Buscar

COMPLEXO DENTINA tecidos dentários

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

COMPLEXO DENTINA-POLPA:
Por que complexo dentina-polpa? Ambos tem uma relação de acordo com a topografia, ambos originados de células ectomesequimais e as funções. 
A dentina é um tecido mineralizado, porem é menos rígido que o esmalte. E a polpa é formada por tecido conjuntivo frouxo. Apesar da mesma origem.
Dente anquilosado: quando não existe ligamento periodontal entre dentina e osso.
Dentinogênese: 
Ocorre a partir de um fenômeno de margeação. As células mesenquimais indiferenciadas que se aproximam do epitélio interno do órgão do esmalte, se tornam pre odontoblastos, com isso, vão induzir as células do epitélio interno a inverter a polaridade e se tornar uma célula colunar alta que é o pré ameloblasto. Quando o pré ameloblasto é diferenciads, os pré odontoblastos vão passar por um processo de diferenciação até se tornarem odontoblastos e começarem a produzir dentina (primeira camada chamada de dentina do manto). Os prolongamentos vão se alongando, no polo basal que vão ser emitidos prolongamentos para a deposição da dentina. 
Os tipos de dentina produzida são diferentes. 
As etapas se iniciam no processo de diferenciação dos odontoblastos, formação da matriz orgânica da dentina, formação da dentina do manto, formação da dentina circumpulpar, formação da dentina radicular, desenvolvimento da polpa. 
As células ectomesenquimais da papila dentária se diferenciam em odontoblastos. A partir do momento em que o prolongamento do odontoblasto se alonga, há a formação de um túbulo para que haja a deposição. O odontoblasto maduro se caracteriza exatamente por ser uma célula com um único prolongamento. 
Nessa etapa de diferenciação ocorrem eventos importantes, as células que eram cubicas baixas, se tornam células cilíndricas altas com núcleo polarizado (invertido), voltado para o estrato intermediário. E os odontoblastos assumem um processo de diferenciação, células da periferia dentária, com muitas organelas (que vão servir para a excreção), com núcleos também polarizados. Nessa etapa vai haver a secreção de matriz orgânica da dentina de maior parte formada por colágeno tipo I, colágeno tipo III e V e alguns constituintes não colagenicos (proteínas e fosfoproteinas dentinárias...)
A secreção dessa dentina se dá por vesículas chamadas de grânulos de secreção e pelo prolongamento vai se depositando em seu entorno. A dentina do manto, a primeira camada produzida vai constituir a junção amelo-dentinária. A amelogenese é posterior a dentinogênse.
Formação da dentina: fibras colágenas perpendiculares à superfície dos pré ameloblastos.
Aumento da produção de dentina e deslocamento dos corpos celulares dos odontoblástos em direção a papila dentária, cujos processos odontoblásticos curtos vão se tornando longos e únicos. 
As vesículas de matriz irão se expandir ate mineralizar o tecido. 
A DENTINA DO MANTO É FORMADA POR ODONTOBLASTOS AINDA NÃO DIFERENCIADOS POR COMPLETO. Odontoblasto em diferenciação, quando atinge de 10 a 30 nm ela deixa de ser do manto. 
FORMAÇÃO DA DENTINA CIRCUMPULPAR: se forma após a dentina do manto. Vai constituir a maior parte da dentina do tecido dentinário. A diferenciação do odontoblasto já está completa. Os odontoblastos se deslocam centripetamente, pois vai em direção a papila dentária. Formam uma camada não mineralizada de pré dentina. 
Constituídas por fibrilas colágenas e moléculas promotoras de mineralização. 
O túbulo dentinário é o espaço ocupado pelo prolongamento do odontoblasto e ele é formado por uma camada de dentina para dar o seu formato. Então, a dentina que se forma em volta desse túbulo é chamada de dentina peritubular. 
dentina peritubular e espaço periodontoblastico = CONSTITUIÇÃO do túbulo dentinário.
Dentina intertubular; entre dos túbulos. 
O que OCUPA túbulo dentinário =prolongamento odontoblástico e o fluido dentinário (que dá a sensibilidade ao dente). 
Terminação em delta: prolongamento bifurcado. 
Dentina interglobular: áreas de hipomineralização frente a fusão inadequada dos glóbulos de calcificação (calscoferitos) 
A dentina primária é depositada antes do dente erupcionar. A dentina secundária vai existir durante toda a vida de forma fisiologica, após o fechamento do ápice radicular. A dentina primária e secundária são as circumpulpar (circunda a polpa)
A dentina terciária é chamada de dentina reparadora e – frente apenas a uma injuria ou agressão. Exemplo a cárie. 
A dentina do manto faz parte da dentina circumpulpar. 
A mineralização da dentina se dá pelas vesículas ou calcosferitos. 
O que diferencia a dentina do manto da circumpulpar: Nos túbulos dentinarios na dentina do manto não tem dentina peritubular. A dentina peritubular é mais mineralizada e está presente na dentina circumpulpar. 
A dentina do manto possuem fibrilas mais grossas de colágeno, fibras de von korff,, determina junto com o esmalte a junção amelodentinária.
O processo de mineralização ocorre nas vesículas de matriz. 
A dentina circumpulpar constitui a maior parte da espessura total do dente. Os túbulos dentinários é a principal característica da dentina circumpulpar, eles percorrem toda a espessura da dentina e seguem uma trajetória sinuosa. 
A DENTINA INTERGLOBULAR É HIPOMINERALIZADA devido a fusão inadequada dos glóbulos de calcificação. 
Espaço periodontoblástico: espaço virtual ocupado por fluido dentinário e fina matriz não mineralizada. Bainha de Neumann. 
Linhas de von ebner: formação rítmica da dentina; linhas incrementais perpendiculares ao longo do eixo dos túbulos. 
A dentina radicular na porção mais externa vai possuir intensas ramificações dos prolongamentos odontoblasticos com camadas granulosas de tomes.
Dentina terciária:
- Reacional: tecido mais irregular, não tem estrutura tubular contruida para tentar reparar estruturas perdidas.
- reparativa: dentina do tipo osteoide 
Pré dentina: camada não mineralizada que permanece no dente adulto separando os odontoblastos da dentina mineralizada. É constituída por fibras colágenas e contém maior quantidade de proteoglicanos e glicosaminoglicanos que a dentina mineralizada. 
Estutura da polpa dentária: a polpa que acomoda a camada de odontoblastos, células de corpo celular longo com núcleo invertido. Formado por tecido conjuntivo frouxo por células subodontoblastico com regiões ricas em células (região do corpo celular) e pobres em células (região dos prolongamentos) e pela camada central. 
A polpa tem aspecto pseudoestratificado, formato cilíndrico...
A polpa é formada por matriz extracelular, fibroblastos, macrófagos... 
Através do forame apical, as artérias vão entrar e constituir toda a região da polpa dentária. É na região subodontoblastica que forma o plexo vascular onde essas arteríolas se ramificam. Já os capilares mais finos formam as alças nos odontoblastos. 
As inervações vão vir dos nervos trigêmeos, da região maxilar e mandibular penetram no forame apical. 
Região subodontoblastica=Plexo Raschkow.
Sensibilidade Dentária: 
-inervação direta da dentina.
- odontoblastos diretamente como transdutor do impulso.
- teoria hidrodinâmica (movimentação do fluido dentinário)

Outros materiais