Buscar

Exercício de biosseguranças

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1.
		A Biotecnologia, que é o conjunto de conhecimento que se utiliza de agente biológico para realização de atividades com a finalidade de obtenção de bens ou para assegurar determinados serviços. Engloba diversas áreas, além das relacionadas especificamente aos assuntos médicos, dentre elas: I) Apenas as ciências básicas podem ser anexadas, pois apesar de não ser relacionadas aos assuntos médicos, relacionam-se aos meios de combater e exterminar determinados vetores. II) As ciências aplicadas, que compreendem, somente, os campos da Genética e da Embriologia. III) As ciências tecnológicas, que comportam os campos da robótica, informática, engenharia genética, dentre outros. Baseado nas afirmações acima assinale a alternativa correta.
		
	
	
	
	
	Somente a afirmativa I está correta.
	
	
	Somente a afirmativa II está correta.
	
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	
	Somente as afirmativas II e III estão corretas.
	
	 
	Somente a afirmativa III está correta.
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		O conhecimento do aspecto legal se faz necessário em diversos momentos da atuação profissional. Neste contexto, assinale a opção de resposta correta após analisar as definições conceituais. 1- A Lei significa regra e norma. 2-Entende-se como Portaria um documento que contém as devidas instruções da forma em que as leis, os regulamentos e as normas serão executados. 3- Decreto é uma ordem oriunda de uma autoridade que determina o cumprimento de uma resolução.
		
	
	
	
	
	Apenas a definição 1 está correta
	
	
	Apenas as definições 1 e 2 estão corretas
	
	
	Apenas a definição 3 está correta
	
	 
	As definições 1, 2 e 3 estão corretas
	
	
	Apenas a definição 2 está correta
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		A gestão dos procedimentos de segurança no ambiente de trabalho, contendo as responsabilidades claramente definidas aos envolvidos, do chefe ao funcionário, com o intuito de minimizar riscos no ambiente é denominada:
		
	
	
	
	
	Boas práticas hospitalares.
	
	
	Segurança Ambiental.
	
	 
	Biosseguridade
	
	
	Biossegurança.
	
	
	Segurança do trabalho.
	
	
	
		4.
		Uma portaria, sob os aspectos legais, trata-se de...
		
	
	
	
	
	Um conjunto de normas e leis que delimitam os direitos da sociedade durante seus respectivos julgamentos.
	
	
	Um local onde se encontram as leis e penalidades que devem ser executados pelo poder legislativo.
	
	
	Uma comissão parlamentar que define as leis da população, através de votação apenas de seus constituintes.
	
	 
	Um documento que contém as devidas instruções da forma em que as leis, regulamentos, normas (ou assuntos relacionados) serão executados.
	
	
	Um setor judiciário onde as leis, normas e decretos são sancionados e, após este feito, são colocados em prática.
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		Qual o conceito se encontra corretamente descrito:
		
	
	
	
	
	Ciências Tecnológicas envolve a gestão dos procedimentos de segurança no ambiente de trabalho.
	
	
	A Biosseguridade é composta por robótica, informática, engenharia genética, entre outros.
	
	
	Ciências Aplicadas comportam os campos da microbiologia, biologia molecular e celular, genética, embriologia, entre outros.
	
	
	Ciências Básicas abrangem as áreas das técnicas químicas, bioquímicas e imunológicas.
	
	 
	Biotecnologia É o conjunto de conhecimento que se utiliza de agente biológico para a realização de atividades com a finalidade de obtenção de bens ou para assegurar determinados serviços.
	
	
	
		6.
		As ações de Vigilância Sanitária são medidas adotadas pelos órgãos responsáveis e podem ser divididas em baixa, média e alta complexidade, são exemplos, respectivamente:
		
	
	
	
	
	Vigilância sanitária de ambientes com alto risco de contaminação (áreas críticas), como os que utilizam radiação ionizante, banco de órgãos e tecidos e hemodiálise; Cadastramento, licenciamento e fiscalização de estabelecimentos de diversos serviços; Fiscalização das condições sanitárias de múltiplos parâmetros, dentre eles, água, esgoto, piscinas, criadouro de animais e disposição de resíduos.
	
	
	Aprovação, liberação, licenciamento e fiscalização de estabelecimentos hospitalares de caráter de urgência e emergência, como hospitais, pronto socorro e laboratórios; Cadastramento, licenciamento e fiscalização de diversos departamentos, dentre eles (o que mais se associa com nosso interesse), os serviços de saúde, com exceção aos que empregam radiação ionizante; Mapeamento de todos os estabelecimentos possíveis para a realização da investigação.
	
	 
	Orientação técnico-administrativa em geral, por meio de informações legais sobre o assunto; Cadastramento, licenciamento e fiscalização de diversos departamentos, dentre eles (o que mais se associa com nosso interesse), os serviços de saúde, com exceção aos que empregam radiação ionizante; Aprovação, liberação, licenciamento e fiscalização de estabelecimentos hospitalares de caráter de urgência e emergência, como hospitais, pronto socorro e laboratórios.
	
	
	Supervisão de liberação de medicamentos de receitas controladas, bem como o respectivo registro destes produtos; Mapeamento de todos os estabelecimentos possíveis para a realização da investigação; Investigação de surtos de infecção alimentar.
	
	 
	Orientação técnico-administrativa em geral, por meio de informações legais sobre o assunto; Supervisão de liberação de medicamentos de receitas controladas, bem como o respectivo registro destes produtos; Vigilância sanitária de ambientes com alto risco de contaminação (áreas críticas), como os que utilizam radiação ionizante, banco de órgãos e tecidos e hemodiálise.

Outros materiais