Buscar

Comportamento Empreededor

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Comportamento Empreendedor
Nº1
O empreendedorismo é um tema atual e bem complexo, o empreendedor é comumente relacionado a pessoa que teve uma ideia e a transformou em um negócio. Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas em relação ao empreendedorismo.
 
( v ) Empreender por necessidade gera normalmente empreendimentos menos inovadores e mais concorridos.
( f ) No Brasil há predominância de empreendedores por oportunidade.
( f ) O empreendedor evita ao máximo correr riscos.
( f ) Empreendedor pode ser considerado sinônimo de workaholic.
 Agora, marque a sequência correta:
C= V, F, F, F
Nº2
A evolução na utilização e na transformação dos recursos pode ser dividida em eras, tais como era da evolução tecnológica e da criação de novos materiais, a era da qualidade e do cliente e a era da informação e do conhecimento. Sobre elas analise as afirmativas a seguir:
I. A era da evolução tecnológica e da criação de novos materiais condiz com a globalização.
II. Na era da qualidade e do cliente o foco dos empreendedores era voltado aos clientes e ao mercado.
III. Na era da informação e do conhecimento, a mão de obra passa a ser tratada como um capital intelectual.
IV. Na era da informação e do conhecimento a automatização, padronização e a produção em massa são características marcantes do período.
 É correto o que se afirma em:
D=Afirmativas II e III apenas
Nº3
Um conceito bastante trabalhado na Administração é a pirâmide das necessidades de Maslow. Dessas necessidades, um empreendedor pode promover ações para suprir essas necessidades em forma de oportunidade. Sobre elas, analise as afirmativas a seguir:
I. Uma oportunidade identificada por um empreendedor para atender as necessidades primárias pode ele constituir um negócio no ramo de alimentação ou habitação.
II. Uma oportunidade identificada por um empreendedor para atender as necessidades de segurança pode ele constituir um negócio no ramo de organização de eventos ou segurança privada.
III. Uma oportunidade identificada por um empreendedor para atender as necessidades sociais pode ele constituir um negócio no ramo de organização de eventos ou de produção de shows musicais.
IV. Uma oportunidade identificada por um empreendedor para atender as necessidades de reconhecimento pode ele constituir um negócio no ramo de artigos de luxo.
 É correto o que se afirma em:
C=Afirmativas I, III e IV, apenas.
Nº4
A globalização é o estágio supremo da internacionalização. O processo de intercâmbio entre países, que marcou o desenvolvimento do capitalismo desde o período mercantil dos séculos 17 e 18, expande-se com a industrialização, ganha novas bases com a grande indústria nos fins do século 19 e, agora, adquire mais intensidade, mais amplitude e novas feições. O mundo inteiro torna-se envolvido em todo tipo de troca: técnica, comercial, financeira e cultural. A produção e a informação globalizadas permitem a emergência de lucro em escala mundial, buscado pelas firmas globais, que constituem o verdadeiro motor da atividade econômica.
 SANTOS, M. O país distorcido. São Paulo: Publifolha, 2002 (adaptado).
No estágio atual do processo de globalização, pautado na integração dos mercados e na competitividade em escala mundial, as crises econômicas deixaram de ser problemas locais e passaram a afligir praticamente todo o mundo. A crise iniciada em 2008, é um dos exemplos mais significativos da conexão e interligação entre os países, suas economias, políticas e cidadãos.
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções/afirmações e a relação proposta entre elas.
I - O processo de intercâmbio e dependência entre países e empresas levou várias nações a sofrerem as consequências da crise iniciada em 2008. Com o Brasil não foi diferente, pois em nosso país estão instaladas empresas de várias nacionalidades e estas mantém negócios com o restante do globo.
PORQUE
II - As políticas econômicas de um país em desenvolvimento não conseguem ser completamente independentes das instituídas pelos países de maior poder econômico. Assim, ainda que haja preparação para enfrentar esses momentos de crises todos os povos sofrem de alguma forma seus efeitos.
A respeito dessas asserções/afirmações, assinale a opção correta.
A=As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Nº5
Diante da escassez de matérias primas e a preocupação com a preservação ambiental, as empresas passaram a incorporar os conceitos de sustentabilidade em sua estratégia de negócios. Logo, o desenvolvimento local sustentável é visto como um projeto de longo prazo e para que uma empresa possa sobreviver no mercado deverá compreender conceitos de sustentabilidade.
Considerando o texto acima, conclui-se, com base no conceito de desenvolvimento local sustentável, que
B=Um empreendimento sustentável tem preocupações com o impacto que suas ações geram ao meio ambiente, a sociedade e a utilização de recursos renováveis e não renováveis.
Nº6
O conceito de empreendedorismo sustentável define os negócios que combinam a geração de riquezas, emprego e renda, com o desenvolvimento social e ambiental. Em poucas palavras, significa realizar suas atividades e não prejudicar o meio ambiente. O empreendedor deve ser aquele que pensa e age em prol do desenvolvimento local sustentável (DSL).
Considerando as idéias do texto acima, avalie as afirmações a seguir:
 I. O empreendedor define como vai gerar valor para o cliente ou mercado que pretende atuar, bem como os valores e praticas que serão incorporadas ao conceito de negocio.
II. O conceito do DSL é considerado uma estratégia de apoio aos negócios, baseada nos conceitos de desenvolvimento e sustentabilidade, que respeite a diversidade cultural e que possa ser economicamente viável.
III. O DSL esclarece que o desenvolvimento é igual ao crescimento econômico, e o empreendedor pode buscar o seu lucro a qualquer custo.
IV. A sustentabilidade corporativa de um negócio está atrelada ao fato de que as ações do presente acabam por impactar no futuro das gerações, portanto é inevitável e fora do alcance tentar controlá-las.
É correto o que se afirma em:
A=I e II apenas

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais