Buscar

As cotas sociais nas universidades são realmente necessárias para capacitar as minorias ou seria uma forma de propagar o preconceito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

As cotas sociais nas universidades são realmente necessárias para capacitar as minorias ou seria uma forma de propagar o preconceito? Se todos lutam pela igualdade, quais os motivos que levam a minoria a ganhar alguns privilégios? Seriam realmente privilégios ou uma necessidade para inserir pessoas que são desprivilegiadas socialmente no mercado de trabalho? 
Evidentemente esse é um debate polêmico e que difere opiniões divergentes entre estudantes, professores e especialistas. Parte do grupo acredita friamente que o sistema de cotas ocasiona segregação racial e social por toda a sociedade, já que todos lutam pela igualdade, todos devem ser tratados de forma igualitária. Porém o outro lado da moeda indica que é impossível todos serem tratados de forma igualitária em uma sociedade preconceituosa como o Brasil. 
Uma pesquisa revelada pelo IBOPE, ouvida por duas mil pessoas de todo o pais, indica que os brasileiros não se consideram uma sociedade preconceituosa, entretanto, cometem atos de intolerância sem perceber. Estatísticas indicam que sete em cada dez brasileiros já fizeram comentários preconceituosos, entre esses noventa e sete por cento desses indicativos revelam intolerância racial. 
Notoriamente esses dados revelam que não é um privilegio e sim algo necessário para a inserção de pessoas “inferiores” socialmente, já que está enraizada na sociedade brasileira uma injustiça racial e social eterna que ainda não foi superada. 
Leandro Karnal grande historiador brasileiro da atualidade, em uma de suas entrevistas, realiza um comentário relevante ao afirmar que é favorável ao assunto, dizendo que se os problemas raciais tivessem sidos encerrados no domingo do dia treze de maio de mil oitocentos e oitenta e oito, ele teria outra posição, mas como isso não aconteceu ele permanece intacto na sua afirmação. Ademais, como excelente professor em grandes Universidades Públicas, analisa que um estudante de escola publica e de classe social baixa é desprivilegiado no campo educacional, logo não pode ser tratado de forma igualitária com concorrentes de escolas particulares e de classes sociais superiores. 
 A finalidade das cotas sociais é proteger aqueles que mesmo em uma sociedade com democracia tem uma serie de prejuízos no dia a dia no campo educacional e econômico. Erradica-las estaria dificultando o acesso das minorias ao estudo, o que já é relevante ao ver o numero de estudantes negros e pobres comparados aos brancos e ricos nas universidades, a diferença é exacerbante. Inexoravelmente elas são importantes e precisam continuar para que o equilíbrio social no mercado de trabalho aconteça. A única forma de acabar com as cotas é realizar campanhas e movimentos contra a intolerância, aqueles que estão incomodados devem batalhar e ajudar as minorias na luta contra o preconceito. Erradicada as diferenças, as cotas não serão mais necessárias.

Outros materiais