Buscar

homeopatia exercícios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Homeopatia – 4º Ano – 1º Semestre – 2017
Conceitos gerais
Conceitue homeopatia.
Homeopatia é uma ciência que trata os pacientes em sua totalidade sintomática e que usa a energia dos medicamentos homeopáticos pela Lei dos Semelhantes para reequilibrar a energia vital dos seres vivos. Sendo que o medicamento homeopático é toda apresentação com finalidade preventiva e/ou terapêutica obtida pelo método de diluições seguidas de sucções e/ou triturações sucessivas (dinamização), além de demonstrar administração segundo a Lei dos Semelhantes, a qual é um dos princípios básicos da homeopatia, acompanhada por experimentação em homem sadio, doses mínimas e remédio único. 
Em que se baseia a filosofia homeopática?
Baseia-se em que a responsável pela existência da vida e pela harmonia e equilíbrio do universo é a energia, também denominada como força vital. Onde existem o microscosmos cujos padrões, esquemas e comportamento respondem aos macrocosmo, não havendo energia sem matéria, bem como o contrário. 
Essa energia vital pode ser perturbada por outras formas de energia, como físicas, químicas, biológicas e psíquicas, que podem reagir com o equilíbrio, provocando sensações desagradáveis ao organismo que são chamadas de doenças. Sendo assim, para homeopatia, a saúde não é apenas o silencio dos órgãos, mas também a manutenção do equilíbrio da força vital.
Como se dividem e o que defendem as diferentes escolas homeopáticas?
Se dividem de acordo com os princípios básicos da homeopatia. 
Unicismo: prescrição de um único medicamento, a maneira de Hahnemann, com base na totalidade dos sintomas.
Complexismo: através da prescrição de dois ou mais medicamentos simultaneamente administrados, englobando grande número de sintomas.
Plurarismo ou alternismo: prescrição de dois ou mais medicamentos administrados em horas distintas, ou seja, alternativamente, com a finalidade de complementar a finalidade do outro, atingindo a totalidade dos sintomas. 
Organicismo: prescrição que visa os órgãos doentes, considerando queixas imediatas, se fixando em um problema local, não levando em conta os sintomas emocionais e mentais.
Como age o medicamento homeopático em um organismo doente?
A ação medicamentosa homeopática realiza uma cura duradoura e perfeita. Primeiramente na administração no doente indisposto, sonololento e cansado, de uma droga com efeito depressor, ocorre a piora dos sintomas, que é característica da ação primaria, que ocorre após a absorção da droga, sendo propriedade da substancia alterar o meio interno e como consequência causar efeitos patogenéticos. Contudo, é seguida da suspensão ou eliminação da droga com efeito depressor porém com a reação do organismo como efeito secundário estimulante/rebote, ocorre a melhora dos sintomas, característico da reação secundaria, que é quando o próprio organismo ao estimulo se altera, tendo ação oposta a ação primaria, sendo consequência da reação homeostática do organismo, capaz de proporcionar sintomas reacionais, com finalidade de neutraliza-los. 
Essa terapêutica é explicada devido ao conceito da homeostase, que tem tendência que os organismos apresentem constância do equilíbrio interno, apesar das variações externas. 
Descreva conceitos importantes relacionados ao medicamento homeopático.
Insumo inerte: substancia que qualquer natureza, que não tenha propriedades farmacológicas e terapêuticas e seja utilizado como excipiente, bem como material para acondicionamento de formas farmacêuticas.
Insumo ativo: droga ou fármaco que é o ponto de partida para a preparação de um medicamento
Sucussão: é o processo de agitação vigorosa e ritmada, contra anteparo semirrígido do fármaco sólido ou líquido, solúveis e dissolvidos em um insumo inerte adequado. 
Trituração: é o processo de redução do fármaco a partículas menores por ação mecânica, em gral de porcelana, com lactose como excipiente, e com a finalidade de diluir, solubilizar e dinamize o mesmo.
Dinamização: é o processo de diluição e/ou triturações sucessivo do fármaco, em insumo inerte adequado, para o desenvolvimento do poder medicamentoso.
Potencia: é o poder medicamentoso da droga ou fármaco, obtido pelo processo de dinamização.
Forma farmacêutica básica: preparação que é ponto de partida inicial para a preparação de formas farmacêuticas derivadas.
Tintura-mãe: preparação líquida, resultante da ação dissolvente e/ou extrativa do insumo inerte hidroalcóolico sobre uma determinada droga.
Forma farmacêutica Derivada: preparação oriunda da forma farmacêutica básica ou da própria droga, com desconcentrações obtidas por dinamização. 
Medicamentos Policrestos: muitas aplicações, por possuírem um campo amplo de ação. São capazes de modificar a forma de reagir do paciente; foram os primeiros medicamentos experimentados por Hanneman. Possui vasta referencias em matérias médicas
Medicamentos Semipolicrestos: são menos utilizados que os policrestos, mas possuem ampla referencia em matérias médicas.

Outros materiais