Buscar

Questões discursivas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1-Será que o homem já nasce pronto? Analise o caso das meninas Amala e Kamla procurando responder a pergunta anterior através das contribuições da Antropologia para o estudo das culturas.
R: O homem não nasce pronto. O homem precisa do convívio em sociedade para
adquirir comportamentos sociais. A Antropologia considera que os hábitos, os costumes e as tradições irão modelar o homem de acordo com o contexto social no qual ele está inserido. 
2- A postura de Hagar é etnocêntrica ou relativista? Justifique.
R: Etnocêntrica, pois ele faz uma afirmação baseado no ponto de vista do povo a que ele pertence.
3- Em suas origens a antropologia desenvolveu teorias evolucionistas, de caráter biologizante, para explicar as diferenças culturais entre os diferentes povos. A partir desta observação e considerando o texto acima: a) identifique as passagens do texto onde podemos encontrar influência desta concepção. b) explique por que o recurso à explicação biológica não é suficiente para explicar a criminalidade neste caso? 
R: a) – “Questionando se a possibilidade de distinguir entre o bem e o mal seria a mesma entre “raças inferiores e superiores”, elabora um sistema classificatório para definir “criminosos natos” e “criminosos de hábito reforçado pelo meio” b) a antropologia demonstra que as diferenças culturais são mais importantes que as diferenças biológicas.
4- a) Explique a concepção de educação para Durkheim com base no texto. 
b) Quais as funções do processo educativo no ambiente de trabalho?
R: a) A educação desempenha a tarefa de conformidade dos indivíduos, uma vez que ajuda a internalizar valores, crenças, leis, regras que se transformam em hábitos b) Para Durkheim o mesmo tinha como funções a transmissão da cultura na sociedade, a homogeneização, a internalização das regras nos membros do grupo.
5- a) Quais são os três tipos de dominação definidos por Weber? 
b) Qual é o tipo de dominação presente no texto sobre o coronelismo? 
R: a) Dominação legal, dominação tradicional e dominação carismática. b) Dominação tradicional.
6- Com base na perspectiva antropológica, podemos concluir que os índios americanos narrados no texto eram destituídos de cultura? Justifique a sua resposta, colocando em evidência o conceito de cultura. 
R: Não, pois a vida social implica na aquisição da cultura, ou seja, não existem grupos humanos destituídos de cultura. Várias definições de cultura são possíveis, mas a definição que serviu de base para as definições modernas é a de Edward Tylor: “é todo conhecimento que inclui crença, arte, lei, costume e quaisquer outras capacidades adquiridos pelo homem na condição de membro da sociedade”.
7- O calouro não estava vestido de acordo com o grupo e sentiu as represálias sobre o seu comportamento. No caso acima, podemos afirmar que estamos diante de um fato social? Justifique a sua resposta:
R: Sim, pois estamos diante de um modo de agir que é definido exteriormente, possui um caráter coercitivo e é geral.
8- Com base no texto de Roberto DaMatta, explique as principais diferenças entre as ciências
naturais e as ciências sociais:
R: nas ciências sociais não existe uma separação clara entre o sujeito que conhece e o objeto que está sendo investigado, ou seja, existe uma clara distinção entre a qualidade do sujeito e do objeto pesquisado. A investigação nas ciências sociais permite, por contraste, o reconhecimento de elementos do próprio sistema social do pesquisador.
9- Com base no conceito de Sociologia Compreensiva de Weber que interpreta os motivos mentalizados em cada sujeito, responda o que se pede: a) Identifique qual o tipo ideal de ação social, segundo Weber. b) Explique o por quê?
R: a) Racional relativa a valores. b) Porque os participantes teriam em mente motivos
racionais sobre a quebra de conduta individual ou coletiva (código de regras).
10- Fato individual e Fato social: a) O fato individual diz respeito ao que se produz individualmente: dormir, comer, beber etc. b) O fato social diz respeito ao produzido socialmente e o indivíduo se comporta segundo ele: desejo de assistir ao jogo, sentimento de paixão pelo time etc.
11- Uma adolescente nigeriana de 17 anos deu à luz seu primeiro filho e duas semanas depois se apresentou a um tribunal para o castigo. a) Reconhecer o fato social no texto e transcrevê-lo: b) Estamos diante de uma sanção “Legal” ou “Espontânea? Justifique: 
R: a) Duas semanas depois se apresentou a um tribunal para o castigo. O açoitamento, prescrito pela lei islâmica tradicional, foi imposto porque a jovem fez sexo sem ser casada. b)Legal, pois prescrita pela sociedade, sob a forma de leis, nas quais se define a inflação e se estabelece a penalidade correspondente.
12- O Estado moderno na visão de Karl Marx e Friedrich Engels representaria os interesses das coletividades humanas e zelaria pela igualdade de direitos entre os seres humanos? 
R: Não, ao contrário, o Estado tem suas origens na necessidade de controlar os conflitos entre os diferentes interesses econômicos, surgindo como resposta à necessidade de mediar os conflitos de classe e legitimando os interesses da burguesia.
