Buscar

Educação física: Agente de interação e inclusão

Prévia do material em texto

Abordagem metodológica “A Educação física viabilizadora da participação e promotora de oportunidades. A perspectiva da inclusão nas aulas de educação física.”
Educação física: Agente de interação e inclusão
A educação física escolar pode ser constituída como responsável pela inclusão e interação entre indivíduos, possibilitando-os a melhorar aspectos como: cooperação, autonomia, socialização e desenvolvimentos em habilidades motoras e cognitivas, ainda que estes possuam alguma deficiência ou não se interessem pelas atividades. 
Incluir alunos desinteressados pode ser um desafio para o profissional, porém a diversidade de esportes, jogos e até mesmo dinâmicas pode estimulá-los a prática, especialmente se acompanhados de um objetivo, como as dinâmicas, por exemplo, pois possibilita um treinamento indireto aos jovens para o mercado de trabalho, onde trabalho em equipe e cooperação estão acima de tudo. 
No caso de alunos com deficiência, inicialmente pode haver dificuldades para incluí-los atendendo as suas necessidades especiais, porém o primeiro passo deve vir da instituição, que deve estar preparada para recebê-los, e isso vai desde sua infraestrutura até aos materiais de apoio usados pelos profissionais de educação física. Por vezes, alunos com deficiência tendem a ser ‘’excluídos’’ nas escolas, e a missão do profissional é acabar com tal ato, de modo que todos possam passar a trabalhar em equipe, praticando atividades interativas que os relacione ao contexto social e conscientize a todos que é necessário aprender a respeitar as diferenças. 
A educação física também traz melhorias significativas para a vida de quem a pratica, portanto, é importante de diversas formas que todos participem das atividades propostas, pois só trarão benefícios, tanto físicos quanto sociais.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes