APOL 1 Logistica Reversa
6 pág.

APOL 1 Logistica Reversa


DisciplinaAdministração Logística132 materiais2.612 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Questão 1/5 - Logística Reversa
Aprendemos na rota de aprendizagem e na aula online que os canais logísticos reversos podem ser de pós-venda ou de pós-consumo. A logística reversa de pós-venda trata do retorno do produto de pós-venda, sem uso ou com pouco uso que é devolvido por razões comerciais, por garantia ou substituição de componentes. O produto de pós-venda é aquele com pouco uso ou que não chegou a ser utilizado e que por diferentes motivos será reintegrado ao mercado.
Já a logística reversa de pós-consumo Leite (2009, p. 20), define \u201ccomo a que planeja, opera e controla o fluxo de retorno dos produtos de pós-consumo ou de seus materiais constituintes, classificados, em função de seu estado de vida e origem, em condições de uso, fim de vida útil e resíduos industriais\u201d. O bem de pós-consumo é aquele que já foi utilizado e que chegou ao fim de sua vida útil, mas que ainda poderá ser aproveitado para outros fins específicos.Com base nestes conceitos, podemos afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	Enquanto nos canais de distribuição reversos de pós-venda, os bens sofreram maior utilização, nos canais reversos de pós-consumo, os bens sofreram pouca ou nenhuma utilização.
	
	B
	Enquanto nos canais de distribuição reversos de pós-consumo, os bens não sofreram utilização, nos canais reversos de pós-venda, os bens sofreram muita utilização.
	
	C
	Enquanto nos canais de distribuição reversos de pós-consumo, os bens não sofreram utilização, nos canais reversos de pós-venda, os bens sofreram pouca ou nenhuma utilização.
	
	D
	Enquanto nos canais de distribuição reversos de pós-consumo os bens sofreram maior utilização, nos canais reversos de pós-venda os bens sofreram pouca utilização.
Você acertou!
GABARITO: Aula 2 - Tema 4
Conforme vimos em aula, a evolução da LR e os fluxos deram início com base na LR de pós consumo, considerando os resíduos como precursores.
	
	E
	Enquanto nos canais de distribuição reversos de pós-venda, os bens sofreram nenhuma, nos canais reversos de pós-consumo, os bens sofreram pouca utilização.
Questão 2/5 - Gestão de Cadeias de Suprimentos
Cada tipo de processo em manufatura faz com que a empresa siga uma linha de ação diferente para organizar as atividades das operações. 
Existem cinco tipos de processos de manufatura, busque diferencia-los numerando a segunda coluna de acordo com primeira.
( 1) Processos de projetos                         (   ) Alfaiate
( 2) Processos de jobbing                           (   ) Refinaria de petróleo
( 3) Processos em lotes ou bateladas          (   ) Indústria de automóvel
( 4) Processos de produção em massa        (   ) Construção de um edifício
( 5) Processos contínuos                               (   ) Olaria
Marque a alternativa que representa a sequência correta da correlação acima:
Nota: 20.0
	
	A
	2-5-4-1-3
Você acertou!
Resposta comentada: A alternativa correta é a A.
AULA 1 - TEMA 3
- Processos de projeto:é característico dos processos de projetos o baixo volume e um grau elevado de customização. Feitos especificamente para atender aos pedidos dos clientes, tornando cada projeto único, embora alguns possam parecer similares. 
Processos de jobbing: da mesma forma dos processos por projetos, apresentam variedade alta e volume baixo, porém no primeiro os recursos transformadores são dedicados exclusivamente para um determinado produto, enquanto que no segundo os recursos são compartilhados entre todas as unidades.
- Processos em lotes ou bateladas: Produção em lotes, é necessário o uso de equipamentos diferenciados, e a sua própria adaptabilidade exige uma mão de obra especializada, devido às constantes mudanças de calibragens, ferramentas e acessórios. 
- Processos de produção em massa: são aqueles que fabricam um alto volume de produtos, porém com pequena variedade.
- Processos contínuos: são muitas vezes associados a tecnologias relativamente inflexíveis, de capital intensivo com fluxo altamente previsível.
	
	B
	1-5-4-3-2
	
	C
	1-2-5-4-3
	
	D
	2-4-5-3-1
	
	E
	1-4-3-4-2
Questão 3/5 - Logística Reversa
O mundo globalizado preocupa-se com as consequências dos sistemas produtivos sobre a vida. Face aos impactos causados ao meio ambiente, passou a apresentar uma dinâmica diferente em relação aos canais de distribuição, desenvolvendo os canais de distribuição reversos. Basicamente, os tipos de fluxos logísticos são os dois conhecidos e de maneira lógica são tratados como o de fluxos diretos e o de fluxos reversos, ambos tratam com as partes interessadas (clientes, fornecedores) de maneira direta, o que muda é apenas o fluxo do material e/ou da informação. 
Em se tratando de fluxos reversos, pode-se dizer que eles são assim identificados:
Nota: 20.0
	
	A
	O retorno ao ciclo produtivo ou de negócios de parte dos componentes ou de seus materiais constitutivos para reaproveitamento no mesmo mercado original ou em secundários;
Você acertou!
GABARITO: Aula 2 - Tema 2
Basicamente, o conceito de LR determinado de maneira completa no requisito A. Conforme o autor da citação do nosso texto anterior detalha o retorno de todo os tipos de bens industriais pode se caracterizar como fluxo reverso.
	
	B
	O retorno ao ciclo produtivo ou de negócios apenas das embalagens para reaproveitamento no mercado original;
	
	C
	O retorno ao ciclo de serviços de todos os materiais complementares não usáveis pelo consumidor industrial para o descarte adequado sem riscos de contaminação;
	
	D
	O retorno ao ciclo de serviços de parte dos componentes para reuso em novos projetos de produção;
	
	E
	O retorno dos materiais devido apenas a reclamação dos clientes.
Questão 4/5 - Logística Reversa
A área que estamos conversando é uma nova área da logística empresarial que tem como objetivo gerenciar e operacionalizar o retorno de bens e materiais após sua venda e consumo, às suas origens, agregando valor aos mesmos. Dentro do contexto econômico, ambiental e social, essa nova ferramenta vem contribuir de forma significativa para o reaproveitamento de produtos e materiais após seu uso, amenizando os prejuízos causados ao meio-ambiente pelo grande volume de bens fabricados pelos complexos produtivos.
Com base neste contexto, assinale a área correta da Logística empresarial que planeja, opera e controla o fluxo e as informações correspondentes ao retorno dos bens de pós-vendas e pós consumo ao ciclo de negócios ou ao ciclo produtivo por meio de canais de distribuição reversos, agregando-lhes valor de diversas naturezas.
Nota: 20.0
	
	A
	Logística Reversa
Você acertou!
GABARITO: Aula 1- Tema 1
Este é um dos importantes conceitos associados à logística empresarial.
	
	B
	Gestão ambiental
	
	C
	Marketing de serviços
	
	D
	Administração da produção
	
	E
	Cadeia de suprimentos
Questão 5/5 - Gestão de Cadeias de Suprimentos
Toda empresa possui dois tipos de estrutura: Formal e informal
Estrutura formal: É a estrutura que todas as empresas possui, é a estrutura deliberadamente planejada, e formalmente representada  em organogramas.
Estrutura Informal: Essas estruturas são identificadas com a interação social estabelecidas entre as pessoas, desse modo, progride espontaneamente no momento que as pessoas se reúnem. Traduz as relações que habitualmente não surgem no organograma. São comportamentos sociais que não são documentados e reconhecidos oficialmente entre os membros organizacionais, aparecendo inevitavelmente em decorrência das necessidades pessoais e grupais dos empregados.
Considerando as características das estruturas organizacionais  marque ( F)  em se tratando de característica das estruturas formais e ( I ) em se tratando de características das estruturas informais 
(  ) Está sujeita a controle.
(  ) É representada pelo organograma da empresa e seus aspectos básicos.
(  ) É estruturada e organizada.
(  ) A autoridade flui na maioria das vezes na horizontal.
(  ) É instável.
(  ) Não está sujeita a controle.
(