Buscar

esculpir 2010

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA – UNOESC
CAMPOS DE SÃO MIGUEL DO OESTE – SC
SILVANA ESTER DELEVATTI 
ESCULPINDO E MONTANDO
 São Miguel do Oeste - SC 
2010
Os trabalhos realizados nas diversas matérias primas, como argila, sabão, gesso, concreto celular, permitiram adquirir uma experiência bastante interessante e complexa. 
Percebe-se que tanto de olhos abertos como fechados pode-se realizar objetos em diferentes materiais, expressar sentimentos do passado e do presente através de reflexão feita antes de inicializar as tarefas de escultura. Reflexão sugerida pelo professor, onde se ouviu música para repensar e pensar sobre a vida. 
Na primeira aula utilizou-se argila, o fato de modelar na argila de olhos fechados, utilizando principalmente do tato e da imagem reproduzida na mente, limitando a visão à escuridão, com objetivo de concretizar algo, juntamente com a curiosidade de ver o que se pode fazer, induziu a realizar e alcançar algo incrível. 
A segunda aula de escultura foi esculpir no sabão, material de consistência mediana. Um trabalho delicado sente-se um pouco mais de dificuldade envolvendo o sentimento de paciência, pois esse sentimento é muitas vezes limitado. Mesmo assim, começou-se a esculpir no primeiro pedaço de sabão que foi bastante trabalhoso, já no segundo pedaço a pratica aumentou a facilidade de alcançar o objetivo, o terceiro facilitou ainda mais, pois com a experiência adquire-se certa prática e criatividade, facilitando e agilizando a modelagem. 
	A repetição induz a produção de trabalhos melhorados, bonitos e dentro do tema sugerido ou escolhido e ampliando a criatividade.
O terceiro passo das aulas de escultura era esculpir no gesso, matéria prima consistente, mas quebradiça, a dificuldade foi maior, porém, a tentativa foi valida e concretizada. 
Até então, a paciência nos trabalhos era a maior limitação, com o quarto passo das aulas de escultura esculpindo no concreto celular descobre-se o tema amor, companheirismo, pois se consegue esculpir de maneira abstrata.
O quinto e ultimo passo para as aulas de escultura era a construção da boneca marinete, feita com papelão, barbante, fita crepe, tesoura, cola quente, pedaços de tecidos e lã. Todo esse material depois de unido um a um, seguindo uma seqüência de montagem, forma um boneco que é chamado de marinete. 
A construção de todos os objetos feitos, foi bastante produtiva, necessitando de bastante atenção para realizar.

Outros materiais