Buscar

Plano de aula Ciclo da água

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Professora: Thayane
7º ano
Ciclo da água
OBJETIVO
Observar e compreender o ciclo da água
Conhecer o ciclo da água na natureza e a sua relação com a vida 
Compreender que as suas atitudes são muito importantes para a preservação do meio ambiente. 
DURAÇÃO
1h
ESTRATÉGIAS E RECURSOS
Dialogar com os estudantes, registrando o que eles já sabem sobre o tema e a relação que estabelecem com sua vida.
De onde vem a água? 
Como ela se transforma? 
Como se formam as nuvens e porque elas são diferentes? 
Qual a origem da água no planeta terra? 
O homem pode mudar o ciclo da água? desmatamento 
Qual a importância do ciclo da água para o meio ambiente? 
Exercícios
1 - Durante o ciclo da água, observamos a formação de nuvens, que ocorre graças à transformação do vapor de água em pequenas gotículas. Qual é o nome do processo que ocorre? R: condensação 
2 - Explique a importância da luz solar os seus efeitos no ciclo da água. 
R: aquecer a superfície da Terra dando origem aos ventos, provoca a evaporação da água dos rios, lagos e mares. 
3 - Do que depende o ciclo da água?
R: Depende da evaporação provocada pelo calor do sol e condensação nas camadas superiores da atmosfera 
Processo
O vapor de água, proveniente da evaporação, forma as nuvens na atmosfera. Quando estas nuvens ficam sobrecarregadas e atingem altitudes elevadas ocorrem as chuvas. Estas se formam, pois a temperatura cai e a água transforma-se em líquido (condensação).
Esta água que cai nas chuvas vai parar nos oceanos,rios e lagos. Depois, a água vai evaporar novamente, formando assim o ciclo da água mais uma vez.
Importância
O ciclo da água é de extrema importância para a manutenção da vida no planeta terra. É através do ciclo hidrológico que ocorrem a variação climática, criação de condições para o desenvolvimento de plantas e animais e o funcionamento de rios, oceanos e lagos.
-
Nas regiões mais altas e frias da atmosfera, o vapor de água se condensa, dando origem a nuvens; e em alguns casos, ele se resfria tanto que se solidifica, formando pedras de gelo ou neve. 
A água da Terra – que constitui a hidrosfera – distribui-se por três reservatórios principais, os oceanos, os continentes e a atmosfera, entre os quais existe uma circulação perpétua – ciclo da água ou ciclo hidrológico. O movimento da água no ciclo hidrológico é mantido pela energia radiante de origem solar e pela atração gravítica.
Pode definir-se ciclo hidrológico como a seqüência fechada de fenômenos pelos quais a água passa do globo terrestre para a atmosfera, na fase de vapor, e regressa àquele, nas fases líquida e sólida. A transferência de água da superfície do Globo para a atmosfera, sob a forma de vapor, dá-se por evaporação direta, por transpiração das plantas e dos animais e por sublimação (passagem direta da água da fase sólida para a de vapor).
A quantidade da água mobilizada pela sublimação no ciclo hidrológico é insignificante perante a que é envolvida na evaporação e na transpiração, cujo processo conjunto se designa por evapotranspiração.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais