Buscar

ética

Prévia do material em texto

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR PRESIDENTE TANCREDO DE ALMEIDA NEVES
 
DA NATUREZA JURÍDICA DA OAB
São João Del Rei, março de 2017.
 Bianca Ferreira, Mariana Mendonça e Nathália Cristina – 5° período diurno
'' A OAB tem natureza jurídica especial e única, sui generis, sendo pessoa jurídica de direito público interno, que executa serviço público federal, porém não equiparável à autarquia nem a entidade paraestatal. ''
A noção de descentralização da administração no direito brasileiro vem desde o tempo dos reis, em que para remover a centralização do poder, que antigamente estava apenas nas mãos do rei, foi necessário delegar funções, ou seja, separar os poderes. Foi tomando por base esse sistema, que temos hoje, no direito brasileiro a descentralização da administração, sendo assim acontece uma prestação de serviço público de forma indireta a fim de alcançar uma maior fiscalização e desenvolvimento estatal. Um dos conselhos fiscalizadores que podemos citar é a Ordem dos Advogados do Brasil. O Supremo Tribunal Federal a nomeou de ''sui generis'', uma expressão latim que significa do seu próprio gênero, ou seja, algo particular e único.
Grandes doutrinadores como Celso Antonio Bandeira de Melo, Maria Silva Zanela de Pietro, defendiam que a OAB seria uma autarquia ''sui generis'', entretanto após o julgamento da ação direta de inconstitucionalidade (ADI) nº 30.26 do STF, foi necessário a ponderação em alguns aspectos, e ficou como entendimento comum, formulado por Pedro Barreto e Fernanda Marinela, que a OAB não compõe os quadros da administração direta e nem da administração indireta, sendo assim, a OAB, não seria uma autarquia, nem seria fundação pública, nem empresa pública e muito menos sociedade de economia mista. A OAB seria uma prestadora de serviços públicos relevantes. Esse conceito está articulado no artigo 44 do estatuto da OAB.
Art. 44. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), serviço público, dotada de personalidade jurídica e forma federativa, tem por finalidade:
I - defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado democrático de direito, os direitos humanos, a justiça social, e pugnar pela boa aplicação das leis, pela rápida administração da justiça e pelo aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas;
II - promover, com exclusividade, a representação, a defesa, a seleção e a disciplina dos advogados em toda a República Federativa do Brasil.
§ 1º A OAB não mantém com órgãos da Administração Pública qualquer vínculo funcional ou hierárquico.
§ 2º O uso da sigla OAB é privativo da Ordem dos Advogados do Brasil.
A OAB é considerada uma pessoa jurídica ímpar, ou seja, ela não se enquadra em nenhum conceito das pessoas jurídicas brasileiras, ela não é espécie de nenhum gênero, não tem DNA de nenhuma pessoa jurídica do ordenamento brasileiro.
Não podemos dizer que a OAB é considerada uma autarquia especial, porque as autarquias especiais têm mais privilégios que as autarquias comuns. Porém, para os participantes da OAB existem alguns privilégios, todos provenientes de uma autarquia. A confusão para muitos doutrinadores partem daqui, pois, apesar de ser uma pessoa jurídica ímpar, tudo o que a autarquia tem direito, a OAB também tem, como por exemplo: privilégios processuais, prazo em dobro para recorrer...
A respeito das anuidades e das multas pagas pelos advogados, essas não são encarados como tributos, tendo em vista que não é considerada uma arrecadação do estado; a arrecadação é realizada por uma empresa de contabilidade privada. As dívidas remanescentes serão executadas em regime comum e não em regime de fazenda pública.
A Ordem não sofre controle da administração externa, que é o controle que o tribunal de contas realiza sobre os órgãos, e nem controle interno ou ministerial, que é o feito pela administração direta.
Esse órgão com o passar do tempo, adquiriu algumas vantagens em relação aos tributos, como por exemplo a imunidade tributária, que recai sobre suas vendas e serviços, tais vantagens se encontra no artigo 45 § 5° do estatuto da OAB.
Art. 45. São órgãos da OAB:
I - o Conselho Federal;
II - os Conselhos Seccionais;
III - as Subseções;
IV - as Caixas de Assistência dos Advogados.
§ 5º A OAB, por constituir serviço público, goza de imunidade tributária total em relação a seus bens, rendas e serviços.
Referências
Vídeo do palestrante Alberto Bezerra
www.google.com/percursos
www.google.com.br/amp/s/jus.com.br/amp/artigos/18304/1
www.plantalto.gov.br

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes