Buscar

Semi micro

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Fusariose
Aspergilose
Histoplasmose
Acadêmicos:
Andreia Soares Silva
Cloves de Moraes Carvalho
Edianne Carneiro Silva
Emerson Theylon Melo 
Letícia Nascimento Pinto
Wesley ferreira Costa
1
Fusariose
Etiologia e Patogênese 
Fusarium é um patógeno de planta e sapróbio de solo que pode causar um largo espectro de infecções em humanos. Fusarium oxysporum, F. solani, F. moniliforme são as principais espécies envolvidas.
As infecções superficiais por Fusarium ocorrem em pacientes imunocompetentes e imunocomprometidos, enquanto a infecção sistêmica invasiva compromete somente a pacientes imunocomprometidos.
A infecção por Fusarium pode ser classificada invasiva ou disseminada; é classificada como disseminada quando dois ou mais órgãos ou tecidos não contíguos são envolvidos.
Epidemiologia
Os fungos do gênero Fusarium têm ampla distribuição geográfica, acometendo indivíduos de ambos os sexos, qualquer raça e idade. Determinadas manifestações, como oculomicoses são mais comuns em adultos do sexo masculino, com atividade rural como cortadores de cana-de-açúcar, mais sujeitos a traumas.
4
Onicomicoses
5
Oculomicoses
6
Dermatofitoses
7
Fusariose em Frutas
8
Diagnostico
O raspado de pele, unha ou olho clarificado com KOH 20%, revela a presença de hifas hialinas septadas. Ao exame histopatológico do material clínico, corado pelo PAS ou prata são visualizadas hifas hialinas septadas, ramificadas em ângulos de 45%. 
O diagnostico do patologista será de Hialo-hifomicose. A micromorfologia mostra macroconídios multicelulares típicos em forma de meia lua ou canoa e micronídios sem ou com um septo. A identificação de Fusarium ssp. Pode ser feita também por biologia molecular.
Tratamento
As onicomicoses por Fusarium devem ser diferenciadas das dermatofitoses, porque o Fusarium ,em geral ,não responde ao tratamento com antifúngicos usados nas dermatofitoses.Nas oculomicoses anfotericina B 0,15 %,piramicina,clotrimazol 1%,tem sido empregados por 10-12 semanas com sucesso.
Aspergilose
Etiologia e Patogênese 
É uma doença infecciosa causada pelo fungo Aspergillus sp, que acomete principalmente no pulmão.
Epidemiologia
As enfermidades causadas por fungos não são contagiosas com exceção das infecções maternas. Cada infecção instala-se a partir do habitat do fungo inicialmente saprófito presente em matéria orgânica proveniente de ferro ou palha mofados ou alimentos úmidos.
12
Sintomas
Tosse com sangue 
Febre
Delírio
Hemorragias
Calafrios
Coágulos sanguíneos 
Perda de peso
Diagnostico
Pode ser feito através da cultura do tecido infectado,da observação da expectoração através do microscópio ou sorologia que detecta anticorpos específicos contra esse fungo.
Causas
É causado pelo fungo Aspergillus furmigatus.
Tratamento
O Aspergiloma pode ser removido através de cirurgias e remédios como : Anfotericina B .derivados de azol como itraconazol também são utilizados no tratamento apesar de alguns fungos serem resistentes a esse tipo de medicação.
Histoplasmose
Etiologia e Patogênese 
A histoplasmose clássica é causada pelo Histoplasmose capsulaium var.capsulatum,cuja fase sexuada ou telemórfica é Ajellomyces capsulatum.é fungo dimorfico ,apresentando em vida livre a fase de bolor e ,em vida parasitaria ,a fase de levedura.A Histoplasmose resulta na inalação do fungo ,desenvolvendo-se a promoinfecção no pulmão.A principal característica é ser um fungo que parasita quase exclusivamente o citoplasma das células do sistema reticulo endotelial.
 
 
Epidemiologia
Histoplasma capsulatum é de distribuição cosmopolita, e ocorre em solos com vegetais em decomposição e principalmente em solos ricos em dejetos de aves e morcegos. No Brasil, os inquéritos mostram resultados variáveis ,com valores médios em torno de 20% de positividade ao teste intradermica com histoplasmina.
18
Diagnostico
Histoplasma capsulatum é de difícil visualização no exato microscópio direto do material clinico e precisa ser diferenciados de outros parasitas intracelulares.Em esfregaços corados pelo Giemsa,eventualmente podem ser visualizadas as células arredondadas ou ovaladas,pequenas,dentro de macrófagos.O isolamento do fungo,em cultivo,é o método de comprovação diagnostica mais seguro,apesar da demora.
Tratamento
A Histoplasmose disseminada é tratada com anfotericina B Como droga alternativas ,cetoconazol e itraconazol podem também ser empregados.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais