Buscar

TCC projeto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

�PAGE \* MERGEFORMAT�3�
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
IDENTIFICAÇÃO
Mara De Ré
RU: 721770
1 TEMA:
Família na Escola
DELIMITAÇÃO DO TEMA:
A relação da família com a escola e da escola com a família e as influencias no desenvolvimento do aluno no ensino regular.
PROBLEMATIZAÇÃO
A relação entre família e escola interfere na formação dos indivíduos?
JUSTIFICATIVA
O tema a ser pesquisado vem de questões levantadas durante a formação acadêmica, percebeu-se que ao longo do tempo a participação da família na escola tem influenciado diretamente nos resultados do processo de aprendizagem dos alunos.
O aluno aprende apenas quando ele se torna sujeito da sua aprendizagem. E para ele torna-se sujeito da sua aprendizagem ele precisa participar das decisões que dizem respeito ao projeto da escola que faz parte também do projeto de sua vida. (GADOTTI, 1994, p. 2). 
Família e escola traçando metas juntas de forma simultânea propiciando ao aluno segurança na aprendizagem, desenvolvendo todas as suas potencialidades, promovendo a autoconfiança, faz-se do indivíduo um ser crítico, em decorrência sua socialização ocorre com respeito mútuo dentro da sociedade em que vive.
OBJETIVOS 
OBJETIVO GERAL
Analisar a influência dos pais na escola e em consequência na aprendizagem dos filhos.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
Apresentar aspectos teóricos da influência da participação da família na escola.
 Diagnosticar a importância de os pais estarem em contato com a vida escolar dos filhos.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Escola não caminha sozinha, não conseguirá levar a diante por muito tempo a responsabilidade de educar e ensinar, já que a responsabilidade maior da escola está em ensinar e a da família está em educar.
[...] Para a escola, os alunos são apenas transeuntes psicopedagógicos. Passam por um período pedagógico e, com certeza, um dia vão embora. Mas, família não se escolhe e não há como mudar de sangue. As escolas mudam, mas os pais são eternos [...].Tiba (2002, p.181)
Com o processo de evolução relacionado à educação a escola passou a não só se preocupar com questões relacionadas com o que acontecia no espaço da escola passou a se preocupar com questões familiares e sociais, mudando assim o seu planejamento e projeto pedagógico. 
Além de fornecer modelos comportamentais, fontes de conhecimento e de ajuda para o alcance da independência emocional da família, a escola também passa a ser o local para a formação do ser social e para o desenvolvimento do processo de transmissão-assimilação do conhecimento – que pode ser utilizado pelo aluno em seu meio de sociabilidade como instrumento de sua prática. (SOUSA; JOSÉ FILHO, 2008, p. 1).
A escola além do ato de ensinar, utiliza-se de metodologias que preparam o indivíduo para enfrentar a sociedade tornando-o capaz de tomar suas próprias decisões e enfrentar seus desafios.
METODOLOGIA
A metodologia utilizada neste trabalho será uma pesquisa bibliográfica, que segundo Cervo Bervian, in Silva p.49, ano 2005, “a pesquisa bibliográfica procura explicar um problema a parir de referências teóricas publicadas em documentos”.
 Será desenvolvida também uma pesquisa de campo, que se ocorrerá da seguinte maneira, a pesquisa acontecerá em uma escola do município de São José do Cedro - SC será desenvolvido um questionário para a diretora da escola, de acordo com Gil in Silva p.108, ano 2005, “questionário é a forma mais usada para coletarmos dados. É uma relação de perguntas que o entrevistado responde soinho, assinalando ou escrevendo as respostas”, serão desenvolvidas três perguntas procurando esclarecer a relação família escola, a importância da participação dos pais no meio escolar e a influencia na aprendizagem dos alunos.
ANEXO
QUESTIONARIO: 
Na sua concepção a relação família e escola deve acontecer apenas em âmbito escolar ou a relação família e escola se estende também a questões familiares e sociais?
Você como diretora da escola, no que diz respeito a participação dos pais na escola, acredita que a participação dos mesmos no meio escolar influencia na aprendizagem dos alunos, por quê?
Quando os pais participam ativamente na vida escolar dos filhos, quando ajudam nas tarefas diárias, retomam o conteúdo em casa, se posicionam positivamente a cerca das questões administrativas e de gestão da escola, que mudança acontece, reflete de maneira positiva ou negativa cada uma destas questões?
REFERÊNCIAS
RODRIGUEZ, Maria Inez. A Importância da Parceria Família e Escola. Disponível em: <wwwzenieduca.blogspot.com.br/2010/07/importância- da-parceria-familia-e.html>. Acesso em: 01 agosto 2013. 
NASCIMENTO, Ana Paula Carvalho do. A relação família-escola e a otimização do processo de aprendizagem. Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Veiga de Almeida, Rio de Janeiro. Pedagogia em Foco, Rio de Janeiro, nov. 2011. Disponível em: <http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/fundam07.pdf>. Acesso em: 13 de julho de 2013.
SILVA,Mary Aparecida Ferreira da. Métodos e Técnicas de Pesquisa. 2.ed.rev.atual./Mary Apaecida da Silva.-Curitiba :Ibpex, 205.

Outros materiais