Buscar

PROVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/10
No senso comum, quando se pensa em existencialismo, normalmente as pessoas trazem à memória a famosa frase de Shakespeare: \u201cSer ou não ser, eis a questão\u201d. Porém, os estudos trabalhados na disciplina de Fundamentos Filosóficos assinalam que este conceito não é tão simplista de modo a ser enquadrado neste trecho da obra Shakespeariana.  
Conforme os preceitos filosóficos, assinale a alternativa que conceitua corretamente o existencialismo.
c) É uma corrente filosófica que enfatiza a liberdade e a responsabilidade individual do ser humano.
Você acertou!
O foco dessa filosofia é a liberdade e a responsabilidade individual do ser humano.(P125)
 
Questão 2/10
Na foto acima é possível visualizar a imagem dos dois filósofos, considerados como os precursores do Socialismo Científico.
Assinale a alternativa que completa a sentença a seguir.
 
Para Marx e Engels, os planos de socialistas pacíficos para a transformação da sociedade não passam de utopias, pois a história da humanidade sempre foi marcada pela: 
luta de classes.
Você acertou!
A luta de classes sempre foi presente na história da humanidade, de acordo com Marx e Engels. Houve conflito entre patrícios e escravos, entre senhores e servos, entre capitalistas e trabalhadores.(p.95)
Questão 3/10
Para Marx e Engels, a história da humanidade deve ser sempre estudada e elaborada em conexão com a história da indústria e das trocas.
Como se desenvolve a história para Marx e Engels? Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta
e) Desenvolve-se de forma dialética.
Você acertou!
Para esses filósofos, a história desenvolve-se de forma dialética, isto é, em um movimento de tese/antítese/síntese, configurada em uma contínua luta de classes. (p.100-101)
Questão 4/10
O pensamento filosófico empenha-se em pensar, repetidas vezes, o mesmo assunto, e como um círculo, encerra-se em si mesmo. (ARAÚJO, G. Fundamentos Filosóficos do Pensamento Moderno. Rio de Janeiro: Universidade Castelo Branco, 2007). Deste modo, em torno dele, surgem várias correntes ao longo da história, incluindo-se o pensamento grego.
 
 
Considerando os apontamentos de Vasconcelos (2011), no que diz respeito ao período clássico do pensamento grego, analise as proposições a seguir e, em seguida, assinale a alternativa correta.
I. Os filósofos gregos antigos assim como os modernos, afirmam que a razão está corrompida pelo pecado original e não é capaz de conhecer a verdade. 
II. O pensamento grego antigo, sobretudo no período clássico, versava apenas sobre questões cosmológicas e não se interessava por questões políticas. 
III. De acordo com Platão, considerado o mais notável discípulo de Sócrates, as ideias são seres perfeitos e eternos. 
IV.  Para Aristóteles a realidade é exatamente aquilo que conhecemos por meio dos sentidos e as ideias só existem na mente humana. 
	
As proposições III e IV estão corretas.
	
Questão 5/10
\u201cDescrever a filosofia medieval é um fenômeno complexo [...] Do ponto de vista histórico, esse estudo passa inevitavelmente pelo reconhecimento de que a transmissão do saber é um fenômeno que acompanhou a história política das instituições. A filosofia grega em sua origem, passou a ser romana e depois cristã.\u201d (STORCK, Alfredo.Filosofia Medieval. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editora, 2003, p. 09)
No tocante ao pensamento medieval analise as proposições a seguir. 
I. Uma das novidades principais do pensamento medieval em relação à filosofia grega antiga é a questão da relação entre a razão humana e o conhecimento da verdade.
II. O pensamento Medieval se caracteriza pela valorização do ser humano e principalmente da sua razão que garante a conquista da verdade.
III. De acordo com a perspectiva cristã, que no período medieval fica em evidência, a verdade absoluta só pode ser conhecida por meio da fé.
IV. No contexto medieval um dos principais problemas filosóficos é o conflito entre fé e razão. 
 
Assinale a alternativa com os itens corretos.
	c)As proposições I, III e IV estão corretas.
Conforme relata Vasconcelos (2011, p 31) no período Medieval o pensamento cristão é dominante e o centro da reflexão se desloca para o conhecimento de Deus. A razão e o homem se encontram deformados pelo pecado e consequentemente a verdade absoluta só pode ser conhecida por meio da fé.
Questão 6/10
Aristóteles ao longo dos anos inverteu a Teoria de Platão. Onde Platão via ideias como existência independente, ele via essências personificadas na substância do mundo (STRATERN, 1997).STRATERN, Paul. Aristóteles em 90minutos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997. 
Considerando os conteúdos abordados em aula e no livro base da disciplina, no que diz respeito à teoria aristotélica do conhecimento, considerando os apontamentos de Vasconcelos (201) analise as afirmações a seguir e marque V para verdadeiro ou F para falso. Em seguida assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
(  ) Aristóteles  não rejeita nenhum ponto da teoria platônica, pois como Platão, ele afirma que as coisas estão em perpétua mudança. 
(  ) De acordo com Aristóteles adquirir ideias significa conhecer a essência, ou seja, aquilo que permanece diante das mudanças.
(  ) Conhecer é fazer vir à tona as ideias eternas que a alma humana  possui desde o momento de sua concepção.
(  ) Na concepção aristotélica corpo e alma estão  unidos em um vínculo de dependência recíproca, isto é, para existirem, um depende do outro.
	
F – V- F- V.
Você acertou!
Aristóteles rejeita a teoria platônica do mundo das ideias, para ele as coisas mesmo estando em perpétua mudança, possuem uma essência que é universal. Exemplo: os seres humanos nascem, crescem, envelhecem, mas a humanidade que é comum entre eles permanece sempre a mesma. Adquirir ideias significa conhecer esta essência que permanece diante das mudanças. (p.29).
Questão 7/10
Assinale a alternativa que responde a questão a seguir.
Hegel, considerado o mais importante filósofo alemão do século XIX, utilizava um método de análise, no qual, o movimento do pensamento era concebido a partir do choque de ideias contraditórias. Que método é esse?
 
Dialético.
Você acertou!
Para Hegel, como o pensamento e a realidade são a mesma coisa,

Outros materiais