Buscar

AULA 2 Rede BÁSICO editado

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

REDE DE COMPUTADORES 1- BÁSICO
Prof.MSc.Alexsander
Rede de computadores é uma estrutura física e lógica que permite que diversos computadores possam se comunicar entre si. 
Essa estrutura pode ser montada em um pequeno espaço ou em áreas fisicamente amplas.
REDE DE COMPUTADORES
Módulo IV – Rede, Internet e E-mail
2
TIPO DE REDES (FUNCIONAMENTO)
Módulo IV – Rede, Internet e E-mail
- PONTO A PONTO
CLIENTE/SERVIDOR
(Principal tipo de rede 
utilizado na Internet)
Todos os computadores são igualmente importantes. 
Todos pedem e todos fornecem dados. 
3
LAN (Local Area Network) – Também chamada de Redes Locais, são o tipo de redes mais comuns uma vez que permitem interligar computadores, servidores e outros equipamentos de rede, numa área geográfica limitada (ex. Salas de Aula, Residências, Praças de Alimentação, etc).
• MAN (Metropolitan Area Network – Rede Metropo-litana): normalmente é uma rede que tem a extensão de uma cidade, algumas quadras, um campus de uma universidade (alguns quilômetros).
• WAN (Wide Area Network – Rede Extensa): são redes que não apresentam limites geográficos de extensão. Essas redes são, normalmente, junções de redes locais e/ou redes metropolitanas.
RAN (Regional Area Network) é uma rede de uma região geográfica específica. Caracterizadas pelas conexões de alta velocidade utilizando cabo de fibra óptica, RANs são maiores que as redes LAN e MAN, mas são menores que as Redes WAN. Num sentido mais restrito as Redes RANs são consideradas uma sub-classe de redes MAN.
PAN (Personal Area Network) – Também é designada como redes de área pessoal, é o tipo de rede onde é utilizada tecnologias de rede sem fios para interligar os mais variados dispositivos (ex. computadores, smartphones, tablets etc) em uma área muito reduzida.
O que é WLAN (Wireless Local Area Network) 
"Rede Local Sem Fios". É uma rede local que usa ondas de rádio para transmissão de dados e para conexão à Internet, sem necessidade de usar os tradicionais cabos para conectar dispositivos.
Uma das tecnologias usadas pela WLAN é o padrão de transmissão Wi-Fi (Wireless Fidelity), que permite a ligação de computadores portáteis, celulares, PDA, etc., que não estejam muito distantes do ponto de acesso.
WMAN (Wireless Metropolitan Area Network) 
Muito similar a Redes MAN, mas esta não possui fios. Foi atribuído a este padrão, o nome WiMAX  (Worldwide Interoperability for Microwave Access) onde oferece conectividade para uso doméstico, empresarial e em hotspots através de um único ponto linear.
Rede de longa distância sem-fio é uma tecnologia que as operadoras de celulares utilizam para criar a sua rede de transmissão. (Ex. CDMA, GSM, HSPA, etc).
WWAN (Wireless Wide Area Network)  
Resumindo…
As redes de comunicação ou simplesmente Redes de computadores são nos dia de hoje, infra-estruturas essenciais para nossa comunicação, investigação, desenvolvimento, compartilhamento e vida quotidiana. As pessoas cada vez mais dependem das mesmas para o desenvolvimento das mais diversas atividades profissionais ou compartilhamento e lazer.
PLACA DE REDE: presente em cada micro, permite que o micro se ligue à estrutura da rede com ou sem fio. Tem endereço único e imutável, chamado endereço MAC ou endereço físico.
EQUIPAMENTOS
Módulo IV – Rede, Internet e E-mail
HUB: equipamento que permite a ligação física de cabos provenientes de vários micros. O hub é, portanto, o centro físico de uma rede estrela. O Hub recebe sinais elétricos e os transmite a todas as portas.
SWITCH: Hub inteligente, tem capacidade de enviar as informações apenas aos envolvidos na tramissão.
ROTEADOR: equipamento que interliga diferentes redes de computadores, funcionando como uma espécie de “alfândega” da rede. 
13
MEIOS DE TRANSMISSÃO
Módulo IV – Rede, Internet e E-mail
REDES COM FIO: Os equipamentos são ligados por cabo (Coaxial / Par-Trançado / Fibra Otica) com a presença do concentrador
REDES COM FIO(CROSS-OVER): Também conhecido como cabo cruzado, é um cabo de rede par trançado que permite a ligação de 2 (dois) computadores pelas respectivas placas de redes sem a necessidade de um concentrador (Hub ou Switch), 2(dois) Hubs ou a ligação de modems
BLUETOOTH: É uma especificação industrial para equipamentos wireless de curto alcance
WI-FI: . O padrão mais usado é o Wi-Fi (Wireless Fidelity) Ad-hoc ou infra-estrutura esta apresenta um concentrador de Sinal é o Access Point(AP)
14
Topologia nada mais é do que descrever a forma como os computadores estão ligados entre si. As principais topologias são:
Estrela
Barramento
Anel
TOPOLOGIA
Módulo IV – Rede, Internet e E-mail
15
INFORMÁTICA PARA CONCURSOS
FIM DO MÓDULO IV
PRÓXIMO ENCONTRO:
Módulo V – Segurança da Informação
16

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes