Buscar

resumo P1 BIOCel

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Cel constitui a unidade morfológica e fisiológica de tdo organismo vivo. Se originam de outra cel unicamente. A menor unidade vida autônoma é a cél. Propriedade do organismo dependa da da cel.
Estrutura tipica de um vírus: Vírus não é célula!Não atende a teoria celular: Celula tem bioquímica própria e virus não tem! Não é capaz de se se reproduzir atraves de outro viruspre existente! Vírus são vivos? Dentro da cel são ATIVOS, fora da cel são apenas agrupamentos de elementos químicos.
Haeckel: Introdução do Reino Protista
Whitaker(1969)- Dividiu os organismos em 5 Reinos através de suas características morfológicas e fisiológica. 
C. Woese: Classificou os organismo em Domínios, comparando a sequência de rRna de diferentes organismos, baseando-se em aspectos evolutivos(filogenéticos)
3 domínio: Archaea: Procarioto Halobacterium helobium Bacteria: Procarioto Eukarya: Eucarioto
Pq Rrna e não DNA?todo organismo vivo tem ribossomo. Molecula pequena,pouca variabilidade
Procarioto(cel procarioto)= não possuem envoltório nuclear.(geralm. Unicelular). São mais simples que as de eucarioto Estrutura:molécula única de DNA circular, não associado com histonas, possui plasmídeo (DNA extracromossomal)
Eucarioto( Cel eucarioto)= (uni ou multicelular) que apresenta envoltório nuclear, maior complexidade, nucleo individualizado. Nucleo da cel vegetal é periferico por causa do vacuolo
Allium cepa: cebola
Transporte ativo: com gasto energético no processo. Exemplo:Bomba de Sódio e potassio onde vai do gradiente menos concentrado para o mais
Transporte passivo:sem gasto energético. Ex: difusão simples, onde moléculas pequenas e lipossolúveis passam através da membrana, como a água passando pela membrana, ou O2 e co2. Também pode ocorrer difusão facilitada por uma proteina e osmose.
Composição Química da cél: ÁGUA, Subst Inorgânicas e Subs Orgânicas Agua 70% +- na célula.
Importância da água: solvente universal, termoestável, veiculo de subst que passam através da membrana,hidratação, coesão e adesão, indispensável ao metabolismo celular.
Sistema Respiratório: Célula Pneumocitos II produz surfactante que é um líquido com a função de reduzir a tensão superficial nos alvéolos e permitir que eles se expandam.
Sindrome da Angústia Respiratória: os pneumocitos II ainda não são maduros o suficiente pra produção desse surfactante, o que faz com que alveolos não se expandam. Esse filme AQUOSO que tem em volta dos alveolos aumenta a tensão neles ( vapor d agua gera tensao tensao superficial nos alveolos) e isso faz com que haja necessidade do surfactante produzido pelas celulas no pneumocitos II. SEM SURFACTANTE PULMOES COLABAM: PAREDE ENCOSTAM
Sistema Digestório: No sistema digestório, a água envolve o bolo alimentar e gera uma tensão superficial, e a bile vai entrar com mesmo efeito do surfactante atuando diminuindo a tensão superficial, pra permitir que as enzimas possam atuar no bolo alimentar. Caso a pessoa tenho problema na bile: diarreia.
Metabolismo Integrado: Catabolismo: degradação e Anabolismo: sintese
Glicídios (Açucares) São digeridos na boca pela alfa amilase no estomago nd ocorre, e no intestino sofre ação do suco pancreatico.
O transporte de glicose é fundamental para o metabolismo energético celular. A rota glicolítica é empregada por todos os tecidos para degradação de glicose e fornecimento de energia (na forma de ATP) e intermediários para outras rotas metabólicas. 
Hepatócito(FÍGADO): Glicose → fosforilada e transformada em → Glicose 6P quebrada em Pyruvato→ Acetil Coa → Ciclo de Krebs ou Ácidos Graxos e Colesterol
Glicocalice: protege superficie celular, necesário pra reconhecimento e adesão celular.
Lipids rafts:F de organização das proteinas da membrana em microdominios,transporte.
Desmossosmos: F: adesão(une uma celula a outra, utiliza filamento de actina)
Zona Oclusiva: Impede entrada de microorganismos na celula
5 CITOESQUELETO: Consiste em uma malha formado por três tipos de filamentos proteicos: MICROTUBULO, FILAMENTO DE ACTINA E FILAMENTO INTERMEDIÁRIO.Tem como função sustentação, movimentar substância e também e também permite o movimento celular.
5.1 Microtubulo: filamento proteico de forma cilindrica. São macromoléculas cuja nanomeros são alfa e beta turbulina, estão em constante reogarnização crescendo em uma das suas extremidades graças a polimerização dos dimeros e diminuindo do outro lado onde predomina a dispolimerização. Os microtubulos participam da movimentação de cílios e flagelos, transporte intracelular de partículas e deslocamento do cromossomo na mitose, estabelecimento e forma da célula. Os microtubulos são organizados através do CENTROSSOMO, possuindo um par de centríolos no seu centro, os centriolos não são os agentes formadores de fuso, são os centrossomos. São organelas microtubulares: centríolo, cílios e flagelos, corpusculo basal e fusos.
Foram encontradas proteínas motoras associadas aos microtubulos: cinesinas e dineinas, se locomovem usando microtubulo como trilho, transportando organelas diferent, cinesina move extr +
5.2 Microfilamento/ Filamento de Actina: microfilamentos finos e flexiveis, cada filamento é uma cadeia torcida de molecula globular de actina, reunidos em feixes ou redes. Conferem forma celular, locomoção celular (contração),auxilia no transporte intracelular e no posicionamento de macromolec.
5.3 Filamentos Intermediários: fortes filamentos proteicos, mais abundantes que sustentam a posição do núcleo e das organelas celulares, aparecem em todo citoplasma diferente do microfilamento que se concentra na perifeira.Confere resistência mecânica a célula, capacita a cel a suportar tensão mecânica, são estáveis/não participam de movimento celular, forma rede em todo citoplasma. Ex: Queratina (celulas epiteliais) Vimentina(cel mesodermicas) Desmina(cel muscular)
Membrana: estrutura lipoproteica fluida formada por uma camada fosfolipídica( com a cauda hidrofóbica e cabeçahidrofílica), acidos graxos e colesterol. F: permeabilidade seletiva,proteção
2 Especializaçõe da membrana:2.1 Microvilos Função: aumentar absorção de nutrientes na cel intestinas 2.2 Estereocílios F: aumentar a difusão de nutrientes e água ex:epididimo

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais