Buscar

Introdução a Engenharia Civil 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Introdução a Engenharia Civil
Professor Me.
Daniel Martins
Áreas de atuação
1. Construção civil: Trabalha principalmente com os materiais de construção e processos construtivos, aplicando-os em obras e procurando o desenvolvimento das mesmas para melhor atender o mercado.
Áreas de atuação
2. Materiais de Construção:  Busca basicamente estudar as características dos materiais utilizados na construção civil e a racionalização de suas aplicações, além de procurar buscar novas tecnologias que atendem melhor o mercado e otimizando a construção.
Áreas de atuação
3. Cálculo estrutural: Esse engenheiro trabalha geralmente em escritório e aliado ao engenheiro de construção civil, buscando realizar cálculos que atinjam os requisitos de resistência dos materiais, teoria das estruturas, estruturas de concreto armado e pretendido, estruturas metálicas, estruturas de madeira e pontes, buscando sempre a segurança da estrutura. Existem especializações nessa área, com linhas de pesquisa no contexto do comportamento dos materiais empregados e dos sistemas estruturais, formulando modelos constitutivos para o concreto e outros materiais.
Áreas de atuação
4. Geotecnia: O engenheiro geotécnico trabalha com a mecânica dos solos, com a interferência de obras de infra-estrutura de qualquer natureza, ou seja, escavações, obras de fundações, movimentações de terras, barragens de terra, estabilidade de taludes, sistemas de informação geográfica e etc.
Áreas de atuação
5. Saneamento: busca explorar o uso da água, dos projetos e das obras de saneamento básico e de saneamento geral (água, esgoto, resíduos e drenagem), tais como sistemas de abastecimento de água, de esgotos sanitários, do gerenciamento do lixo urbano e dos seus sistemas de tratamento, além do uso de água para saúde pública, controle e remediação ambiental, gestão ambiental e licenciamento ambiental.
Áreas de atuação
6. Ambiental (Especialização): O Engenharia Ambiental, tem função social e de contribuir para a redução dos efeitos adversos das atividades produtivas nos meios físicos e biológicos, buscando implantar modelos de desenvolvimento econômico, tanto na prevenção, quanto na minimização dos impactos que a atividade humana provoca no meio ambiente, estudando a caracterização ambiental, a análise de suscetibilidades e vocações naturais do ambiente, elaboração de estudos de impactos ambientais, proposição, implementação e monitoramento de medidas mitigadoras ou de ações ambientais, tanto na área urbana quanto na rural.
Áreas de atuação
7. Hidráulica:  aplica os princípios da mecânica dos fluidos buscando envolver planejamento, projeto e construção de obras de aproveitamento hídrico, abrangendo tanto os sistemas urbanos (esgotos, drenagem, abastecimento d’água, irrigação), industriais e prediais, quanto à irrigação, o controle de enchentes e os aproveitamentos hidro-energéticos, obras portuárias, de barragens e de hidrovias.
Áreas de atuação
8. Estradas e transportes: O engenheiro de estradas e transportes busca a construção, manutenção, traçado de estradas, pavimentos de rodovias, planejamento de sistemas de transportes, gestão e operação de redes rodoferroviárias, portos, aeroportos, além de logística, como o estudo do tráfego com vistas a otimização da capacidade de tráfego, visando reduzir congestionamentos.
Áreas de atuação
9. Produção (Especialização): Esse engenheiro dá ênfase aos procedimentos de fabricação industrial, aos métodos e sequências de produção industrial, aos métodos e sequências de produção industrial em geral e ao produto industrializado, seus serviços afins e correlatos, além de dirige-se tanto para a capacitação em projetos e execução como para o aumento da produtividade e da qualidade dos produtos e serviços gerados no processo de seu desdobramento.
Áreas de atuação
10. Segurança do Trabalho: Área de extrema importância, o Engenheiro de Segurança do Trabalho tem a responsabilidade de zelar pela saúde e pela integridade física do trabalhador, reduzindo ou eliminando o risco de acidentes no ambiente de trabalho, elaborando, administrando e fiscalizando planos de prevenção de acidentes ambientais através de atividades referentes à proteção, segurança e higiene do trabalhador, a segurança dos locais de trabalho, das instalações e dos equipamentos, controle de riscos e da poluição, equipamentos de proteção e combate a incêndios, controle e eliminação de agentes agressivos ao meio ambiente e ao trabalhador (calor, ruído, poluentes, radiações, agentes químicos e biológicos) equipamentos de proteção individual (EPI´s) e coletiva (EPC´s), treinamento e conscientização do trabalhador para os assuntos de segurança, entre outras atribuições. Ele também orienta a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) das companhias.
História da Engenharia Civil
A história da engenharia civil pode ser analisada desde 4000 a.C. quando o único meio de construção era o trabalho humano, sem qualquer equipamento
adequado e tecnológico. 
Pode ser apropriado assumir que a ciência da engenharia civil tenha verdadeiramente iniciado entre 4000 e 2000 a.C. no Egito, quando o transporte ganhou tal importância que levou ao desenvolvimento da roda.
História da Engenharia Civil
Tais tarefas eram realizadas através da mão de obra, uma vez que não existia máquinas para tais fins. Portanto, obras de engenharia civil era realizado com a utilização de um grande número de trabalhadores.
De acordo com os historiadores, as pirâmides foram construídas no Egito durante 2800-2400 aC e pode ser considerado como o primeiro grande estrutura de construção
História da Engenharia Civil
O Farol de Alexandria, as Pirâmides do Egipto, os Jardins Suspensos da Babilônia, a Acrópole de Atenas, o Partenon, os antigos aquedutos romanos, a Via Ápia, o Coliseu de Roma, Teotihuacán e as cidades e pirâmides dos antigos Maias, Incas e Astecas, a Grande Muralha da China, entre muitas outras obras, mantêm-se como um testamento do engenho e habilidade dos antigos engenheiros militares e civis.
O primeiro engenheiro civil conhecido pelo nome foi Imhotep. Como um dos funcionários do faraó Djoser, Imhotep provavelmente projetou e supervisionou a construção da Pirâmide de Djoser, uma pirâmide de degraus em Saqqara, por volta de 2630 a.C.-2611 a.C.. Este poderá também ter sido o responsável pelo primeiro uso da coluna na arquitetura.
História da Engenharia Civil
William John Macquorn Rankine desenvolveu as técnicas da área da mecânica dos sólidos com a teoria dos empuxos em terrenos maciços, apresentado em 1857, com algumas observações diferentes da teoria de Coulomb. Esta teoria é aplicada atualmente com o empuxo de solo que teriam esforços sísmicos, para os cálculos de resistência ao cisalhamento e em observações que requer uma instalação cuja provoque uma tração e compressão. Também trabalhou no desenvolvimento da técnica dos muros de contenção e na edificação de portos, ferrovias, sistemas de fluviais e hidráulicos. 
André Pinto Rebouças, o grande engenheiro do Império, foi o primeiro negro brasileiro a se formar em Engenharia e chegar a professor catedrático. As obras que André realizou como engenheiro estavam ligadas ao abastecimento de água na cidade do Rio de Janeiro, às docas dom Pedro II e à construção das docas da Alfândega.
História da Engenharia Civil
No passado não havia grande diferença entre os termos de engenharia civil e arquitetura, foi no século 18 que o termo “Engenharia Civil” foi usado pela primeira vez. A demanda de profissionais especializados logo demandou o surgimento de centros de ensino voltados para a engenharia. O primeiro deles foi a École Polytechnique em Paris, criada no ano de 1794, logo depois sociedades de engenharia civil foram formadas nos Estados Unidos e em outros países europeus durante os século 19. A partir daí o número de universidades do mundo que incluem engenharia civil têm tido um grande aumento, e desde então a evolução tecnológica do ramo tem sido fundamental.
O ensino da engenharia
no Brasil tem origem em 1699, altura em que o rei D. Pedro II de Portugal ordena a criação aulas de fortificação em vários pontos do Ultramar Português, para não estarem tão dependentes de engenheiros vindos do Reino. Em território brasileiro, seriam criadas destas aulas no Rio de Janeiro, em Salvador da Baía e no Recife. No entanto, a mais antiga escola a ministrar cursos de engenharia segundo os moldes modernos foi a Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho, fundada em 1792 no Rio de Janeiro pela rainha D. Maria I de Portugal, segundo o modelo da academia com o mesmo nome existente em Lisboa.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais