Buscar

RESUMO QUIMICA NUCLEAR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Resumo Capítulo 21- Química Nuclear - 21.1 e 21.2
Reações Nucleares- Variações na matéria originada no núcleo de um átomo. 
Quando os núcleos variam espontaneamente, emitindo radiação, dizemos que eles são radioativos. 
Química Nuclear- Estudo das reações nucleares e respectivas utilizações na química. 
21.1- Radioatividade
Conceitos: 
Núcleons= Partículas subatômicas localizadas no núcleo. 
Número de massa= número total de Núcleons do núcleo. 
Nuclídeo= Núcleo com um numero específico de prótons e nêutrons. Quando esse é radioativo é conhecido por radionuclídeo, e os átomos contendo esse núcleo, radioisótopo.
Isótopos= Átomos com mesmo número atômico mas diferentes números de massa sao conhecidos como. Os diferentes isotopos tem diferentes abundâncias naturais, assim como diferentes núcleos tem diferentes estabilidades.
Os radionuclídeos, diferentemente doa núcleos comuns, são instáveis e emitem espontaneamente particulas e radiação eletromagnética. A emissão de radiação é uma das maneiras para qual um núcleo instável é transformado em um mais estável com menos energia. A radiação emitida transporta o excesso de energia.
O urânio-238, por exemplo, ê radioativo, sofrendo reação nuclear em que núcleos de hélio-4 são emitidos espontaneamente. Essas partículas são conhecidas como partículas alfa, e um feixe delas, radiação alfa.
Ex: 23892U -> 23490Th + 42 He
#explicar oq acontece nessa reação nuclear durante a apresentação#
Quando um Nuclídeo se decompoe espontaneamente dessa forma, dizemos que ele decaiu. Como a partícula alfa está envolvida nessa reação, os cientistas chamam de decaimento alfa.
Tipos de decaimento radioativo
Os três tipos mais comuns são radiação alfa, beta e gama. 
A radiação alfa consiste em um feixe de núcleos de hélio-4, conhecidos como partículas alfa, que representamos como 42He ou 42alfa(colocar símbolo). 
A radiação beta consiste em feixes de partículas beta, que são elétrons de alta velocidade emitidos por um núcleo estável. Essas partículas são representadas nas reações nucleares pelo símbolo 0--1 ou como 0--1 beta(colocar simbolo). Esse tipo de radiação acaba aumentando em 1 o número atômico do elemento durante o decaimento. 
A radiação gama consiste em fótons de alta energia (radiação eletromagnética de comprimento de onda muito curto). Essa radiação não muda o número atômico nem a massa atômica de um núcleo e é representada como 00y ou simplesmente y. Quase sempre acompanha outra emissão radioativa porque ela representa a energia perdida quando os Núcleons restantes se reorganizam em arranjos mais estáveis. 
Os outros tipos de decaimento radioativo são a emissão de pósitron e a captura de um elétron. 
Um pósitron é uma partícula que tema mesma massa de um elétron mas uma carga contrária. Ele é representado como 01 e. A emissão dessa partícula faz com que o número atômico diminua em 1, pois tem o efeito de conversão de um próton em um nêutron. 
Obs: Um pósitron tem vida muito curta pois é aniquilado quando colide com um elétron, produzindo raios gama:
 01 e + 0-1 e -> 2 00y
Já a captura de um elétron é a captura pelo núcleo de um elétron da nuvem eletrônica ao redor do núcleo. A captura de elétron também tem o efeito de converter próton em nêutron.
11 p -> 0-1 e -> 10 n
21.2- Padrões de estabilidade nuclear
A estabilidade de um núcleo depende de diversos fatores, e não há nenhuma regra simples que nos permite dizer se um núcleo é radioativo e como ele deve decair. Porém, algumas observações empíricas podem ajudar na determinação da estabilidade de um núcleo. São elas:
Razão nêutron-próton: Essa razão aumenta com o aumento do número atômico. 
Pois quanto mais os prótons se “apertam” no núcleo, mais nêutrons sao necessários para manter o núcleo unido. O número de nêutrons necessários para criar um núcleo estável aumenta mais rapidamente que o número de prótons. 
O tipo de decaimento de um radionuclídeo depende em grande extensão da razão nêutron-próton comparada com a de núcleos proximos dentro do cinturão de estabilidade. #colocar imagem do cinturão para q possamos exemplificar# Verifica-se três situações gerais:
1- Os núcleos acima do cinturão: altas razões nêutron-próton. 
Esses núcleos ricos em nêutrons podem diminuir suas razões e moverem-se no sentido do cinturão de estabilidade, emitindo uma partícula beta. 
2- Os núcleos abaixo do cinturão: baixas razões nêutron-próton. Esses núcleos ricos em próton podem aumentar suas razões emitindo pósitron ou capturando elétron. A emissão de pósitron é mais comum que a captura de elétrons em núcleos mais leves, entretanto, a captura de elétrons torna-se de modo crescente mais comum à medida que a carga nuclear aumenta.
3- Os núcleos com números atômicos >= 84: Esses núcleos mais pesados, tendem a sofrer emissão alfa. A emissão de uma partícula alfa diminui tanto o número de nêutrons quantoo de prótons em 2, movendo o núcleo diagonalmente no sentido do cinturão de estabilidade. 
#colocar figura 21.3- brown#
Série de Radioatividade
Alguns núcleos não podem ganhar estabilidade por uma única emissão, como o uranio-238. Em decorrencia disso, ocorre uma serie de emissões sucessivas. Tais reações continuam até que um núcleo estável seja formado. Uma série de reações nucleares que começa com um núcleo instável e termina com um estável é conhecida como série de radioatividade ou série de desintegração nuclear. Três dessas series ocorrem na natureza: A que começa com urânio-238 e termina com chumbo-206; a que começa com urânio-235 e termina com chumbo-207 e a que começa com tório-232 e termina com chumbo-208.
Obs: Para ajudar a determinar a estabilidade nuclear pode se observar que nucleos com números pares tanto de prótons quanto de nêutrons geralmente são mais estaveis que os com números ímpares.

Outros materiais