Buscar

3 EMBARGOS DE DECLARAÇÃO,

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 10ª REGIÃO
PROCESSO N°
Embargante, já qualificado nos autos da Reclamação Trabalhista que moveu em face de embargada, por meio de seu advogado, vem, respeitosamente perante Vossa Excelência, opor os presentes
EMBARGOS DE DECLARAÇÃO,
com base no artigo 897-A da Consolidação das Leis do trabalho (CLT), conforme as razões de fato e de direito a seguir aduzidas.
DOS FATOS 
 Em ação processada na cidade de Palmas-TO, foi negado seguimento do Recurso Ordinário interposto pelo Reclamante, ensejando a apresentação de recurso de Agravo de Instrumento no dia 11 de setembro de 2017, três dias após o prazo para a interposição deste recurso, 08 de setembro, tendo em vista corresponder, este dia, uma sexta feira e feriado estadual. 
Ao julgar o Agravo de Instrumento, o Tribunal Regional do Trabalho dele não conheceu, considerando-o intempestivo, porquanto não recordou, por lapso, da existência do feriado estadual no dia 08 de setembro.
DOS FUNDAMENTOS
 DOS REQUISITOS DE ADMISSIBILIDADE.
Os presentes Embargos de Declaração foram opostos por parte legítima, capaz, processualmente interessada e regularmente representada. Trata-se de ato recorrível, com oposição da medida adequada, dentro do quinquídio legal. 
Informa que o preparo deixou de ser efetuado ante a sua inexigibilidade para o procedimento em tela.
Assim, considerando a presença de todos os requisitos de admissibilidade exigidos, o conhecimento dos presentes embargos é medida que se impõe. 
DO DIREITO 
O recurso ora interposto encontrava-se tempestivo uma vez que o art. 224, § 1º, do Código de Processo Civil, determina a prorrogação do prazo, caso o vencimento do ato processual recaia em dia em que haja indisponibilidade da comunicação eletrônica, como é o caso dos feriados. 
É de grande importância salientar que o art. 897-A da CLT, preceitua que tal desacerto constitui uma análise manifestamente equivocada dos pressupostos extrínsecos do recurso, possibilitando o efeito modificativo da sentença, permitindo assim ao ilustríssimo Magistrado a correção no que diz respeito a contagem do prazo recursal, dando assim, conhecimento a tempestividade do Agravo de Instrumento ora ensejado. 
 
DO PEDIDO 
Diante do exposto, requer o Embargante se digne Vossa Excelência a acolher os presentes Embargos de Declaração, com efeito modificativo da decisão, para que o erro na análise da tempestividade sobre a contagem do prazo recursal seja corrigido e o Agravo de Instrumento seja conhecido, uma vez que houve manifesto equívoco no exame dos pressupostos extrínsecos do recurso.
Requer ainda, a notificação da parte contraria para oferecer resposta no prazo legal, tendo em vista o efeito modificativo do presente embargo. 
 Termos em que 
 Pede deferimento 
Local, data
Advogado
OAB/UF

Outros materiais

Perguntas Recentes