Buscar

avaliação parcial

Prévia do material em texto

ORGANIZAÇÃO E ESTRUTURA PORTUÁRIA
	
	
	
	
	
	
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201603164437)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Por quais razões a maioria dos portos do mundo teve as suas instalações ampliadas e reformuladas nos anos 80 e 90?
		
	
	Para atender às necessidades dos novos fluxos internacionais de passageiros
	
	Não há uma razão determinante, cada porto tomou as suas próprias decisões
	
	Por razões de ordem política, sobretudo com vistas à sua privatização
	 
	Devido ao incremento do comercio mundial a e ao crescimento do tamanho dos navios
	
	Para melhor poderem se integrar fisicamente aos transportes fluvial e lacustre
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602483598)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Unidade menor em que é dividido um porto, administrada independentemente por um operador portuário privado ou, quando a administração é estatal, pela União, Estado ou Município. Estamos falando de:
		
	
	Porto Público.
	 
	Terminal Portuário.
	
	Doca.
	
	Cais.
	
	Porto Privado.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602604684)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	HÁ TEMPO, A POLÍTICA DO GOVERNO FEDERAL TEM SIDO DE CONSOLIDAR AS PARCERIAS PRIVADAS DENTRO DOS PORTOS ORGANIZADOS, POR MEIO DA PRIVATIZAÇÃO DAS OPERAÇÕES PORTUÁRIAS, COM A COMPLEMENTAÇÃO DA ATIVIDADE ATRAVÉS DA PARTICIPAÇÃO DOS TERMINAIS DE USO PRIVATIVO E PROMOVER A DESCENTRALIZAÇÃO DO SUBSETOR, TRANSFERINDO AS ADMINISTRAÇÕES DOS PORTOS PARA OS ESTADOS E MUNICÍPIOS, OU, NO CASO DE PORTOS AINDA SOB JURISDIÇÃO FEDERAL, CONCEDER-LHES AUTONOMIA ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA. SOBRE O TEMA, FORAM FEITAS AS SEGUINTES AFIRMAÇÕES: I - NO ÂMBITO FEDERAL, SERÃO MANTIDAS AS FUNÇÕES DE SUPERVISÃO, CONTROLE E PROMOÇÃO, PARA NÃO PERDER A VISÃO SISTÊMICA DA CADEIA DE TRANSPORTE NACIONAL. II - PARA A CONSECUÇÃO DOS OBJETIVOS, O GOVERNO RETIROU-SE DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PORTUÁRIOS, QUE PASSARAM A SER EXECUTADOS PELO SETOR PRIVADO, OBJETIVANDO A MELHORIA DA QUALIDADE DOS SERVIÇOS OFERTADOS AO PÚBLICO, A OTIMIZAÇÃO DO USO DE SUAS INSTALAÇÕES E A REDUÇÃO DOS CUSTOS. III - NA EXECUÇÃO DESSA POLÍTICA FOI ESTIMULADA A QUALIFICAÇÃO DE OPERADORES PORTUÁRIOS PRIVADOS, O ARRENDAMENTO DE ÁREAS E INSTALAÇÕES E A PROIBIÇÃO DA IMPLANTAÇÃO DE TERMINAIS DE USO PRIVATIVO, EXCLUSIVO OU MISTO. ESTÁ(ÃO) CORRETA(S):
		
	
	I, II E III
	
	SOMENTE II
	
	SOMENTE I
	
	SOMENTE III
	 
	SOMENTE I E II
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602483617)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Entidade integrante da Administração Federal indireta, submetida ao regime autárquico especial, caracterizada por independência administrativa, autonomia funcional e mandato fixo de seus dirigentes, vinculada ao Ministério dos Transportes, criada para, dentre outras atribuições, estabelecer normas e padrões a serem observados pelas autoridades portuárias:
		
	
	CAP
	 
	ANTAQ
	
	OGMO
	
	DNIT
	
	ANVISA
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602483632)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Equipamento, geralmente, uma embarcação ou plataforma flutuante equipada com mecanismos necessários para se efetuar a remoção do solo. Estamos falando de:
		
	 
	Draga
	
	Retroescavadeira
	
	Molhes
	
	Quebra-Mar
	
	Guias Corrente
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201603064333)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Analise as lacunas abaixo sobre a estrutura do porto e complete-as selecionando a alternativa correta. "Porto é o espaço de terra e água provido de instalações e equipamentos que permitem o acolhimento de navios, dentre outras atividades, sendo que a sua estrutura é formada pelo................., que se trata de local onde a embarcação lança âncora; ..................que é uma construção que possui as duas extremidades dentro d 'água e tem por finalidade principal proteger a costa ou um porto da ação das ondas do mar e ..................... parte do cais que avança sobre o mar em linha reta ou em L, dentre outras instalações".
		
	
	Píer; quebra-mar; cais
	 
	Ancoradouro; quebra-mar; píer
	
	Ancoradouro; molhes; quebra-mar
	
	Pontes de atracação; molhes; cais
	
	Pontes de atracação; quebra-mar; defensas
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201602932327)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sabemos que a atividade portuária deve ser planejada dentro de um contexto espacial e comercial, o que implica tratá-la de acordo com o seu meio ambiente, que envolve tudo que o condiciona, aspectos culturais, tecnológicos, institucionais entre outros. Nesse contexto, esse planejamento deve contemplar as dimensões Local, Regional, Nacional e Internacional. Sobre a Política Portuária e seu planejamento, foram feitas as seguintes afirmações:
I - O objetivo da política portuária é desenvolver o sistema dentro da sua rede ou conexões, usufruindo e promovendo todos os seus agentes de desenvolvimento, possibilitando, assim, criar as condições ideais para se atingir esse desenvolvimento na sua total potencialidade.
II - Um aspecto importante do planejamento da atividade está na sua relação com a criação de empregos, tanto na forma direta como na indireta, relacionados à força de trabalho portuária e sua fixação nas proximidades do porto.
III - O planejamento da atividade portuária é função de Estado, para defender o interesse da sociedade como um todo, da universalidade dos serviços, cabendo estabelecer e fazer acontecer um sistema que funcione da melhor forma possível, o que significa fazê-lo a baixo custo social.
Está(ão) correta(s):
		
	 
	I, II e III.
	
	somente I.
	
	somente II e III.
	
	somente I e II.
	
	somente I e III.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201602483633)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Para verificar se um porto tem potencial para concentrar cargas ou configurar-se um hub-port, inicialmente devem ser analisados os seguintes aspectos:
		
	
	seu tamanho e custo de manutenção.
	
	seus concorrentes e facilidades.
	
	suas tarifas e lista de serviços.
	 
	seu hinterland, vorland e umland.
	
	suas funções: industrial, comercial e transporte.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201602628420)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Dentre as alternativas de resposta abaixo, há uma que NÃO se refere aos custos dos Operadores Portuários. Identifique-a:
		
	
	Mão-de-obra portuária, tanto avulsa quanto com vínculo.
	
	Valor do Arrendamento pago à Autoridade Portuária.
	
	Aquisição e manutenção dos equipamentos operacionais.
	
	Materiais de estiva, peação e separação de cargas.
	 
	Dragagem, sinalização e balizamento do canal de acesso.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201602435392)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Os seguintes serviços são cobrados dos navios pela Autoridade Portuária:
		
	
	Lanchas e Rebocadores
	
	Praticagem e Capatazia
	
	Conferentes e Estiva
	 
	Infraestrutura Aquaviária e Terrestre
	
	Dragagem e Sinalização
		 Gabarito Comentado.

Outros materiais