Buscar

Administração de Recursos Humanos aula 6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Administração de Recursos Humanos – Aula 6
Treinamento e Desenvolvimento
- Educação 
Definição: É toda influência que o ser humano recebe do ambiente social, durante toda a sua existência, no sentido de adaptar-se às normas e os valores sociais vigentes. Pode ser: Institucionalizada, organizada e sistemática (escolas, igrejas); Assistemática, escola da ‘vida’ (no lar, nos grupos sociais, nas ruas)
- Tipos de educação:
. Educação Religiosa
. Educação Física
. Educação Moral
. Educação Profissional (vida profissional)
- Treinamento; prepara para uma tarefa ou cargo, dado pelas próprias empresas e empresas especializadas, institucionalizadas ou não, sistemáticos ou não, objetivos imediatos e mais restritos.
- Desenvolvimento Profissional; Prepara uma carreira, objetivos mais longos.
- Formação Profissional; Prepara para uma profissão, objetivos mais amplos e mediatos, realizada nas escolas e nas empresas.
- Métodos de Treinamento: Demonstração, expositivo, coaching, estágio, estudo de caso, etc.
- Etapas do Treinamento e Desenvolvimento 
1- Levantamento das necessidades de treinamentos: 
Visa identificar as necessidades dos funcionários, em termos de conhecimentos , habilidades e atitudes, que possam melhorar suas performances. Tipos de necessidades: capacitar para o trabalho, atualizar, aperfeiçoar, preparar para um trabalho futuro. Suas fontes podem ser: objetivos e planos da empresa, avaliação do desempenho, problemas nos setores da empresa.
2- Programação dos Treinamentos
Realiza o planejamento físico e orçamentário de todos os programas de T & D que serão realizados em um determinado período, para que sejam supridas as necessidades previamente identificadas. Apresenta todos os programas a serem realizados, indica quem vai participar de cada programa, onde serão realizados, quando aconteceram, apresentam custos, etc.
3- Execução dos Treinamentos
Realiza-se e acompanha-se os programas planejados. Ocorre a seleção dos treinamentos internos e externos, escolha de entidades de T & D, organização dos treinamentos internos, etc.
4- Avaliação 
Avalia-se os programas realizados, realizam-se ajustes necessários nos programas internos e verifica-se a competência das entidades executoras dos eventos.
- Classificação dos métodos de treinamento:
- Métodos de ensino em grupo
- Métodos de ensino individualizados
- Métodos de ensino coletivo
- Efeito Multiplicador
É a transferência dos conhecimentos recebidos pelos participantes dos treinamentos, para outros funcionários da empresa. É uma forma de compartilhar conhecimentos e reduzir custos de treinamento.
A transferência de conhecimentos normalmente é feita por meio de realização de Palestras, reuniões ou apresentações de relatórios das atividades realizadas.
Seus objetivos contam em: compartilhar conhecimentos e reduzir custos de treinamento.
Tipos de treinamentos aplicados: Treinamento introdutório, operacional, administrativo, de chefias, Treinamento x Educação Corporativa.

Outros materiais

Outros materiais