Buscar

INF.GERC, INTEGRADAS MOD 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

INFORM.GEREC.INTEGRADAS
Módulo 1 
Aula 1 → Fundamentos de tecnologia da informação
É importante para qualquer gestor conhecer os recursos tecnológicos que a empresa deve ter para que possa obter ganhos empresariais?
Certamente que sim, pois estes recursos fazem parte do nosso dia a dia.
Como seria o seu dia a dia se não houvesse os recursos tecnológicos disponíveis atualmente? Como seria a sua rotina sem o telefone celular, a internet ou os caixas eletrônicos?
Pensamento semelhante pode ser adotado em relação às empresas. Como elas agiriam se não tivessem acesso à internet? Como os seus funcionários se comunicariam com os clientes e fornecedores?
Atualmente, a comunicação é feita basicamente de forma digital. Os telefones, faxes ou as correspondências escritas em papel estão perdendo espaço, cada vez mais, para as mensagens eletrônicas.
A elaboração de um projeto de infraestrutura de TI deve ter a preocupação com os seus componentes (hardware, software, pessoas etc.), com os serviços e sistemas de informação que serão disponibilizados aos seus clientes e funcionários, além de aspectos relacionados à operação, manutenção e evolução de todos estes componentes. Tudo é representado por um conjunto de ações que devem ser previstas e executadas para que as operações da empresa não possam ser prejudicadas por problemas tecnológicos. 
Os Sistemas de Informações permitem aos gestores a possibilidade de obter as informações necessárias para o sucesso da empresa. Entretanto, este sucesso começa com a correta construção da infraestrutura no que se refere aos componentes necessários, o dimensionamento de cada um deles, e a escolha, dentre as várias alternativas existentes, daquela que melhor se enquadra nos objetivos tecnológicos da empresa.
Os estudos para o projeto de implantação da infraestrutura devem considerar a:
	Capacidade inicial de processamento, armazenamento, número de usuários etc. da empresa.
	Perspectiva de crescimento da empresa em um determinado período de tempo.
Estas informações são necessárias para que os componentes escolhidos e instalados possam atender às demandas inicial e futura de uso, evitando a necessidade de revisões ou substituições em um curto período de tempo. Leis recentes exigem que as empresas guardem suas mensagens de e-mail por cinco anos, além de outros dados por décadas. Isso mostra a necessidade de prever um percentual de crescimento no armazenamento destes e outros dados de uma empresa, e dimensionar corretamente o espaço para armazenar tudo isso, principalmente, porque estudos recentes mostram que os valores dos dispositivos de armazenamento de dados têm ficado cada vez mais baixos.
Infraestrutura de TI é um investimento que deve ser feito para apoiar a empresa na gestão do seu negócio. Ela não deve ser considerada como um custo, pois, sem ela, a empresa pode simplesmente não existir.
Você sabia que, com base em dados de 2013, a cada minuto são enviados 204 milhões de e-mails? Isto mostra a quantidade de pessoas que utilizam a internet e que podem ser consideradas clientes em potencial dos serviços ou produtos que a sua empresa ofertar.
Porém, outro item surge como de grande importância: a segurança. De acordo com uma pesquisa realizada pela fabricante de antivírus Norton, divulgada em setembro de 2011, 80% dos brasileiros já foram vítimas de ataques de hackers na Internet. Este é um exemplo que faz com que o Brasil seja o terceiro país com mais sites vulneráveis ao “Hearthbleed”. Para que você não faça parte desta estatística observe como você a sua empresa devem se proteger no artigo A ameaça do ciberespaço.
Estas notícias mostram o quanto é importante para a empresa manter uma política de segurança dos seus dados. Esta política deve ser feita através de diferentes ações, tais como restrição de acesso, atualização de antivírus etc. Atualmente, os ataques de hackers são feitos através de qualquer equipamento conectado à internet, sejam os servidores de arquivos, estações de trabalho ou dispositivos móveis (celular, tablet etc.), sendo os eletrodomésticos (televisões Smart e até mesmo os refrigeradores) os alvos mais vulneráveis atualmente.
Sempre ouvimos dizer que a tecnologia está em constante evolução. Estas afirmações são baseadas no uso de equipamentos melhores ou mais rápidos ou acessos a serviços que até pouco tempo era inimagináveis, entretanto a evolução é muito mais do que isto. Durante todo este tempo os avanços tecnológicos vem provocando mudanças nas áreas de negócio, entretanto, atualmente vêm ocorrendo um processo inverso, onde os aspectos relacionados às áreas de negócio vêm provocando alterações no comportamento da TI.
AULA 2 → A tecnologia da informação no ambiente empresarial
Apenas a construção da infraestrutura de TI não é suficiente para que uma empresa possa obter competitividade no mercado. A escolha correta de sistemas de informação que apoiem as suas atividades diárias e possibilitem a obtenção de informações estratégicas fazem desses sistemas ferramentas poderosas para se conseguir ganhos perante os concorrentes.
Os sistemas de informações possuem a capacidade de coletar e processar dados para gerar informação. Para tanto, cabe ao gestor definir as informações necessárias com qualidade e alto poder estratégico.
Como exemplo, vamos citar um texto extraído do livro da disciplina: as caixas dos supermercados registram milhões de dados, como o código de barras dos produtos. Se somarmos e analisarmos esses dados, podemos obter informações significativas, como o número total de detergentes vendidos em uma loja ou as vendas por região. (p. 7).
Observe que essas informações, por si só, podem não ter valor. Entretanto, se usadas com sabedoria, fazem com que a gerência de estoque da empresa preveja a capacidade de venda dos produtos em cada loja ou região, organizando melhor o processo de compra e a reposição do estoque. Desta forma, é possível realizar o alinhamento das compras com as vendas e dos recebimentos com os pagamentos, melhorando o fluxo de caixa e otimizando a quantidade de produtos em estoque.
As informações obtidas em um sistema de informações revela a inteligência da empresa, ou seja, todo o seu histórico de operações que, quando analisadas, permitem ao gestor entender o seu funcionamento e projetar o futuro de forma que seja possível manter, e melhorar, o seu nível de atividade.
Se você analisar esses dois textos, vai observar que um sistema de informação é apenas uma ferramenta que apoia o gestor. Ele não “funciona” sozinho, sendo necessária a ação do gestor no processo de avaliação constante dos resultados apresentados. A partir dessas avaliações, propostas de melhorias devem surgir e, após análise, ser implantadas, permitindo desta forma a evolução da empresa. 
	↑
	
	
	Conhecimentos
	
	
	Resultado do processo cognitivo, iniciado por um novo estímulo qualquer. Informação valiosa da mente humana. Inclui reflexão, síntese e contexto. Frequentemente tácito. De difícil estruturação, captura em máquinas e transferência.
	Complexidade
	
	Informações
	
	São dados dotados de relevância e propósito. Requer unidade de análise. Exige consenso em relação ao significado e é necessária a mediação humana.
	
	Dados
	Simples observações sobre o estado do mundo. Facilmente estruturado, obtido por máquina e transferível. Frequentemente quantificado.
A figura acima apresenta as diferenças entre dados, informações e conhecimentos (FANDERUFF e GALL, 2005 apud CADORIN, 2005).
Observe que o conhecimento é obtido por meio da análise e avaliação das informações, ou seja, para que os sistemas de informações cumpram os seus propósitos, é necessário que os gestores possam analisar os resultados obtidos, gerando desta forma o conhecimento necessário para a tomada de decisão.
Quais as informações que devem ser extraídas de um SI para apoiar as tomadas de decisão de uma empresa? Quais os SIs que melhor se adaptam às características de negócio da empresa? Será que existe o melhor SI ou o que melhor
se adapta a uma empresa?
Não existe uma resposta padrão para esses questionamentos. Cada empresa tem as suas características, os seus processos e a sua cultura. Estes itens devem ser considerados na escolha de um Sistema de Informação e na definição das informações que deseja obter. Não só os recursos disponíveis em um Sistema de Informação devem ser avaliados, mas também a sua capacidade de adaptação às necessidades específicas da empresa.
AULA 3 → Introdução aos sistemas integrados de gestão
Uma empresa possui apenas um sistema de informação gerencial? Qual a proposta e o objetivo que você imagina para esse sistema?
Não, uma empresa não possui apenas um sistema de informação. Ela possui diferentes tipos de sistemas de informação com diferentes objetivos que atendem a uma ou mais áreas de gestão da empresa ou faz a interação com parceiros externos.
As empresas possuem diferentes sistemas de informação que trabalham com objetivos específicos, voltados para uma determinada área, chamados de sistemas especialistas ou sistemas de processamento transacional, ou utilizam sistemas que integram diferentes áreas, internas ou externas.
Por exemplo, temos os Sistemas de Informações Gerenciais, os Sistemas de Apoio à Decisão, os Sistemas de Apoio ao Executivo e os Sistemas Integrados que interligam as diversas áreas da empresa gerando informações gerenciais voltadas para ações externas (clientes, fornecedores etc.).
Todos esses sistemas devem atuar de forma que as ações ocorram de forma automática a partir de um único processo de entrada de dados. Esse processo deve ser feito de forma rotineira, ou seja, atendendo às tarefas operacionais da empresa.
Esta situação faz com que toda a “engrenagem de produção”, chamada empresa, gire sem grandes sacrifícios operacionais, com os dados fornecidos em um sistema produzindo resultados que servem como dados de entrada para outros sistemas.
A partir da integração, esses sistemas passam a ter objetivos específicos, não apenas na questão operacional, mas também nas questões gerencial e estratégica.
Agora, vamos analisar a imagem abaixo: 
Os Sistemas Integrados (ERP), Sistemas de Gestão do Relacionamento com o Cliente (CRM), Sistemas de Gestão de Cadeia de Suprimento (SCM) e Sistemas de Gestão do Conhecimento (SGC) formam os Aplicativos Integrados, com base em um conjunto de sistemas específicos voltados para as diversas áreas da empresa e operados pelo nível operacional. Estes sistemas representam os Sistemas de Processamento de Transações (SPT). Eles monitoram as atividades diárias com o objetivo de controlar a sua rotina e controlar o fluxo de transações realizadas por um ou mais setores. Os dados produzidos por esses sistemas geram informações para os demais tipos de sistemas.
Os Sistemas de Informações Gerenciais (SIG) atuam na gestão intermediária da empresa, com os gestores de nível tático ou médio, obtendo informações produzidas pelos Aplicativos Integrados, gerando relatórios que apoiam o processo de tomada de decisão de rotinas previamente definidas, conhecidas como decisões estruturadas.
Os Sistemas de Apoio à Decisão (SAD) também atuam na gestão intermediária da empresa e possuem características semelhantes aos SIG. Entretanto, eles apoiam o processo de tomada de decisão agregando avaliações interpretativas, combinadas com decisões padronizadas. Este tipo de decisão é conhecido como semiestruturado.
Os Sistemas de Apoio ao Executivo (SAE) atuam na gestão sênior da empresa, também conhecida como gestão estratégica. Eles utilizam as informações geradas pelos SIGs, SADs e as coletadas em bases de dados externas. As decisões tomadas exigem bom senso e capacidade de avaliação, e são identificadas como decisões não estruturadas.
A tabela abaixo resume as principais diferenças entre os tipos de Sistemas de Informação apresentados.
	Tipo de Sistema
	Nível de gerencia
	Origem dos dados
	Tipo de decisão
	SPT (Sistemas Integrados)
	Operacional
	Gerados nas tarefas diárias da empresa
	Operacional
	SIG
	Média
	SPT
	Estruturada
	SAD
	Média
	SPT, SIG e externa
	Semiestruturada
	SAE
	Sênior
	SIG, SAD e externa
	Não estruturada
Você deve ter observado, ao ler esse artigo, que os Sistemas de Informação do tipo Transacional (com características operacionais), tais como Sistemas de Recursos Humanos, Financeiros etc., foram especificados. Entretanto, outros tipos de sistemas de informação foram apenas apresentados, como os Gerenciais, Apoio à Decisão ou Apoio Executivo. Estes sistemas, utilizados pelos diferentes níveis gerenciais da empresa, possuem a capacidade de gerar informações com foco no nível gerencial específico, sem que haja necessidade dos Aplicativos Integrados, ou seja, é importante para a empresa que as informações sejam confiáveis e otimizadas, independentemente do fato de ela utilizar, ou não, os Aplicativos Integrados. Mas, com eles, tudo fica mais fácil.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais