Buscar

Resumo de questões

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1 “A história das relações humanas e da construção social dos fenômenos não pode ser desvinculada da história das mediações sociais, das técnicas, das tecnologias disponíveis em cada período histórico, bem como, das rupturas que a penetrabilidade dessas mediações instauram nas sociedades, em todas as suas dimensões.”
Quanto às características associadas as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC)/novas mediações é correto afirmar que:
I-             Essas mediações ao romperem com a comunicação passiva, típica de mediações anteriores, possibilitam diferentes formas de comunicação entre as pessoas.
II-            Essas mediações abrem novas possibilidades aos sujeitos sociais cujas ações individuais e coletivas retroagem sobre a sociedade, complexificando-a. 
III-           Essas mediações aceleram a velocidade das informações e permitem uma interconexão planetária inédita que efetivamente nos transforma em moradores de uma “aldeia global”.
IV-          Essas mediações são estruturados de acordo com o princípio um-todos: um centro emissor envia suas mensagens a um grande número de receptores  dispersos.
3 O sociólogo espanhol Manuel Castells, na esteira de uma tradição teórica das Ciências Sociais, aponta para o fato de que as relações humanas e sociais são relações de poder e de dominação de um (uns) sobre outro (outros). Ele aponta para duas formas básicas de dominação/exercício do poder: a violência física (torturar corpos) e a dominação simbólica (moldar mentalidades).
(   )  Há uma relação íntima entre comunicação e poder, quem controla a comunicação controla o poder.
(    )  As relações sociais hoje são construídas de forma mais democrática, pois a informação (fonte de poder) circula como nunca antes na história.
(   ) A internet é um espaço (um lugar) totalmente dominado pelo Estado (governos) e pelo Mercado (empresas).
 (  ) Na Sociedade em Rede, pelas características da tecnologia,  o poder é unidimensional (tem uma única dimensão), daí o empoderamento de empresas e governos em detrimento dos indivíduos.
(  ) Complexificam-se e tensionam-se as formas de dominação na Sociedade em Rede, pois o ciberespaço gera a cultura da autonomia e não da dependência.
(   ) Nas palavras de Castells a Internet traz felicidade, ao ampliar duas áreas fundamentais para a felicidade: a sociabilidade (interação social) e o empoderamento.
 
4 Nas palavras de Castells “a tecnologia é a sociedade, e a sociedade não pode ser entendida ou representada sem suas ferramentas tecnológicas” (CASTELLS, 2009, p. 43). Prova disso são as mudanças observadas nas fronteiras entre o público e o privado a partir da popularização da Internet.
Com base nessa afirmação e na leitura dos dois primeiros capítulos do livro-texto é possível concluir que:
 
I-             A maior visibilidade dos fenômenos sociais hoje faz com que estes sejam construídos através de relações cada vez mais secundárias e menos primárias.
II-            As mídias sociais (Facebook, Instagram, WhatsApp) invertem a lógica das mídias de massa como a televisão e o rádio, pois trazem o que é privado para o público e não o contrário.
III-           Ficam mais claras e simples as diferenças entre notícia e boato; jornalista e cidadão e rede social e veículo de comunicação de massa.
IV-          Amplia-se a ação e a extensão da ação humana, visto a característica das novas mídias que estabelecem uma relação todos com todos.
 
5 Os sites de redes sociais, a exemplo do Facebook, permitem a criação de espaços públicos mediados, ou seja, “ambientes onde as pessoas podem reunir-se publicamente através da mediação da tecnologia” (BOYD apud RECUERO, 2009). Estes ambientes guardam algumas características como Persistência, Capacidade de Busca, Replicabilidade e Audiências Invisíveis
 Quanto aos conceitos de  Persistência, Capacidade de Busca, Replicabilidade e Audiências Invisíveis é correto afirmar que:
 I-             Persistência e Capacidade de Busca remontam a ideia de “rastro”, de visibilidade e de permanência, pois uma vez postada nas redes sociais por exemplo, uma mensagem permanece no tempo, fica registrada.
II-            Replicabilidade: como as mensagens permanecem no tempo e podem ser portanto replicadas por outros e a todo instante, é difícil de identificar a sua autoria.
III-           Persistência, Capacidade de Busca, Replicabilidade e Audiências Invisíveis são caraterísticas dessas novas mediações sociais que instauram  a cibercultura.
IV-          Esse novo tipo de sociabilidade, agora on-line gera necessariamente alienação, desencantamento e individualismo.
6 Nas palavras do sociólogo polonês Zigmund Bauman, “na sociedade líquido-moderna o homem ganha em liberdade mas perde em certezas” (Bauman, 2001).
Com essa frase o autor refere-se ao fato de que:
I-    As tecnologias trazem maior autonomia aos sujeitos pelo maior acesso à informação e pela própria característica dessas novas mídias, mas as regras mudam muito rapidamente.
II-   Pela primeira vez na história esse estágio do capitalismo não forma os trabalhadores de que necessita para manter a dinâmica da sociedade do consumo, ou seja,  essa sociedade não é capaz de produzir seus produtores.
III-   A  velocidade das mudanças e das inovações traz muita incerteza quanto ao sucesso no futuro e a formação a ser demandada ao trabalhador e/ou empreendedor. Não há modelos confiáveis a serem seguidos.
IV-                Amplia-se o poder dos homens sobre as mulheres na sociedade líquido-moderna, em que afloram e intensificam-se as disputas entre os gêneros masculino e feminino.
Com base nas afirmações acima assinale a alternativa correta:
 
7 Do ponto de vista sociológico, ou seja, enquanto instrumental de análise dos fenômenos sociais, o conceito de identidade refere-se a forma como indivíduos e coletividades se veem ou são percebidas pela sociedade. Formamos nossas identidades, portanto, por reflexo, em relação às pessoas e meios sociais nos quais vivemos. Na contemporaneidade muito se ouve falar em “crise das identidades”, que a partir da análise do cientista social Stuart Hall tem sua origem relacionada a determinados aspectos como:
 
I-             O processo de Globalização que abala os antigos quadros de referência dos indivíduos, típicos das sociedades modernas desestabilizando-as.
II-            A interconectividade que distingue nosso tempo e coloca em relação todas as regiões e comunidades do mundo através das novas tecnologias de informação e comunicação.
III-           A fragmentação de conceitos antes sólidos e estáveis como nacionalidade, gênero, sexualidade, religiosidade, classe e etnia.
IV-          O fato de que nesses novos tempos os sujeitos se percebem como unos, harmônicos e integrados ao novo sistema globalizado.
Com base nas afirmativas acima assinale a alternativa correta:
8 O processo educacional na contemporaneidade (Era Digital) não escapa ao ritmo de transformações abruptas e velozes que distingue nosso tempo, prova disso é que nas palavras do filósofo francês Pierre Levy “toda e qualquer reflexão séria sobre o devir dos sistemas educativos na cibercultura, que se fundamentam nas NTIC, prescindem de uma análise prévia sobre a mutação contemporânea da relação com o saber”. (LÉVY, 1998, p. 1-2)
Dentre os aspectos relacionados a essa mutação podemos destacar o fato de que:
 
I-             inúmeras competências adquiridas por uma pessoa no começo de seu percurso profissional tornar-se-ão velhas e ultrapassadas ao final de sua carreira.
II-            em um “piscar de olhos” aquilo que era tido e havido como “ativos” transforma-se rapidamente em “passivos”, e as “capacidades” em “incapacidades”.
III-           mudam a um ritmo muito veloz as exigências do mundo do trabalho, espaço em que é necessário aprender a aprender sempre.
IV-          o ritmo de inovações é tão dinâmico e veloz,  que não há tempo  para que as pessoas saibam e aprendam como lidar com essas novidades.
9 A Geração Digital ou Geração Internet,cujo perfil foi detalhado por Tapscott (1999), se distingue radicalmente das gerações de todos os tempos e vem instaurando mudanças profundas em todos setores da sociedade. No âmbito da Educação não é diferente pois:
 
I-             Cresceram em um ambiente digital e, por isso, eles contam com a velocidade.
II-            Estão acostumados a respostas instantâneas, ininterruptamente.
III-           Eles têm na ponta dos dedos, acesso à boa parte do conhecimento do mundo. Para eles, o aprendizado deve acontecer onde e quando quiserem;
IV-          Para a geração Internet, ir a uma aula expositiva de um professor em um lugar e horário específicos, em uma sala na qual eles são receptores passivos, parece estranhamente antiquado, ou até totalmente inapropriado;
10 O impacto das tecnologias é central para que possamos entender o que define-se como Terceira Revolução Industrial e/ou Era Digital, e as novas possibilidades associadas a esse nosso tempo que caracteriza-se por ser muito diferente da era industrial. Neste sentido, uma nova sociedade exigem novos indivíduos, novas relações:
Com base nas observações acima e na leitura do texto base, é correto afirmar que: 
 I- Esta nova sociedade necessita de indivíduos qualificados para um mercado de trabalho cada vez mais padronizado, repetitivo e não complexo.
II- Esta nova sociedade necessita de indivíduos não qualificados, mas que sejam capazes de resolver problemas pontuais num cenário complexo.
III- Esta nova sociedade está associada a criatividade, as relações complexas, a capacidade de produção do conhecimento avançado.
IV- Esta nova sociedade está associada as redes sociais, de comunicação, de interatividade. Uma sociedade veloz e conectada que tem alterado as relações sociais na contemporaneidade.
1 O processo de expansão do domínio da Europa, a partir das navegações e das ocupações territoriais, denominadas equivocadamente como descobrimentos, demandou a construção de discursos que sustentassem a exploração desses territórios e de outros.
Com base nesta afirmação e na leitura do livro texto analise as afirmativas abaixo:
 
I-Suportado pelo discurso evangelizador, construiu-se o entendimento de que as outras civilizações eram inferiores à Europeia;
II-Consequentemente, há uma negação dessas outras culturas e mesmo dos indivíduos diferentes;
III-Neste processo, os indígenas americanos são considerados cidadãos plenos e os africanos tidos como pessoas humanas dignas, desde que se submetessem a lógica colonizadora.
2 A intolerância contra o negro é um dos elementos que estão na base do Ocidente, acabando por ser naturalizados. Quais das afirmações abaixo são consequência direta desse processo?
I-Marginalização socioeconômica das populações negras no país.
II-Criminalização das comunidades, bem como a intolerância as religiões de matriz africana.
III-Discriminação e preconceitos raciais.
IV- A inclusão plena dos negros na sociedade brasileira.
3 O Brasil passou pela transição entre vários modelos de economia, entre eles:
I- Uma economia baseada nas extrações do pau-brasil nas costas litorâneas com autilização da mão de obra indígena, o envio desses recursos naturais à coroa portuguesa acabaram caracterizando o país, em um primeiro momento, como uma economia do tipo exploração.
II-O êxodo rural expressivo de agricultores para os centros urbanos no século XX, a expansão da mão de obra assalariada, a criação do salário mínimo, da carteira detrabalho e de toda a legislação trabalhista moderna edificada a partir da Era Vargas tornaram o Brasil um país de economia industrial.
III-As fontes de riqueza, no Brasil contemporâneo, não são mais os recursos naturais, mas a indústria e o serviço, aliás a nova divisão internacional do trabalho separa países agrícolas e industriais avançados como EUA e Europa. O futuro do brasil passa pela industrialização. Nessa nova economia, a disputa, agora, sera´pela posse da indústria.
4 Dentro de uma empresa ou organização no mundo contemporâneo podemos ter vários tipos de carreiras. Com base nesta afirmação e na leitura do livro texto assinale a(s) afirmativa(s) abaixo corretas:
I-Quando se segue a sequência de cargos e  se está ligado, diretamente, a carreiras em grandes organizações, grandes empresas concebidas para revelar um único cenário de emprego, numa única organização, podemos denominá-las de carreiras organizacionais.
II-Quando a carreira tem a pessoa como sua principal responsável, apresenta condições de mobilidade, por meio de fronteiras organizacionais, e valor do trabalho independente do empregador, é subsidiada por informações sobre o mercado de trabalho e redes de relacionamento(networks, capital social) e reconhece formas de progressão e de continuidade independentemente da hierarquica organizacional, chamamos de carreiras sem fronteiras.
III-Quando se segue a sequência de cargos e  se está ligado, diretamente, a carreiras em grandes organizações, e tem na pessoa a sua principal responsável denominamos de carreiras burocráticas.
5 Podemos afirmar com base na leitura do livro texto que o mais importante, na carreira profissional, é a pessoa possuir:
I-Inteligência cognitiva capaz de dar conta na resolução dos problemas da empresa. Neste sentido, as empresas tem aplicado testes de QI capaz de recrutar bons colaboradores.
II-Inteligência emocional, que seja capaz não somente de resolver os problemas da organização onde se trabalha, como ter controle emocional sobre si mesmo.
III-Inteligência emocional, mas que não combine com aquilo que os especialistas chamam de competência ou seja CHA(Conhecimento, habilidade e atitude).
	
6 A partir do ano dos anos 2000, o Brasil viveu um período que pode ser chamado como de consenso em torno da questão social.
Com base na leitura do livro texto assinale a(s) afirmativa(s) correta(s):
I-De uma maneira geral, os "pobres" no país passaram a ser atendidos diretamente por políticas públicas. Anteriormente, a maioria da população não conseguia acessar programas sociais que pudessem alavancar ganhos reais e sociais que proporcionassem, por exemplo, a saída da miséria. Assim, não há mais pobreza e miséria no Brasil.
II-Com os resultados desses programas, a própria ONU passou a estudar o caso brasileiro em uma política pública arrojada de transferência de renda que colaborava objetivamente com os necessitados. A principal política pública brasileira reconhecida e premiada por diversos países que ajudou a combater a fome e a misériano Brasil ficou conhecida como Bolsa Família.
III-Houve uma certa diminuição da  fome e da pobreza nas diferentes regiões do Brasil.
IV-Com o PROUNI, como uma importante política pública, todos os agricultores sem terra do pais tiveram a reforma agrária efetivada.
7 A contribuição dos diferentes tipos de movimentos sociais brasileiros nos últimos vinte anos foi no plano da reconstrução do processo de democratização do país. E não se trata apenas da reconstruçãodo regime politico, da retomada da democracia no fim do Regime Militar.
I-Trata-se da reconstrução ou construção de novos rumos para a cultura do país, do preenchimento de vazios na condução da luta pela redemocratização.
II-Trata-se de agentes interlocutores governamentais, mas que não dialogam diretamente com a população e com o estado. 
III-Trata-se de tornar a democracia um valor social somente para os momentos eleitorais.
8 A partir da leitura do texto, considere as afirmativas abaixo:
I - As poucas fotografias de um navio tumbeiro mostram que os escravizados na África eram predominantemente jovens nada saudáveis do sexo masculino e feminino.
II - Os jovens negros até o início do século XX eram compulsoriamente enviados às guerras e para servirem na Marinha, que mesmo depois da Abolição manteve a chibata, como forma de controle e racismo.
III - Durante o século 20, os jovens negros foram incluídos no ensino e no mercado de trabalho, frequentemente reconhecidos socialmente e objeto de cotas raciais durante o regime militar.IV - Essa falta de oportunidade levou ao envolvimento de parte dos jovens com a criminalidade, resultando nos altos índices de detenções, prisões e assassinatos registrados nas últimas décadas.
10 Sabemos que o surgimento e a expansão do comércio, a mecanização da agricultura e o surgimento das fábricas deslocaram o meio de sobrevivência do povo para as cidades. Em pouco tempo, a população, que antes era pouco numerosa e vivia isolada e fragmentada nas propriedades feudais, migrou para as cidades, concentrando-se no entorno dos palácios e catedrais, sedes do poder. Tornou-se, então, necessário criar formas de organização e participação dessas pessoas nas decisões sobre o seu destino coletivo das sociedades urbanas. As sociedades capitalistas desenvolveram, então, organizações sociais e sistemas de participação do povo nas decisões coletivas. Assim considerando as afirmativas abaixo:
I- Que o surgimento da democracia tem origem nas transformações políticas que acompanharam o surgimento das sociedades urbana e industrial moderna.
II-Que o surgimento das sociedades urbana e industrial deram origem a um sistema de poder baseado no direito  e numa maior racionalidade na tomada de decisões coletivas.
III-Que existe relação entre transformações sociais, econômicas e culturais e as transformações políticas que ocorrem nas sociedades.
IV-Que a democracia direta, através de votações dos cidadãos em assembleias em praça pública (típica dos gregos) foi uma tecnologia democrática antiga que influenciou até hoje nossa democracia, alías há em nossa Constituição dispositivos de participação direta tais como o plebisicito por exemplo.

Outros materiais