Buscar

revisaoav2 Gestao Social

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

GESTÃO SOCIAL
Aula de Revisão V 2 
 Aula de Revisão para a AV 2
GESTÃO SOCIAL
Conteúdo Programático da Aula 6:
Entender que o Terceiro-Setor aparece como uma opção de organização que estimula a participação cidadã, ao trazer respostas inovadoras.
Compreender que a Gestão Social nos obrigam a repensar as formas de organização social, redefinindo a relação os atores estatais, empresariais e comunitários
3. Saber que a implantação da Agenda Social, contribui para redução das desigualdades sociais, promovendo um desenvolvimento mais distributiva e sustentável.
 Aula de Revisão para a AV 2
GESTÃO SOCIAL
 De um lado, o chamado Terceiro-Setor aparece como uma alternativa de organização que pode, ao se articular com o Estado e assegurar a participação cidadã, trazer respostas inovadoras.
 De outro lado, as empresas privadas ultrapassam a visão do assistencialismo, para assumir a responsabilidade que lhe confere o poder político efetivo que têm. Passa-se assim do simples marketing social, frequentemente com objetivos cosméticos, para uma atitude construtiva onde o setor privado pode ajudar a construir o interesse público.
1.1 – UM CAMINHO RENOVADO VEM SENDO CONSTRUÍDO ATRAVÉS DE PARCERIAS 
 Aula de Revisão para a AV 2
GESTÃO SOCIAL
1.2 – EXEMPLO DE ONDE FUNCIONAM DESSA FORMA (1/2)
 No Canadá ou nos países escandinavos, a área social é gerida como bem público, de forma descentralizada e intensamente participativa. 
 A razão é simples: o cidadão associado à gestão da saúde do seu bairro está interessado em não ficar doente, e está consciente de que trata da sua vida. Um pai, associado à gestão da escola do seu bairro, não vai brincar com futuro dos seus filhos. 
 Aula de Revisão para a AV 2
GESTÃO SOCIAL
 De certa forma, o interesse direto do cidadão pode ser capitalizado para se desenhar uma forma desburocratizada e flexível de gestão social, apontando para novos paradigmas que ultrapassam tanto a pirâmide estatal como o vale-tudo do mercado.
1.3 – EXEMPLO DE ONDE FUNCIONAM DESSA FORMA (2/2)
 Aula de Revisão para a AV 2
GESTÃO SOCIAL
 A urbanização permite articular o social, o político e o econômico em políticas integradas e coerentes, a partir de ações de escala local, viabilizando - mas não garantindo, e isto é importante para entender o embate político - a participação direta do cidadão, e a articulação dos parceiros. 
 O surgimento de políticas inovadoras nesta área é muito impressionante.
2.1 – O OUTRO EIXO RENOVADOR – O DESENVOLVIMENTO LOCAL. 
 Aula de Revisão para a AV 2
GESTÃO SOCIAL
 Peter Spink e um grupo de pesquisadores na Fundação Getúlio Vargas em São Paulo têm hoje um banco de 640 descrições de experiências exitosas.
 A Secretaria de Assuntos Institucionais do Partido dos Trabalhadores tem um banco de dados com algumas centenas de experiências.
 A Pólis publica excelentes resumos no quadro das Dicas Municipais. A Fundação Abrinq está ajudando a dinamizar um conjunto de atividades no quadro do movimento Prefeito-Criança.
2.2 – EXPERIÊNCIAS EXITOSAS DE DESENVOLVIMENTO LOCAL
 Aula de Revisão para a AV 2
GESTÃO SOCIAL
2.4 – UM EXEMPLO PRÁTICO 
 Um ponto de referência prático para esta visão pode ser encontrado nas atividades da Câmara Regional do Grande ABC, onde 7 municípios se articularam para dinamizar as atividades locais da indústria de plásticos: a formação dos trabalhadores é coordenada pelo sindicato dos químicos, em parceria com as empresas, Senai, Sebrae, empresas, faculdades e colégios locais, com apoio financeiro do FAT e outros que se articularam no processo. 
 Aula de Revisão para a AV 2
GESTÃO SOCIAL
3.1 – A AGENDA SOCIAL
 A Agenda Social tem como objetivo a redução das desigualdades sociais, a ampliação dos direitos de cidadania, a prioridade para a juventude, a promoção da cultura, a melhoria da qualidade da educação, da saúde e da segurança pública. 
 Para tanto, articulam-se ações entre órgãos executores de políticas nos âmbitos federal, estadual, municipal e distrital, e entre Governo e sociedade civil.
 Aula de Revisão para a AV 2
GESTÃO SOCIAL
3.2 – A MUDANÇA DE PARADIGMA
 O Brasil está vivendo uma mudança de paradigma na condução das políticas públicas, promovida por uma concepção de desenvolvimento mais distributiva e sustentável. 
 Nesse contexto, as políticas sociais ganham papel relevante, rompendo com a falsa dicotomia entre o social e o econômico. 
 Aula de Revisão para a AV 2
GESTÃO SOCIAL
3.3 – O ACORDO ENTRE BIRD, PNUD E O GOVERNO DO BRASIL
 A idéia é formalizar um acordo mediante o qual se comprometem a promover, em nível global, os planos sociais que tiraram da pobreza cerca de 40 milhões de brasileiros.
 O acordo chamado 'Iniciativa de Conhecimento e Inovação para a Redução da Pobreza', permitirá a criação de um banco de dados no qual constarão os detalhes da experiência brasileira, que será promovida pelo BIRD e o PNUD contando com assessoria técnica do governo.
 Aula de Revisão para a AV 2
GESTÃO SOCIAL
Conteúdo Programático da Aula 7:
Entender que as soluções individuais e as soluções sociais caminham juntas.
Compreender que as novas tecnologias e a urbanização são eixo de transformação da Gestão Social.
3. Saber sobre o potencial de mercado que existe nas áreas que estão inseridas como gastos sociais.
 Aula de Revisão para a AV 2
GESTÃO SOCIAL
 O Estado aumentou o tamanho na economia,, mesmo quando governos liberais estão no poder, devido ter aumentado a demanda por bens públicos no atual momento da vida das pessoas.
 A aceleração da urbanização é um dos responsáveis por esse aumento da necessidade por bens públicos.
1.1 – O ESTADO E A DEMANDA POR BENS PÚBLICOS
 Aula de Revisão para a AV 2
GESTÃO SOCIAL
 Mas uma cidade conseguir se paralisar por excesso de meios de transporte, quando as alternativas baratas e funcionais são amplamente conhecidas, revela a que ponto a nossa capacidade de planejamento e de gestão social ficou parada no tempo, enquanto surgiam desafios dramáticos que exigem soluções renovadas.
 E os bens públicos exigem forte presença do Estado.
2.1 – A FALTA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO SOCIAL
 Aula de Revisão para a AV 2
GESTÃO SOCIAL
 A urbanização também mudou a forma de organização da solidariedade social. A família ampla do mundo rural, as crianças e os idosos, ou um eventual deficiente, eram sustentados pela parte ativa da família.
2.2 – A URBANIZAÇÃO E A FORMA DE ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE 
 Aula de Revisão para a AV 2
GESTÃO SOCIAL
 o processo é dramático, pois nos urbanizamos em apenas três décadas, criamos cidades e, sobretudo, periferias sem infraestruturas, sem escolas, sem saneamento, sem segurança. 
 Perdeu-se o pouco que havia de redes tradicionais e ainda estão nas fraldas os sistemas modernos de solidariedade pública. Discutimos amplamente os possíveis defeitos do Estado de Bem-Estar, quando sequer chegamos a desenvolvê-lo.
2.3 – NO BRASIL
 Aula de Revisão para a AV 2
GESTÃO SOCIAL
 as novas tecnologias, que constituem, junto com a urbanização, os dois eixos fundamentais de transformação da gestão social.
 Em vez de aproveitar a oportunidade que ela oferece de fazer mais coisas com menos esforços, geramos o pânico do desemprego, e em vez de organizar a redistribuição do trabalho, aderimos com entusiasmo à nova indústria de bens e serviços de segurança, de condomínios fechados.
2.4 – AS NOVAS TECNOLOGIAS
 Aula de Revisão para a AV 2
GESTÃO SOCIAL
2.5 – A QUESTÃO CENTRAL
 não se trata de negar a utilidade geral da tecnologia, mas de entender que, junto com o progresso tecnológico, temos de construir as redes de apoio para os excluídos na fase de transição. 
 O fato de existirem robôs nas empresas automobilísticas, não significa que deixamos de ter 20 milhões de pessoas que ainda trabalham no campo, dezenas de milhões de trabalhadores sem carteira assinada, outros tantos em atividades precárias
e informais, e um crescente contingente em atividades ilegais.
 Aula de Revisão para a AV 2
GESTÃO SOCIAL
2.6 – O DESAFIO QUE SE TEM PELA FRENTE
 em termos de gestão social, é a construção de uma transição ordenada, minimamente viável em termos políticos, sociais e econômicos, para o admirável mundo novo que se delineia no horizonte. 
 Articular o social, com realismo, flexibilidade e eficiência, e não mais com ideologias do século passado, tornou-se imperativo central para as nossas sociedades.
 Aula de Revisão para a AV 2
GESTÃO SOCIAL
3.1 – UMA ÁREA A PROCURA DE SEU PARADIGMA ORGANIZACIONAL
 As áreas sociais adquiriram esta importância apenas nos últimos anos. Ainda não se formou realmente uma cultura setorial. E a grande realidade, é que não sabemos como gerir estas novas áreas, pois os instrumentos de gestão correspondentes ainda estão engatinhando.
 Como se atinge 190 milhões de habitantes a partir de uma cadeia de comando central? As áreas sociais são necessariamente capilares: a saúde deve atingir cada criança, cada família, em condições extremamente diferenciadas. A gestão centralizada de mega-sistemas deste porte é viável?
 Aula de Revisão para a AV 2
GESTÃO SOCIAL
3.2 – O PROBLEMA DO EXCESSO DE NÍVEIS HIERARQUÍCOS
 Em termos práticos, sabemos que quando se ultrapassa 5 ou 6 níveis hierárquicos, os dirigentes vivem na ilusão de que alguém lá em baixo da hierarquia executa efetivamente os seus desejos, enquanto na base se imagina que alguém está realmente no comando. 
 A agilidade e flexibilidade que exigem situações sociais muito diferenciadas não podem mais depender de intermináveis hierarquias estatais que paralisam as decisões e esgotam os recursos.
 Aula de Revisão para a AV 2
GESTÃO SOCIAL
3.3 – A MINA DE OURO DO SOCIAL – A QUESTÃO ÉTICA
 Empresas hoje fornecem software educacional para escolas, com publicidade já embutida, martelando a cabeça das crianças dentro da sala de aula. 
 A Nature mostra como dezenas de pesquisadores publicavam como cartas pessoais em revistas científicas opiniões favoráveis ao fumo: descobriu-se que receberam em média dez mil dólares das empresas de cigarros. Um cientista se defende, dizendo que esta é a sua opinião sincera, e porque não fazê-la render? Para regular a cultura, basta a cultura do dinheiro?
 Aula de Revisão para a AV 2
GESTÃO SOCIAL
3.4 – O SOCIAL E O PROBLEMA DA GESTÃO NO BRASIL
 os recursos envolvendo a saúde representa 25% do PIB do país. Portanto, o país não é um país que gasta pouco com o social, mas sabe-se que se gasta mal. 
 O apoio aos flagelados do Nordeste se transformou em indústria da seca, o complemento alimentar nas escolas em indústria da merenda, a saúde na indústria da doença, a educação está rapidamente caminhando para se tornar um tipo de indústria do diploma. 
 Mais recursos sempre serão bem vindo na área social, mas o maior problema é a necessidade de uma reformulação político-administrativa visando melhorar a gestão.
 Aula de Revisão para a AV 2
GESTÃO SOCIAL
Conteúdo Programático da Aula 8:
Entender que a origem das ONGs esteve associada aos movimentos de mobilização social nos anos 60 no mundo.
Compreender que as políticas sociais e de desenvolvimento criadas pelo governo brasileiro teve as parcerias das ONGs para sua execução.
3. Saber um pouco mais sobre a SOS Mata Atlântica, exemplo de funcionamento de uma ONG.
 Aula de Revisão para a AV 2
GESTÃO SOCIAL
 Foram criadas a partir de movimentos de mobilização social nas diversas regiões do mundo, sobretudo na América Latina, Europa e Estados Unidos, a partir da década de 60 e, com mais intensidade, nos anos 70 
 Elas representam o processo de ordenação e fortalecimento de setores da sociedade civil, que apresentam disposição para se organizar na elaboração e realização de ações.
 Um novo modelo de relação Estado/sociedade, a partir da atuação em áreas com lacunas ou incompletudes dos serviços públicos. 
1.1 – A ORIGEM DAS ONGs
 Aula de Revisão para a AV 2
GESTÃO SOCIAL
1.2 – AS ONGs NO BRASIL
As primeiras ONGs no Brasil surgiram nos anos 70, apoiando organizações populares e movimentos sociais com um perfil de luta pela inclusão social, promovendo ações de cidadania e fortalecimento da sociedade civil, principalmente, apoiando ações na área de educação.
Além de representar um setor social atuante ao lado do Estado, de forma complementar, as ONGs também influenciam e mobilizam a sociedade e as organizações privadas em torno de causas de interesse comum, para a criação de políticas de responsabilidade social.
 Aula de Revisão para a AV 2
GESTÃO SOCIAL
2.1 – O NOVO PAPEL DAS ONGs
Influenciado pela adoção de uma nova postura do governo brasileiro, com a descentralização de ações sociais e econômicas. 
Essas ações foram confiadas às ONGs, com a transferência de recursos financeiros, resultando em um cenário novo para elas. Além de atuação política, essas organizações devem apresentar capacidade de gestão e de sistematização de resultados, de forma a mostrar e comprovar o alcance de metas prometidas e pactuadas. 
 Aula de Revisão para a AV 2
GESTÃO SOCIAL
 Já não são mais organizações apenas políticas; precisam atuar como atores econômicos e devem posicionar-se como tais. 
Nas últimas décadas, uma série incontável de políticas sociais e de desenvolvimento tem sido criada pelo governo brasileiro em todas as áreas e, em quase sua totalidade, existe a previsão de participação de ONGs na sua execução.
2.2 – AS ONGs E AS PARCERIAS COM O GOVERNO
 Aula de Revisão para a AV 2
GESTÃO SOCIAL
 Conhecimento, estrutura e capacidade de gestão para atender as exigências de cada programa de forma eficiente. 
 É preciso habilidade de planejar e de executar políticas e de coordenar o uso eficiente do investimento (recursos recebidos), para gerar externalidades positivas, ou seja, retorno social e econômico sobre o investimento 
2.3 – NOVO PERFIL DAS ONGs
 Aula de Revisão para a AV 2
GESTÃO SOCIAL
 A gestão das ONGs vai além dos quatro pilares básicos da administração: planejamento, organização, direção e controle.
 Exige-se a capacidade de equacionar todos estes aspectos para a promoção de bem-estar social a partir de ações que propiciem o desenvolvimento econômico e social.
2.4 – NOVAS COMPETÊNCIAS DAS ONGs
 Aula de Revisão para a AV 2
GESTÃO SOCIAL
2.5 – O DESAFIO DA GESTÃO DE RECURSOS
O maior desafio a elas imposto é o da gestão sem recursos, em decorrência do não domínio das receitas para desenvolver projetos e para sua manutenção. 
Elas são (com raras exceções) dependentes de fontes externas, o que as deixa vulneráveis quanto à sua sustentabilidade, exigindo habilidade na captação de recursos.
Na medida em que as ONGs ganham importância, suas necessidades financeiras se ampliam, e os recursos a elas disponibilizados se tornam escassos. E neste contexto, exige-se a sua profissionalização para garantir a boa gestão.
 Aula de Revisão para a AV 2
GESTÃO SOCIAL
3.1 – A FUNDAÇÃO SOS MATA ATLÂNTICA
 Sua missão é recompor a vegetação de Mata Atlântica a partir da restauração de áreas degradadas.
 É uma ONG privada, sem vínculos partidários ou religiosos e sem fins lucrativos. A atuação da S.O.S Mata Atlântica é alertar, informar, educar, mobilizar e capacitar para o exercício da cidadania. 
 Recebe financiamento de diversas e grandes empresas privadas nas mais diferentes áreas de atuação como bancos, indústrias automotivas, alimentícias, de produtos de higiene pessoal, e através de pessoas que se filiam à causa. 
 Aula de Revisão para a AV 2
GESTÃO SOCIAL
3.2 – A FUNDAÇÃO SOS MATA ATLÂNTICA - ESTRUTURA
Instalado em uma antiga fazenda de café, o projeto tem 526 hectares de terras cedidas em comodato por 20 anos à ONG, sendo que 384 são usados para plantio. 
Desde 2008, a parceria já viabilizou a restauração de 392 hectares, dos quais 261 foram na área do próprio Centro
de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica, que foi criada em parceria com o Grupo Schincariol 
Além de cuidar do replantio em áreas degradadas, o Centro atua nas seguintes áreas: Pesquisa e Experimentação Florestal, Formação Profissional, Educação Ambiental e Mobilização e o Projeto “Aprendendo com a Mata Atlântica”.
 Aula de Revisão para a AV 2
GESTÃO SOCIAL
Conteúdo Programático da Aula 9:
Entender que o desenvolvimento social e a qualidade de vida colocados como objetivo, implica ter o social como uma dimensão de todas as nossas atividades.
Compreender a necessidade de conciliar a produtividade da macroempresa com o bem-estar social.
3. Saber como sistemas alternativos podem viabilizar água em pequenas comunidades.
 Aula de Revisão para a AV 2
GESTÃO SOCIAL
 Colocar o desenvolvimento social e a qualidade de vida como objetivo, como finalidade mais ampla da sociedade, tem repercussões profundas, na medida em que o social deixa de ser apenas um setor de atividades, para se tornar uma dimensão de todas as nossas atividades.
1.1 – O SOCIAL COMO DIMENSÃO DE TODAS AS ATIVIDADES
 Aula de Revisão para a AV 2
GESTÃO SOCIAL
1.2 – AS DUAS DIMENSÕES DO QUE SEJA DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL
 Quando um grande produtor de soja nos afirma que é capaz de suprir as nossas necessidades agrícolas em geral, visualiza dezenas de milhares de hectares de plantações numa ponta, e consumidores felizes na outra. 
 Em outra visão, esta opção representa êxodo rural, famílias sem emprego penduradas nas periferias urbanas, gigantescos custos humanos, e enormes custos financeiros em termos de segurança, saúde e outros, além de um fluxo de renda insuficiente para consumir o produto.
 Aula de Revisão para a AV 2
GESTÃO SOCIAL
1.3 – ATIVIDADES ECONÔMICAS E SOCIAIS PODEM ANDAR JUNTAS
 Existe outra opção, que é por exemplo o da criação de cinturões verdes em torno das regiões urbanas. Quem já viajou pela Europa, lembrará dos milhares de pequenas unidades agrícolas em torno das cidades, assegurando abastecimento em produtos hortícolas, promovendo o lazer divertido e produtivo de fim de semana, contribuindo para absorver a mão de obra, abrindo oportunidades de terceira-idade e assim por diante.
 Aula de Revisão para a AV 2
GESTÃO SOCIAL
 Pode-se elencar centenas de opções deste tipo, entre a produtividade da macroempresa e o bem-estar social. Não há dúvida que, na ponta do lápis, mil hectares de tomate permitirão uma produção a custo unitário mais baixo. É a lógica microeconômica. 
2.1 – O TRADE OFF ENTRE A PRODUTIVIDADE DA MACROEMPRESA E O BEM ESTAR SOCIAL
 Aula de Revisão para a AV 2
GESTÃO SOCIAL
 No caso visto, se somarmos os custos do êxodo rural, do desemprego, da criminalidade, da poluição química, dos desequilíbrios políticos gerados pela presença dos megaempreendimentos, não há dúvida que a sociedade como um todo terá uma produtividade menor.
 Em outros termos, a melhor produtividade social não é a que resulta da simples maximização e soma das produtividades microeconômicas.
2.2 – A PRODUTIVIDADE SOCIAL
 Aula de Revisão para a AV 2
GESTÃO SOCIAL
 Os empresários e os seus economistas explicam que jogar os dejetos no rio é mais barato, que os ambientalistas são uns exagerados, que a produtividade e competitividade é mais importante, pois assegura mais empregos, e em última instância mais bem estar via salários. 
2.3 – UM MODELO QUE ESTÁ FICANDO PARA TRÁS (1/2)
 Aula de Revisão para a AV 2
GESTÃO SOCIAL
2.4 – UM MODELO QUE ESTÁ FICANDO PARA TRÁS (2/2)
No entanto, o dinheiro economizado pelas empresas, ao não se equiparem para a proteção do meio ambiente, resulta em rios poluídos. 
Estes por sua vez geram doenças e enormes gastos em saúde curativa, além de perda de lazer e prejuízo de outras atividades como pesca ou turismo. Pagando com os nossos impostos, as prefeituras terão de proceder à recuperação da água poluída, com custos dezenas de vezes superiores ao que teria sido o custo da prevenção. 
O resultado prático é uma sociedade que perde dinheiro, além de perder qualidade de vida.
 Aula de Revisão para a AV 2
GESTÃO SOCIAL
3.1 – SISTEMAS ALTERNATIVOS DE TRATAMENTO DE ÁGUA
 A implantação de sistemas alternativos, diferentes de grandes redes de distribuição de água, tem sido a solução para levar o abastecimento a comunidades pequenas do Brasil, onde 33% da população ainda não têm acesso a água de qualidade, de acordo com estudos do Ministério da Saúde.
 Mais baratos do que os sistemas tradicionais, eles equilibram os custos necessários à operação de grandes redes de canos e tratamento em locais pouco habitados e distantes.
 Aula de Revisão para a AV 2
GESTÃO SOCIAL
3.2 – O MODELO DE AUTOGESTÃO PELA COMUNIDADE (1/2)
Por ser simples de operar, os sistemas possuem uma operação fácil o suficiente para serem mantidos, apenas pelos moradores da comunidade, que depois de capacitados pelos técnicos, podem administrar sua própria água.
 Aula de Revisão para a AV 2
GESTÃO SOCIAL
3.3 – O MODELO DE AUTOGESTÃO PELA COMUNIDADE (2/2)
 A implantação de sistemas alternativos motivou a Funasa a publicar uma cartilha com a experiência do assentamento da reforma agrária de Sepetiaraju, comunidade localizada nos arredores de Ribeirão Preto, em São Paulo. 
 Ali, os moradores aprenderam a construir cisternas para a captação de água da chuva e dispõem de um serviço individualizado de tratamento de esgoto, que aduba o solo e despolui os efluentes próximos.
 Aula de Revisão para a AV 2
GESTÃO SOCIAL
3.4 – FALA O ESPECIALISTA DO BANCO MUNDIAL
Ele diz que: “o envolvimento das comunidades é fundamental para a eficiência do serviço, pois quanto mais você envolver a comunidade, mais ela se compromete com o bem que está sendo entregue e com o serviço que vai ser provido”.
 Aula de Revisão para a AV 2
GESTÃO SOCIAL
Conteúdo Programático da Aula 10:
Entender que foi o esgotamento do modelo do Bem Estar Social, o ponto de partida para o desenvolvimento do Terceiro Setor, no qual as empresas socialmente responsáveis têm uma atuação relevante.
Compreender que quando as ONGs se tornaram parceiras do estado, aumentou a necessidade de sua profissionalização. 
Tomar conhecimento sobre um exemplo prático: a Fundação Ronald MacDonald.
 Aula de Revisão para a AV 2
GESTÃO SOCIAL
 O papel do Estado tem sido repensado. Ao mesmo tempo, verificam-se a crescente participação das empresas privadas no total das riquezas mundiais e o progresso alcançado pela humanidade, que contrastam com a pobreza e a exclusão social. 
 Há também uma conscientização sobre a preservação ambiental, a valorização da ética e a visão das responsabilidades de cada agente. Essas questões, entre outras, colaboraram para a discussão do papel que as organizações privadas têm a desempenhar em assuntos de interesse público.
1.1 – O ESGOTAMENTO DO MODELO DE BEM ESTAR SOCIAL
 Aula de Revisão para a AV 2
GESTÃO SOCIAL
1.2 – O INÍCIO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA
 Junta-se ao dito, a preocupação social por parte das empresas, dando início sob o ponto de vista empresarial, a responsabilidade social corporativa. 
 E grande parte dessas atividades desenvolvidas pelas empresas, está relacionada ao não cumprimento do papel do Estado no atendimento satisfatório às expectativas da população. Entre as causas apontadas está a crise do modelo do Bem-Estar Social (o Welfare State).
 Aula de Revisão para a AV 2
GESTÃO SOCIAL
1.3 – O QUE É O ESTADO DE BEM ESTAR-SOCIAL OU O WELFARE STATE?
 Pode ser entendido, de forma ampla, como a mobilização em larga escala do aparelho do Estado em uma sociedade capitalista, a fim de executar medidas orientadas diretamente ao bem-estar da população. E essas edidas acabaram gerando um déficit sem que as demandas fossem atendidas. 
 Aula de Revisão para a AV 2
GESTÃO SOCIAL
a gestão social surgiu a partir das mudanças econômicas e administrativas ocorridas na
década de 1990. 
 Essas mudanças alteraram o papel das ONGs, deslocando-as da posição basicamente política e de interlocutoras da sociedade, para a de “parceiras do Estado” na execução das políticas públicas. 
 Neste cenário, o caráter político dá lugar ao técnico/burocrático, jurídico, econômico e administrativo, exigindo uma práxis próxima da gestão corporativa e do modelo gerencialista proposto na reforma do Estado, com o desafio da eficiência sem a perda do caráter político. 
2.1 – A GESTÃO SOCIAL E AS ONGs
 Aula de Revisão para a AV 2
GESTÃO SOCIAL
 surge também para atender às novas tendências do mundo contemporâneo, das quais destacam-se a globalização da economia e o avanço tecnológico acelerado e “seus reflexos na sociedade – desigualdade crescente, destruição progressiva do meio ambiente, aumento da concentração de poder e riqueza, elevação da taxa de desemprego e subemprego.
 o grande erro deste velho paradigma foi considerar que problemas sociais emergentes e complexos pudessem ser administrados com soluções tecnológicas, administrativas ou legislativas, e negligenciar uma importante dimensão social, espiritual, ética e ecológica em desenvolvimento na sociedade moderna. 
2.2 – O NOVO PARADIGMA PROPOSTO
 Aula de Revisão para a AV 2
GESTÃO SOCIAL
3.1 – O INSTITUTO RONALD MACDONALD
 Tem como missão: promover a saúde e a qualidade de vida de crianças e adolescentes com câncer.
 No Brasil, o câncer é a 1ª causa de morte por doença na faixa etária de 5 a 19 anos. No entanto, se há 30 anos a chance de cura era de 15%, atualmente passa de 65%, podendo chegar a 85% em alguns casos, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA).
 Fundado em 08.04.1999, o Instituto Ronald McDonald possui foco na luta contra o câncer infanto-juvenil, ação diretamente vinculada à garantia do direito à vida e à dignidade da pessoa humana, e tem como objetivo contribuir para aumentar o índice de cura da doença. 
 Aula de Revisão para a AV 2
GESTÃO SOCIAL
3.2 – MODUS OPERANDI
O Instituto Ronald McDonald identifica as demandas prioritárias no combate ao câncer infanto-juvenil e desenvolve Programas que propiciem o diagnóstico precoce, encaminhamento adequado e tratamento de qualidade para as crianças e adolescentes com câncer do Brasil.
 Os recursos captados pelo Instituto são destinados a manutenção de seus projetos, além de financiar as instituições parceiras e fazer um efetivo acompanhamento, com relatórios técnicos, financeiros e auditorias, visando assegurar transparência e credibilidade aos investidores, bem como aos demais segmentos da sociedade.
 Aula de Revisão para a AV 2
GESTÃO SOCIAL
3.3 – A RELAÇÃO COM O MCDONALD
A Arcos Dourados Brasil, operadora da marca McDonald’s no Brasil, é uma das principais mantenedoras e apoiadores do Instituto Ronald McDonald. 
Não só a empresa e seus funcionários, mas todo o sistema McDonald’s (fornecedores e franqueados) se mobiliza para o apoio ao Instituto por meio de parcerias institucionais.
Na campanha McDia Feliz são cedidos espaços nos restaurantes para divulgação da campanha. Os materiais publicitários do McDia Feliz para TV, jornal e revista, rádio, mobiliário urbano entre outros são cortesia do McDonald's e da agência que atende a empresa.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais