Buscar

Portfólio 3º Período

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

JORNAL DO PEDAGOGO - UNOPAR
Imagem: Escola com rampa de acesso destinada aos cadeirantes.
ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente): um sonho ainda a ser concretizado no espaço escolar.
A escola, sociedade, governo e família precisam lutar juntos para fazer valer o ECA, em todos os espaços. Sonhos só se concretizam com pessoas acordadas e atentas as mudanças sociais.
Imagem: Palestra voltada aos alunos com utilização de Datashow.
O uso das tecnologias na escola: contra ou a favor?
Em entrevista à professora Franciele Magalhães, ela se diz a favor, pois, acredita que as tecnologias vêm somar para um ensino de maior qualidade. 
Segundo a professora, “os recursos tecnológicos proporcionam uma diversificação das metodologias utilizadas durante as aulas, o que acaba atraindo mais a atenção dos alunos. O próprio uso do celular poderia contribuir, desde que ocorra uma conscientização dos alunos sobre seu uso, com a parceria e consentimento dos pais. Haja visto que, não adianta negar uma realidade vivida por toda a sociedade que independe da nossa vontade”.
Educação Inclusiva: a escola e a acessibilidade.
Segundo Paulo Freire, a inclusão acontece quando "se aprende com as diferenças e não com as igualdades".
A construção de uma sociedade mais justa tem que começar na escola. Quando há um aluno com deficiência na sala de aula, todos aprendem a lidar com as próprias dificuldades e a respeitar os outros.
A diversidade e o preconceito na escola.
Ensinar a importância do respeito à diversidade é fundamental em um ambiente escolar. É importante deixar claro desde os primeiros anos escolares que todos são iguais.
	Segundo a especialista em educação, Elane Cristina, “a escola tem como função, além de repassar conteúdos, formar cidadãos éticos, que respeitam as diferenças e abominem qualquer ato preconceituoso, porque, num país onde não há uma "raça pura", torna se cada vez mais incoerente este tipo de atitude”.

Outros materiais