Buscar

Relacionamento interpessoal

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Relacionamento interpessoal 
Ana Maria
Josiane Alves 
Karen Aline 
 Administração 
Prof.: Ângela 
 O que é relacionamento interpessoal?
É a conexão feita por uma ou mais pessoas de um mesmo circulo ,seja no ambiente familiar ou no trabalho. O relacionamento interpessoal sempre muda, tudo depende do contexto em que ele está inserido. Isso significa que o seu modo de se relacionar no ambiente de trabalho não será igual ao seu relacionamento familiar, do mesmo modo que você terá comportamentos diferentes se estiver no meio de uma comunidade ao invés de estar entre amigos íntimos.
Ao falar de relacionamento interpessoal, não podemos esquecer a relação que este termo tem com o relacionamento intrapessoal.É nele, que lidamos com nosso eu, nosso interior, e isso requer muita sabedoria e conhecimento justamente por não ser uma tarefa fácil.
 Tipos de relações interpessoais 
 Estão divididos em duas vertentes :
Unilaterais: È a relação onde apenas uma parte sai “ganhando” ,havendo sempre um numero de discussões e desconfortos .Por isso é fundamental evitarmos esse tipo de relacionamento.
Bilaterais : Predomina a troca entre pessoas gerando boas experiências e bons momentos, essas sim devemos zelar, pois essas relações promovem momentos saudáveis e duradouros. 
Fatores que influenciam as relações interpessoais.
Dentro dos tipos de relações há vários fatores importantes que definem em qual tipo essa relação se encaixa e como podemos melhorá-los e nos beneficiar.alguns desses fatores são : 
Empatia : Quando nos colocamos no lugar do outro de diversas maneiras.
Tolerância : Aprendemos a respeitar o próximo, nos deixando mais abertos a novas descobertas e novos relacionamentos.
Autoconhecimento : Primeiramente nos conhecer para depois deixar que as outras pessoas nos conheçam.
Amor próprio: A partir do memento que você conhece a si mesmo você é conduzido a ter amor próprio,o que nos faz amar ao proximo também 
Trabalhe com bom humor :O riso traz leveza para qualquer ambiente de trabalho .O sorriso é um cartão de visita que mostra que você esta disposto e aberto ao contato humano.
Ofereça ajuda : Tenha iniciativa se você perceber que um colega esta com dificuldade e você pode ajudar não pense duas vezes.
Fofocas : Não faça parte de conversas que fazem comentários maldosos com ralação a colegas de trabalho.
Postura adequada : Evite comportamentos inadequados, nunca se coloque como vitima ou superior a ninguém.
Feedbacks : saiba receber feedbacks reconhecer humildemente que é preciso melhorar em alguns aspectos. Saber dar feedbacks também e difícil mas necessário. 
Conclusão 
A boa utilização das técnicas de relacionamento interpessoal – e intrapessoal também – é fundamental em todas as áreas da vida. Por isso, para começar a ter relações saudáveis no dia-a-dia, é preciso estar disposto a expandir sua mente e seus relacionamentos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes