Buscar

Perguntas e Respostas Metabolismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questões Bioquímica
Lipídeos:
Como se dá a síntese de corpos cetônicos? E sua utilização?
Como ocorre a síntese de colesterol? E seu regulação? Eliminação?
Descreva a lipogênese, sua regulação e armazenamento no estado alimentado:
No que carreta a deficiência em carnitina? E qual processso a mesma faz parte?
Como ocorre a mobilização de lipídeos por diabéticos? Por que eles apresentam hálito cetônico?
Ciclo de Krebs
Quais os pontos de regulação do TCA e as moléculas regulatórias? Possui 4 pontos de regulação: a) a nível de citrato sintase, que produz citrato a partir de oxalacetato e acetil -coa. As moléculas que regulam INIBINDO SÃO: ATP, NADH, CITRATO, SUCCINIL COA. Já as que ESTIMULAM SÃO: ADP. 
b) a nível de isocitrato desidrogenase, que produz alfacetoglutarato por meio de isocitrato, as moléculas que regulam INIBINDO SÃO: NADH, ATP e as que ESTIMULAM são: ADP, AMPC E CA2+
c) a nível de alfacetoglutarato desidrogenase, que produz succinil coa a partir de alfacetoglutarato, as moléculas INIBITÓRIAS são: ATP, NADH, GTP, SUCCINIL COA. As moléculas ESTIMULATÓRIAS SÃO: CA2+
d) Piruvato desidrogenase que converte piruvato em acetil coa, liberando co2 e NADH. É um complexo composto por 3 enzimas, que se torna ativo quando desfosforilado por fosfoproteína fosforilase (dependente de ca2+ e mg2+) e inativo quando fosforilado por proteína quinase.
Quais são as reações anapleróticas e suas moléculas associadas? Reações anapleróticas são aquelas que geram moléculas do ciclo de Krebs, a fim de repô-los. Oxalacetato é obtido por meio de piruvato pela enzima piruvato carboxilase.
Cadeia transportadora de elétrons:
Descrever mecanismo da ATPsintase: pertence a membrana mitocondrial interna. Seu exterior é mais positivo devido ao bombeamento de H+ enquanto, seu interior é mais positivo. Atraídos pela eletronegatividade do interior, os prótons adentram o complexo e geram energia mecânica pelo gradiente, possibilitando síntese de ATP.
Qual a origem e o destino dos elétrons da ubiquitinona e moléculas associadas ao transporte?
Origem são as moléculas de NADH+H+ E FADH2. Destino é O2 para formação de água. No complexo 1, elétrons são transferidos de NADH+H+ para FMN, que se torna FMNH2 e transfere elétron para aglomerado de FE-S. Por fim, o e- passa para ubiquinona que torna-se ubiquinol. Saindo do primeiro complexo, segue para o terceiro. Esse transporte permite a passagem de 4h+. Já no segundo complexo, capta os elétrons de FADH2 e transfere para os centros de FE-S e por fim reduzem a ubiquinona e transferem o elétron para complexo 3. No complexo 3, os elétrons vão para centro de FE-S novamente e por fim para citocromo c. São bombeados 2 H+ nesse processo e os elétrons seguem para o quarto complexo que os conduzem para o aceptor final de elétrons: O2 
Via pentoses fosfato:
Descreva a via das pentoses e os eventos bioquímicos que ocorrem nela. A via das pentoses fosfato é uma das 3 vias as quais a glicose- 6- fosfato pode seguir e ocorre no citoplasma. Possui 2 fases. A fase oxidativa, irreversível, é onde acontece a conversão de glicose 6 fosfato para 6-fosfoglicerato, por meio da glicose-6-fosfato desidrogenase e liberação de NADPH, deste para 6 fosfogluconato e por fim ribulose-5-fosfato. Na fase não oxidativa, teremos a conversão de ribulose-5-fosfato para xilulose-5-fosfato e também ribose-5-fosfato. Tais moléculas podem reagir a fim de formar gliceraldeído-3-fosfato e também sedoheptulose-7-fosfato. Juntos, formam frutose-6-fosfato. A importância desta via não está ligado a produção de ATP, mas sim a produção de NADPH, essencial para manutenção da glutationa e biossíntese de a. graxos, colesterol e esteroides; e também a produção de ribose-5-fosfato, que é utilizado na síntese de nucleotídeos.
Transporte de substratos: A membrana interna da mitocôndria possui permeabilidade diferencial de modo que as substâncias carecem de transportadores. Adenina nucleotídeo translocase: Trasporte acoplado antiporte de ADP e ATP. Transportador de fosfato: transporte aoplado simporte de H+ e HPO3. Nucleotídeos como NAD, FAD carecem de lançadeiras que são: a) lançadeira glicerolfosfato. Dihidroxiacetona fosfato é reduzida por NADH e enzima glicerolfosfato desidrogenase citosólica,, tornando-se gliceraldeído-3-fosfato. Este por sua vez vai transferir o elétron para FAD, formando FADH2 que por sua vez irá reduzir ubiquinona em ubiquinol. B)lançadeira malato aspartato, NADH reduz oxalacetato a malato por meio da malato desidrogenase, e este será lançado do citosol para matriz por meio do transportador malato/alfacetoglutarato. Malato é convertido em oxalacetato novamente por meio de malatodesidrogenase ao liberar e-, e posteriormente em aspartato por meio de aspartato aminotransferase. Passa para citosol por meio de transportador aspartato/glutamato e uma vez no citosol é convertido novamente em Oxalacetato.
Glicogênse e glicogenólise e suas regulações:
Glicogênese:

Outros materiais