Buscar

questionario cardio

Prévia do material em texto

Diga como é classificada a cirulação humana e qual a classificação funcional dos vasos sangüíneos. 
R: Fechada, dupla e completa . 
-Fechada: porque o sangue circula dentro de vasos; 
- Dupla: pois pelo coração passam dois tipos de sangue; 
- Completa: pois no coração não ocorre mistura de sangue arterial com venoso.
-Vasos de Capacitância Veias 
- Vasos de Condutância Artérias
- Vasos de Troca Capilares 
- Vasos de Resistência Arteríolas
Capacitância: grande capacidade de armazenar sangue; 
Condutância: conduzem grandes volumes de sangue; 
Troca: permitem a troca de nutrientes e gases com os tecidos;
Resistência: oferecem resistências as variações de fluxo e de pressão.
Quais os tipos de potenciais de ação cardíacos existentes, suas fases, onde ocorrem e quais as diferenças entre eles? 
R: potencial de ação nas células cardíacas de resposta rápida ocorre no miocárdio atrial e ventricular e sistema His-Purkinge e potencial de ação nas células cardíacas de resposta lenta nos nodo SA e AV . 
O potencial de células de respostas rápida possui : 
Fase 0: despolarização 
canais de Na se abrem promovendo a entrada de íons sódio (mais abundantes no meio extracelular) no interior da célula. Esse influxo de cargas positivas despolariza a célula, que alcança potencial de membrana positivo (+30mV).
fase 1 : repolarização parcial 
Após este evento, são abertos canais de K “tardios”. Ocorre saída de íons K, o que leva a célula a iniciar o processo de repolarização. Esse fenômeno é chamado de repolarização precoce. Neste momento, no entanto, são abertos canais de cálcio, originando um influxo de íons cálcio para o interior da célula. Esse influxo de íons cálcio vai impedir, temporariamente, a repolarização da célula, sendo responsável pelo “platô” observado no gráfico do potencial de ação das células de resposta rápida. A entrada do cálcio “compensa” a saída do potássio, retardando a repolarização completa da célula.
Fase 2 : platô
Ocorre o influxo de Calcio para o interior da células miocárdicas pelos canais de cálcio , durante parte constante da fase 2 o influxo de cálcio é contrabalanceado pelo efluxo de potássio . 
Fase 3 : repolarização completa
Se inicia quando o efluxo de potássio da célula começa a excerder o influco de cálcio .
Fase 4:repouso 
Após a repolarização, é realizada a redistribuição dos cátions para seus valores habituais, ou seja, são reconstituídas suas concentrações inicias de cada lado da membrana. O íon Na, que durante a despolarização entrou na célula, é devolvido para o meio extracelular pela bomba Na/K ATPase. Ao mesmo tempo o íon K, que durante a repolarização saiu da célula, é internalizado por esta bomba.
A diferença entre O potencial de células de respostas rápida e potencial de células de respostas lenta é que na resposta lenta a despolarização é bem menos rápida , não há repolarização parcial ( fase 2) , o platô é menos longo e não tão estável e a transição para a repolarização final é menos distinta . 
Faça um esboço de um gráfico do ciclo cardíaco indicando todas as suas fases. 
Enchimento Ventricular Rápido 
• Enchimento Ventricular Lento (Diástase) 
• Contração Atrial 
• Contração Ventricular Isovolumétrica 
• Ejeção Ventricular Rápida 
• Ejeção Ventricular Lenta 
• Relaxamento Ventricular Isovolumétrico
4. Defina os volumes: sistólico, sistólico final e diastólico final. 
Volume Sistólico (VS): volume de sangue ejetado a cada sístole, ou seja, a cada contração
Volume Sistólico Final (VSF) ou Volume Residual (VR): É o volume de sangue que permanece nos ventrículos ao final da sístole ( 60 mL).
Volume Diastólico Final (VDF): é o volume nos ventrículos ao final da diástole ou volume do enchimento ventricular. ( 140 mL). VDF = VS
Quais são os mecanismos intrínsecos e extrínsecos de regulação do fluxo sangüíneo. Explique como cada um atua. 
Mecanismo Neural (Extrínseco): Estimulação Neural Simpática; 
Mecanismo Local (Intrínseco): Endotelial, metabólico e miogênico.
Mecanismo miogênico 
É independente do endotélio e do controle neural; - É um propriedade do músculo liso em responder ao estiramento com uma contração, para manter o fluxo; - Envolve os canais de Ca 2+ estiramento-dependentes. - Pressão transmural Promove estiramento = CONTRAÇÃO
Mecanismo metabólico 
O fluxo nos tecidos variam diretamente proporcional com a variação do metabolismo , quando o metabolismo aumenta o fluxo também aumenta . 
Existem duas hipóteses para explicar o mecanismo metabólico:
Suprimento x demanda 
O aumento do metabolismo tira oxigênio do vaso , o oxigênio do vaso causa vasoconstrição , a sua retirada do vaso provoca vasodilatação , assim aumenta o fluxo e chega mais sangue rico em oxigênio , porem a quantidade de metabolito também aumenta e para manter a chegada de oxigênio mantem então a vasodilatação . 
Produção x catabolização 
A adenosina ( metabolito que quabra ATP ) produzida nos tecidos inibe os canais de cálcio , relaxando os vasos , aumentando o fluxo .
Mecanismo endotelial 
Quando o sangue passa pelo vaso ocorre a produção de NO pelo endotélio , o oxido nítrico provoca a vasodilatação dos vasos .
Estimulação neural simpática 
O controlo extrínseco do fluxo sanguíneo é feito pelo sistema nervoso autónomo,. O sistema nervoso autónomo simpático determina o tonus vascular a partir da liberação de noradrenalina nos terminais simpáticos. Assim, a inibição simpática diminui o tônus vascular, causando vasodilatação, e a estimulação simpática aumenta o tônus vascular, causando vasoconstrição.
A atividade nervosa simpática aumenta a contratilidade atrial e ventricular. a duração da sístole é reduzida e a velocidade do relaxamento ventricular é aumentada durante as fases iniciais da diástole; esses dois efeitos auxiliam no enchimento ventricular. Para uma dada duração do ciclo cardíaco, a sístole abreviada permite mais tempo para a diástole e melhora o enchimento ventricular. A atividade nervosa simpática também melhora o desempenho do miocárdio, alterando a dinâmica do Ca++ intracelular , Esses efeitos facilitam o relaxamento e reduzem a pressão diastólica fi nal . A ativação dos canais de Ca++ aumenta o infl uxo de Ca++ durante cada platô do potencial de ação, e mais Ca++ é liberado pelo retículo sarcoplasmático em resposta a cada excitação cardíaca. A força contrátil do coração é, dessa maneira, aumentada.
6. Diga quais são os principais reflexos cardiovasculares, onde se localizam seus receptores, quais são os estímulos para sua ativação e as respostas por eles evocadas.
 Barorreflexo , se localizam no Arco aórtico e Seio Carotídeo . São estimulados por pressão arterial alta que provoca o estiramento do vaso . Tem como respostas a diminuição da frequência cardíaca , da contratilidade cardíaca , e da resistência vascular periférica , ou seja , dilatação , levanta a diminuição da pressão arterial . 
Quimiorreflexo , se localizam no Arco aórtico e Seio Carotídeo. São estimulados por alta pressão de gas carbônico , baixo ph e baixa pressão de oxigênio .Tem como respostas o aumento da frequência respiratória , diminuição da frequência cardíaca e aumento da resistência vascular periférica , ou seja , constrição elevando assim a pressão arterial . 
Bezold-Jarisch (Cardiopulmonar) se localizam nas Câmaras cardíacas e Vasos pulmonares. São estimulados pelo Estiramento das câmaras cardíacas e vasos pulmonares e tem como respostas diminuição da frequência cardíaca ,da contratilidade cardíaca e da resistência vascular periférica ( dilatação) diminuindo a pressão arterial . 
 7. Explique como ocorre a regulação da pressão a médio e longo prazo.
A regulação a curto prazo ocorre por meio de reflexos cardiovasculares, enquanto que a regulação a médio e longo prazo é realizada pelos rins . Principais reflexos cardiovasculares: barorreflexo, quimiorreflexo e o reflexo cardiopulmonar (ou Bezold-Jarisch); E a regulação a médio e longo prazo ocorre pela ativação do sistema: Renina – Angiotensina – Aldosterona e osRins. 
Quando a pressão arterial cai, a pressão de perfusão renal também diminui. As células justaglomerulares da arteríola aferente detectam esta queda e liberam a renina que cai no plasma e vai atuar sobre o angiotensiogênio para ativar o sistema Renina Angiotensina Aldosterona.A renina converte o angiotensiogenio em angiotensina I que passa pelo corpo e por meio de uma enzima conversora a ECA que é encontrada no endotélio vascular de vários órgãos. , é convertida em angiotensina II que age para o aumento da pressão arterial . 
 8. Quais são os fatores que auxiliam no retorno venoso durante uma hipotensão ortostática? 
A não ativação dos barroceptores , a ação da bomba muscular esquelética e a bomba respiratória . 
9. Cite 5 medidas que poderiam ser tomadas para abaixar a pressão de um indivíduo hipertenso. 
Exercício físico (intervenção não-farmacológica); 
Dieta hipossódica; 
Uso de - bloqueadores; 
Uso de inibidores da ECA (iECA; ex.: captopril, enalapril, ramipril)
Utilização de vasodilatadores (doadores de NO); 
Diuréticos 
Bloqueadores de canais de Ca2+
10. Descreva como é feita a medida de pressão arterial pelo método indireto? 
Por meio do esfi gmomanômetro. Quando as medidas da pressão sanguínea são feitas no braço, a pressão sistólica pode ser estimada pela palpação da artéria radial no pulso (método palpatório). Enquanto a pressão no manguito excede o nível sistólico, nenhum pulso é percebido. Quando a pressão cai abaixo do nível sistólico (Fig. 17-22, A), um jato de sangue passa pela artéria braqueal sob o manguito, durante o pico da sístole, e um leve pulso será sentido no punho. O método auscultatório é mais sensível e, portanto, é uma técnica mais precisa para a medida da pressão sistólica, e também permite que a pressão diastólica possa ser estimada. O clínico ouve com o estetoscópio colocado na pele do espaço antecubital, sobre a artéria braquial. Enquanto a pressão no manguito excede a pressão sistólica, a artéria braquial está ocluída e nenhum som é ouvido (Fig. 17-22, B). Quando a pressão de infl ação cai logo abaixo do nível da pressão sistólica (120 mmHg na Fig. 17-22, A), um pequeno jato de sangue passa pela região ocluída pelo manguito, e sons fracos (os chamados sons de Korotkoff) são ouvidos a cada batimento cardíaco. A pressão na qual o primeiro som é detectado representa a pressão sistólica. Ela geralmente corresponde à pressão sistólica medida diretamente. Como a pressão de infl ação no manguito continua a cair, mais sangue escapa para abaixo do manguito a cada batimento e os sons se tornam mais altos. Quando a pressão de infl ação se aproxima do nível diastólico os sons de Korotkoff fi cam abafados. Quando a pressão de infl ação cai abaixo do nível diastólico (80 mmHg, na Fig. 17-22, A) os sons desaparecem; a pressão registrada nesse ponto indica a pressão diastólica. A origem dos sons de Korotkoff está relacionada com os jatos descontínuos de sangue que passam pela região do manguito e encontram a coluna estática de sangue abaixo do manguito; o impacto e a turbulência geram as vibrações audíveis. Uma vez que a pressão de infl ação é menor que a pressão diastólica, o fl uxo é contínuo na artéria braquial e os sons não são mais ouvidos (Fig. 17-22, C).
11. Explique por que, ao contrário do que observamos no músculo esquelético, não observamos contrações tetânicas no coração? 
No pico do potencial de ação os canais de Na fecham-se e tornam-se inativo. Este canal não se reabrirá até mesmo se a célula receber um outro estímulo para despolarizar-se. Enquanto um canal de Na encontra-se inativo, um outro potencial de ação não pode ocorrer. Quando a célula volta ao seu nível de repouso, a inativação do canal de Na termina e este se abre. Assim, a inativação do Na impede que um segundo potencial de ação ocorra até que um potencial de ação tenha terminado. Este período entre um potencial de ação até outro que não poderá ser iniciado chama-se período refratário. Em um músculo esquelético este período dura de 1 a 2 ms, no músculo cardíaco este período dura 100 a 250 ms. A importância deste período refratário é que ele garante um período de relaxamento (e novo enchimento do coração) entre as contrações cardíacas. Por este motivo também as células musculares cardíacos não entram em tetania.
12. Explique o mecanismo de Frank-Starling e diga qual a sua importância. 
independente de qualquer estímulo externo neural ou hormonal, quando submetido ao estiramento de suas paredes musculares, é capaz de promover uma contração naturalmente mais vigorosa, aumentando, conseqüentemente, o volume sistólico do ciclo e o volume diastólico do ciclo. Segundo o mecanismo de Frank-Starling, quanto maior o enchimento, maior será a ejeção.
13.Explique por que a apnéia obstrutiva do sono poderia levar a alterações na regulação da pressão arterial.
A apneia obstrutiva do sono Caracteriza-se por episódios recorrentes de cessação do fluxo aéreo decorrente do colapso inspiratório das vias aéreas durante o sono, seguida de queda da saturação arterial de oxigênio . A queda do oxigênio e o aumento da concentração de gas carbônico no sangue ativa os quimioceptores que promovem o aumento da frequência respiratória , a diminuição da frequência cardíaca e aumenta a resistência venosa periférica ou seja , constrição dos vasos aumentando assim a pressão arterial . O aumento da pressão arterial ativa então os barroceptores que diminuem a contratilidade , frequência e resistência venosa , causando dilatação dos vasos para diminuir a pressão arterial Essa ativação simpática persistente, com diminuição na sensibilidade dos barorreceptores dessensibiliza os barorreceptores que param de realizar a função de diminuir a pressão arterial , sendo assim a pressão permanece alta mesmo fora dos episódios de apneia . 
 14.Diga quais fatores poderiam influenciar o débito cardíaco. Além disso, dê exemplo de substâncias com efeito inotrópico e cronotrópico negativos.
Fatores cardíacos 
Frequência cardíaca e contratilidade cardíaca 
efeito inotrópico quando mexe com a frequência ex : dopamina ,epinefrina . 
efeito cronotrópico quando mexe com a contração ex :
Fatores de acoplamento 
Pré-carga : estiramento sofrido pelos ventrículos antes da sístole ( contração)
Pós-carga: resistência contra a qual o coração bombeia o sangue 
15.O que é incisura dicrótica e o que ela representa? 
Representa o final de um período de sístole e injeção ventricular . 
16.Descreva a via de formação da Angiotensina II no sistema Renina-AngiotensinaAldosterona, e cite pelo menos 4 ações a Angiotesina II para elevar a pressão arterial.
A cascata de reações inicia-se com a renina clivando o angiotensinogênio para que ocorra a formação do decapeptídeo inativo denominado angiotensina I, no qual é convertido pela enzima peptídeo ativo denominado angiotensina II. A angiotensina II resultante pode atuar em receptores específicos ou ser degradada em fragmentos menos ativos.
Vasoconstrição direta (potente vasoconstritor); 
Estimula a liberação de aldosterona no córtex adrenal (retenção de Na+ ) ; 
Estimula a liberação de ADH (retenção de H2O);
Estimula o centro da sede no hipotálomo;
Potencializa a ação do sistema nervoso simpático;
Inibe o barorreflexo

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes