Buscar

História do Brasil: Balaiada

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Balaiada
Júlia Kétlen, Luely Neves, Paula Monik, Thayná Gonzaga, Victória Bicalho Química 2
O que foi?
A Balaiada foi uma revolta que aconteceu na província do Maranhão entre os anos de 1838 e 1841.
Recebeu esse nome devido ao apelido de um dos principais líderes do movimento, Manoel Francisco dos Anjos Ferreira, o fabricante de balaios.
Participantes
Por ser uma revolta popular, os envolvidos eram trabalhadores livres, camponeses, vaqueiros, escravos etc.
Principais nomes:
Manuel Francisco dos Anjos Ferreiros ( o “Balaio”)
Cosme Bento das Chagas ( chefe de um quilombo que reunia negros fugitivos)
Raimundo Gomes (vaqueiro)
Motivos
O estopim da revolta foi o enfraquecimento econômico da província do Maranhão, que tinha sua economia baseada na pecuária e na exportação de algodão e viu seu principal produto sofrer uma forte concorrência de outro país, neste caso, o algodão norte-americano.
Na política havia uma disputa entre liberais (bem-te-vis) e os conservadores (cabanos). A balaiada nasce da disputa de poder entre eles e pela pobreza na região.
Conflito
Em dezembro de 1838, Raimundo Gomes com objetivo de libertar seu irmão que se encontrava preso em Vila Manga, invadiu a prisão libertando não só seu irmão, mas também todos os outros que se encontravam presos.
Após algumas conquistas dos Balaios, como a tomada de Caxias e a organização de uma Junta provisória, o governo uniu tropas de diferentes províncias para atacá-los. Contudo, os balaios venceram alguns combates.
Conflito
E para controlar a situação da província, o coronel Luís Alves de Lima e Silva foi nomeado.
Com um grande armamento e um grupo de aproximadamente 8 mil homens, Luís Alves conteve os revoltosos recebendo o título de Conde de Caxias. A desarticulação entre os vários revoltosos da Balaiada e a falta de união em torno de objetivos comuns, facilitou bastante a ação repressora estabelecida pelas forças governamentais.
Fim da Revolta
Após a morte de Balaio, Cosme (ex-escravo e um dos principais chefes do balaios) assumiu a liderança do movimento e partiu em fuga para o sertão. Daí em diante, a força dos balaios começou a diminuir, até que, em 1840, um grande números de balaios rendeu-se diante da concessão da anistia. Pouco tempo depois, todos igualmente se renderam. Com a completa queda dos balaios, Cosme foi enforcado.
Questão (Vestibular)
(UFF/RJ) O Período Regencial, compreendido entre 1831 a 1840, foi marcado por grande instabilidade, causada pela disputa entre os grupos políticos para o controle do Império e também por inúmeras revoltas, que assumiram características bem distintas entre si. Em 1838, eclodiu, no Maranhão, a Balaiada, somente derrotada três anos depois.
Pode-se dizer que esse movimento:
A) contou com a participação de segmentos sertanejos – vaqueiros, pequenos proprietários e artesãos – opondo-se aos bem-te-vis, em luta com os negros escravos rebelados, que buscavam nos cabanos apoio aos seus anseios de liberdade;
B) foi de revolta das classes populares contra os proprietários. Opôs os balaios (sertanejos) aos grandes senhores de terras em aliança com escravos e negociantes;
C) foi, inicialmente, o resultado das lutas internas da Província, opondo cabanos (conservadores) a bem-te-vis (liberais), aprofundadas pela luta dos segmentos sertanejos liderados por Manuel Francisco dos Anjos, e pela insurreição de escravos, sob a liderança do Negro Cosme, dando características populares ao movimento;
D) lutou pela extinção da escravidão no Maranhão, pela instituição da República e pelo controle dos sertanejos sobre o comércio da carne verde e da farinha – então monopólio dos bem-te-vis, sendo o seu caráter multiclassista a razão fundamental de sua fragilidade;
E) sofreu a repressão empreendida pelo futuro Duque de Caxias, que não distinguiu os diversos segmentos envolvidos na Balaiada, ampliando a anistia decretada pelo governo imperial, em 1840, aos balaios e aos negros de Cosme, demonstrando a vontade do Império de reintegrar, na vida da província, todos os que haviam participado do movimento.
Referências
http://www.historiadobrasil.net/balaiada/
http://tudodeconcursosevestibulares.blogspot.com.br/2013/01/periodo-regencial-resumo.html
http://pt.slideshare.net/LeonardoCaputo/balaiada-ok
http://pt.slideshare.net/LeonardoCaputo/guerra-da-balaiada-ok

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais