Buscar

Direito penal (resposta)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201703054707)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A abolitio crimims, também chamada novatio legis, faz cessar:
		
	 
	a execução da pena e também os efeitos secundários da sentença condenatória.
	
	somente a execução da pena.
	
	a execução da pena em relação ao autor do crime. Entretanto, tratando-se de beneficio pessoal, não se estende aos coautores do delito.
	
	os efeitos secundários da sentença condenatória, mas não a sua execução.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201703264096)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	I - Em nome do princípio da retroatividade da lei penal mais benéfica, a abolitio criminis e a lex mitior alcançam todos os fatos delitivos anteriores à sua entrada em vigor, inclusive aqueles previstos em legislação penal temporária ou excepcional. II - A lei penal brasileira é aplicável aos crimes cometidos a bordo de embarcações e aeronaves estrangeiras de propriedade privada que estejam localizadas no mar territorial ou sobrevoando o espaço aéreo brasileiro, sendo também consideradas como extensão do território nacional as embarcações e aeronaves brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, localizadas em mar territorial ou no espaço aéreo de outro país, desde que estejam a serviço do governo brasileiro. III - Segundo dispõe o princípio da consunção, quando a concretização da prática de um crime depende direta e necessariamente da prática de uma conduta delitiva antecedente, o juiz, no momento da sentença, deve afastar o reconhecimento do concurso de infrações, aplicando ao réu apenas a pena do crime mais grave. Quais estão corretas?
		
	
	Apenas II e III.
	 
	Apenas II.
	
	Apenas I e II.
	
	Apenas III.
	
	Apenas I.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201703123182)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Segundo a classificação dos crimes quanto à autoria e ao resultado é possível classificar o crime de omissão de socorro previsto no art. 135 do CP como: (Art. 135 - Deixar de prestar assistência, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à criança abandonada ou extraviada, ou à pessoa inválida ou ferida, ao desamparo ou em grave e iminente perigo; ou não pedir, nesses casos, o socorro da autoridade pública: Pena - detenção, de um a seis meses, ou multa.)
		
	
	próprio e formal
	 
	comum e de mera conduta
	 
	próprio e material
	
	mão própria e formal
	
	comum e material
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201702388627)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	136º EXAME DE ORDEM SP CESPE/UNB Ainda de acordo com o que dispõe o CP, assinale a opção correta.
		
	 
	A lei excepcional ou temporária, embora tenha decorrido o período de sua duração ou cessadas as circunstâncias que a determinaram, aplica-se ao fato praticado durante a sua vigência.
	
	Considera-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a ação ou omissão, no todo ou em parte, bem como onde se produziu o resultado, sendo irrelevante o local onde deveria produzir-se o resultado.
	
	Ninguém pode ser punido por fato que lei posterior deixa de considerar crime, cessando em virtude dela a execução e os efeitos penais e civis da sentença condenatória.
	
	Considera-se praticado o crime no momento da produção do resultado.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201702385416)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Abílio praticou o crime de homicídio qualificado contra Joça em 26 de julho de 1990. Em 25 de julho 1990 entrou em vigor a Lei de Crimes Hediondos, Lei n.8072/1190, trazendo em seu texto legal uma série de normas mais severas no que concerne aos direitos e garantias individuais do autor da conduta descrita como hedionda. Em março de 1993, em razão de pressão popular, os delitos de homicídio simples praticado em atividade típica de grupo de extermínio e homicídio qualificado passaram a constar no rol dos crimes hediondos, previstos no art.1º, da referida lei. Sendo certo que, do fato, Abílio restou condenado em abril de 1993, tendo o magistrado, ao proferir a sentença, aplicado os institutos repressores previstos na Lei de Crimes Hediondos, a partir dos estudos realizados sobre o conflito de leis penais no tempo e seus princípios norteadores, assinale a alternativa correta:
		
	 
	em razão dos princípios da legalidade e da irretroatividade da lei penal mais severa o magistrado não poderia aplicar os institutos repressores da Lei de Crimes Hediondos.
	
	a decisão do magistrado não há que ser revista, pois foram respeitados os princípios da legalidade e da retroatividade da lei penal ao proferir a sentença penal condenatória.
	
	a decisão do magistrado não há que ser revista, pois foi respeitado o princípio da legalidade ao proferir a sentença penal condenatória.
	
	os institutos repressores da Lei de Crimes Hediondos não poderiam ser aplicados pelo magistrado, haja vista tratar-se de lei excepcional.

Outros materiais