Buscar

Karl Marx resumo - sociologia da educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

O que é educação para Karl Marx
Para Karl Max e Engls a educação é uma ferramenta de luta contra as desigualdades sociais e que a partir desta pode se formar um indivíduo consciente de suas potencialidades, combatendo assim a alienação global. Foi na relação trabalho e educação que Marx formulou o cerne de sua concepção educacional, onde este observa que, por meio da educação aliada as práxis sociais era possível formar um Homem Novo, que estaria ciente de suas potencialidades históricas. 
Marx não teve seu trabalho voltado para a educação, seus textos apontavam a realidade capitalista nas quais a educação era sempre apontada como meta para uma revolução socialista. Foi observado em sua obra O Capital, onde este enfatiza a concepção para a educação, propondo a formação do homem omnilateral. O conceito omnilateral ocupava lugar central na proposta pedagógica marxiana, sendo este o indivíduo que integra e controla processos tecnológicos na concepção da produção fazendo com que atue de forma ativa frente a sociedade, rompendo assim, sua limitação. Sua concepção entendia que o homem não é apenas corpo, que este precisa de iguais condições e tempo livre para desenvolvimento físico e mental. No Manifesto Comunista 12 (de 1848), Marx e Engels propõe:
 “Educação pública e gratuita de todas as crianças, abolição do trabalho das crianças nas fábricas, tal como é praticado hoje. Combinação da educação com a produção material etc.” (Marx, Engels, 1982, p.125). 
Marx questionava a influência por parte do governo e da igreja na escola, este aponta que o estado deve apenas financiar e organizar, mas não deve ter total influência. Ainda questionava a existência de escolas técnicas combinadas com a escola primária. Ele acreditava que a partir da formação teórica prática o indivíduo pudesse ser formado plenamente, podendo assim transformar a sociedade, tornando esta igual sem diferenças sociais e isso só era possível através de uma boa educação. 
O estudo dos textos de Marx faz refletir sobre questões educacionais nos dias de hoje. E mostra como sua obra é importante, este faz refletir sobre questões do desenvolvimento capitalista e divisão social e que a transformação da sociedade deve começar pela educação pois só ela transforma uma sociedade. 
Referências
FERREIRA JR., Amarilio and BITTAR, Marisa. A educação na perspectiva marxista: uma abordagem baseada em Marx e Gramsci
<http://www.uab.ufjf.br/pluginfile.php/901865/mod_resource/content/1/Karl%20Marx%20Gramsci%20e%20a%20educa%C3%A7%C3%A3o.pdf > Acesso 10 Nov.2017

Outros materiais