Livros científicos: Se você é uma pessoa que gosta muito de ler, pode também levantar ideias de livros científicos da área de sua monografia. Existem autores excelentes que certamente irão te ajudar a criar sua monografia sem problema algum.
Estudos de caso: É uma maneira de pesquisa interessante. Consiste em registrar fatos que aconteceram realmente e exemplos reais que você pode incluir na sua monografia.
2° Passo – Elementos que sua monografia precisa ter
Antes de começar a desenvolver o seu texto, é preciso ter em mente todos os tópicos e todos os elementos que deverão conter em sua monografia. A partir disso, ficará muito mais fácil construir cada etapa. Veja aqui uma visão geral e um modelo de monografia pronto:
1 – Elementos pré textuais
Capa
Folha de rosto
Dedicatória (opcional)
Agradecimentos (opcional)
Epígrafe (opcional)
Sumário
Resumo
Abstract
2 – Elementos textuais
Introdução
Objetivo (Objetivo geral e objetivos específicos)
Justificativa
Metodologia
Conclusão
3 – Elementos pós textuais
Referências
Anexos (opcional)
3° Passo – Estruturando sua monografia
Se você quer mesmo aprender como fazer uma monografia passo a passo, uma das coisas mais importantes do seu trabalho é a estrutura. Esta etapa será mais como uma etapa de planejamento. É aqui que você irá criar o “esqueleto” da sua monografia. Isso irá facilitar muito seu desenvolvimento.
E com sua pesquisa já em mãos, para garantir que tudo saia como você planejou, é hora de criar um sumário para ter uma ideia geral de tudo que você irá abordar no artigo.
O Sumário precisa ter uma estrutura fixa e você também precisa saber as regras básicas de formatação do sumário, as famosas regras ABNT. Veja uma definição simples:
A palavra SUMÁRIO deve ser escrita em letra maiúscula e negritada
O tamanho da letra precisa ser 12
A palavra precisa estar centralizada
É necessário que tenha um espaçamento de entrelinhas de 1,5
Todos os itens (capítulos e seções) devem conter o mesmo nome e ordem que constam no trabalho
A mesma regra se aplica quando falamos de tamanho de letra 12 e espaçamento de entrelinhas de 1,5
Os tópicos devem ser alinhados à esquerda
Elementos pré textuais não devem aparecer no sumário
4° Passo – Definições de elementos pré textuais
Pode ser que alguns elementos gerem dúvidas. Portanto, resolvemos fazer um breve resumo das coisas mais importantes que você deve abordar em cada tópico dos elementos pré textuais. Veja:
1 – Regras ABNT da Capa
A capa deve conter o nome da Instituição de Ensino, nome dos autores, o título do trabalho e por fim o local e ano da conclusão do trabalho. Todos estes elementos devem ser centralizados na folha, devem ser escritos com letras maiúsculas (caixa alta) em tamanho 12 e espaçamento entrelinhas de 1,5. O título do trabalho, o local e o ano devem ser grifados em negrito.
2 – Dedicatória, agradecimentos e epígrafe
Estes 3 elementos são opcionais, porém trazem uma característica mais profissional para seu trabalho. Além disso, você pode contar um pouco mais de você e mostrar que se lembrou de todas as pessoas que o ajudaram. O tópico epígrafe consiste em uma frase conceito ou pensamento que te inspira. É importante inserir o nome do autor da frase ou trecho.
Todos estes elementos são de formatação livre, porém os títulos devem trazer as regras ABNT que são tamanho 12, letras maiúsculas (caixa alta) e espaçamento de entrelinhas 1,5.
3 – Resumo
É uma visão geral de tudo o que o leitor irá encontrar no artigo. Além disso, você precisa apresentar também o problema central. Precisa conter também no seu resumo as palavras-chave relevantes que serão trabalhadas no artigo.
Quanto às regras ABNT para o resumo, o título precisa ser escrito em letras maiúsculas (caixa alta), tamanho 12 e espaçamento de entrelinhas 1,5. Todo o conteúdo do resumo precisa ter no mínimo 150 palavras e no máximo 500 palavras. Tudo em tamanho 12 e espaçamento simples.
4 – Abstract
É um elemento obrigatório também. Consiste em uma versão de língua estrangeira do seu resumo original. Precisa conter as mesmas regras do resumo original.
5° Passo – Definições de elementos textuais
Agora chega a hora de começar a construir o seu artigo. Iremos indicar também as regras ABNT para o desenvolvimento da sua monografia em cada tópico, um item de extrema importância. Veja:
1 – Introdução
A introdução é uma contextualização de todo o tema central do artigo. Neste primeiro tópico é interessante citar fontes de livros e outros artigos científicos que você pesquisou, porém é obrigatório inserir o número da paginação e o autor.
As citações que tenham até 3 linhas podem ser inseridas normalmente dentro do texto. Porém se tiver mais do que 3 linhas é preciso configurar um recuo de 4cm da margem esquerda com tamanho de fonte 10 e entrelinhamento simples. Obrigatório inserir página e autor.
A introdução deve ser iniciada em uma folha distinta, contendo a mesma regra ABNT de tamanho de fonte, negrito e espaçamento. Os parágrafos devem ser configurados em 1,5.
A partir da introdução já é obrigatório conter o número de paginações. Aqui é interessante destacar que todas as páginas desde a capa, folha de rosto, etc, são contadas, porém não devem ser enumeradas. A numeração de páginas deve ser formatada em tamanho 10 e deve se manter do lado direito da página.
2 – Justificativa
Consiste em justificar o problema foco e o tema abordado no artigo. Por que é importante abordar este determinado tema? Qual o impacto deste trabalho?
3 – Metodologia
Normalmente este tópico é construído à parte e logo após o desenvolvimento. A metodologia se trata de como este trabalho foi construído, uma breve explicação do meio escolhido pelo aluno para realizar este trabalho e quais ações foram necessárias para a conclusão do artigo.
4 – Conclusão
Consiste em explicar de maneira geral o objetivo do trabalho, os dados apresentados e a síntese das ideias propostas. Teorias, sugestões, considerações finais, e outros assuntos tratados também devem estar dentro da conclusão.6° Passo – Elementos pós textuais
Estes tópicos irão fechar com chave de ouro o seu artigo científico. São as etapas finais do trabalho. Veja as definições de todas elas:
1 – Referências
A referência é um elemento obrigatório na monografia. O título deverá possuir a mesma configuração ABNT e o espaçamento entrelinhas de todo o texto deverá ser simples. Nesta etapa, todos os documentos citados devem ser apresentados e listados. Deverão ser alinhados à margem esquerda com fonte tamanho 12 e entrelinhamento simples.
A construção das referências deve ser da seguinte maneira, veja um exemplo:
MARTINS, Gilberto de Andrade. Manual para elaboração de monografias. São Paulo: Atlas, 1992.
Note que inicia com caixa alta o sobrenome do autor e o nome completo. Após é inserido o título do livro ou artigo e em sequência a editora e o ano da publicação.
2 – Anexos
Os anexos são opcionais. São documentos que possam complementar o seu trabalho. Normalmente é um documento não elaborado pelo autor, mas que teve utilidade no trabalho.
7° Passo – Resumo de Regras ABNT
É extremamente importante que antes de iniciar a digitação de sua monografia, que você já deixe seu Word totalmente configurado nas regras ABNT. Além disso, você precisa se certificar de outros requisitos básicos:
A linguagem deve ser clara e objetiva
Não escrever em primeira pessoa
As citações em língua estrangeira devem ser grifadas em itálico
Fonte Arial ou Times New Roman
Tamanho geral 12
Margem superior: 2,5
Margem inferior: 2,5

Outros materiais

Perguntas Recentes