13- Considerando a sua teoria da ação, qual é o tipo de ação que predomina nas sociedades capitalistas modernas? Explique e justifique a sua resposta: 
R: Ação racional com relação a fins. É determinada pelo cálculo racional, combinando meios e fins e organizando os meios necessários para a obtenção de determinados fins. Uma conduta científica ou uma ação econômica expressam essa tendência e permitem uma interpretação racional.
14- a) Identifique e transcreva do texto um exemplo de alienação e outro de ideologia: b) Que relação Marx estabelece entre a consciência e a organização do trabalho?
R: a) Alienação: A organização ATÉ desinteressantes. Ideologia: Mas ATÉ consumir. b) Para Marx não é a consciência dos homens que determina o seu ser social, ao contrário, é o ser social que determina a consciência, ou seja, o lugar que o homem ocupa na esfera da produção interfere na forma como ele compreende o mundo. 
15- O que são, na perspectiva sociológica de Durkheim, sociedades simples e sociedades complexas. Caracterize cada uma delas, indicando o tipo de solidariedade social correspondente e apresentando um exemplo de cada uma delas.
R: Sociedades simples são as sociedades pré-industrializadas em que a força da consciência coletiva atual de forma coercitiva sobre os indivíduos. À forma de solidariedade social apresentada nesse tipo de sociedade é a solidariedade mecânica. Sociedades complexas são as sociedades industrializadas, em que a consciência coletiva se afrouxa e os indivíduos tornam-se mais autônomos. À forma de solidariedade social apresentada nesse tipo de sociedade é a solidariedade orgânica. O aluno deverá apresentar exemplos coerentes com a argumentação.
16- Crime ambiental em Capivari- 1 - Analisando o texto, qual a situação problema que ele evidencia? 2 - O discurso do entrevistado evoca uma postura crítica ou indiferente quanto aos danos causados ao meio ambiente pela Usina termoelétrica de Capivari? Justifique.
R: 1. Proposta sugestiva de resposta: Trabalhar a ideia dos debates sobre a questão ambiental. A ecologia como campo dos novos direitos, a preocupação com esgotamento dos recursos naturais no novo século. 2. Proposta sugestiva de resposta: A postura é crítica. O professor deverá suscitar o debate sobre os danos causados a natureza. Os efeitos futuros do uso indiscriminado dos recursos naturais e os males causados ao homem.
17- 1- Segundo a teoria da ação social de Weber, que tipo de ação está presente no texto? 2- O texto apresenta a ideia de "ficar sozinho", exemplo típico do individualismo crescente, como uma boa alternativa na sociedade contemporânea. Neste sentido, explique, segundo a visão weberiana, porque o individualismo é uma tendência da sociedade moderna.
R: 1- A ação social que vemos no texto é a ação social com relação a fins, motivada pelo
cálculo preciso do objetivo de benefício pessoal, obtenção devantagens, lucro individual; 2- Weber afirma a absoluta singularidade histórica do capitalismo, e aponta a racionalidade econômica e a separação entre os produtores e os meios de produção como elementos de definição do sistema. Nesta perspectiva, percebe o individualismo e a racionalização de condutas como elementos centrais da modernidade.
18-Estudo realizado por Max Weber sobre a dominação salientou a importância da formação de grupos e das crenças...
R: Dominação racional-legal, baseada na legitimidade das ordens estatuídas, num sistema
racionalmente elaborado.
19-De acordo com as concepções socioantropológicas o que se pode concluir sobre o que ocorre com o indivíduo quando vivem isolados?
R: Os seres humanos não vivem juntos, não vivem em sociedade, apenas porque escolhem esse modo de vida, mas porque a vida em sociedade é uma necessidade humana. A humanização do homem acontece em relação a outro homem. Indivíduos que sobrevivem isolados ( isto é quase impossível), não se humanizam e não se transformam em seres sociais. Se isolado da sociedade, o "indivíduo selvagem" não chega sequer a aparentar humanidade, fica evidente ser um produto bastante diferente do "indivíduo social" como o conhecemos.
20- 1-Considerando o texto, responda: Na visão durkheimina qual seria o modelo de sociedade que caracterizaria a China? Por quê? 2- Que tipo de solidariedade e vínculos constitui a base da sociedade chinesa? E a que tipo de direito corresponde esta solidariedade? Justifique.
R: 1- sociedade simples. 2-Conceitos fundamentais: sociedade tradicional, baseada em solidariedade mecânica, cujo direito é repressivo.
21- Índio é quem se reconhece e é reconhecido como tal. (Darcy Ribeiro, antropólogo). Analise a relação individuo-sociedade a partir da afirmativa acima.
R: A afirmativa evidencia o processo de construção de identidades sociais, no caso a identidade étnica, que não são construídas naturalmente, mas sim resultado da interação que ocorre entre os indivíduos durante sua socialização, em que adquirem hábitos, costumes e valores do grupo a que pertencem.
22- Como eram vistas as sociedades não europeias com as quais os europeus entraram em contato a partir do imperialismo? E qual forma de pensamento embasava essa visão, indicando o papel que esse tipo de pensamento exerceu no contexto em que foi utilizado?
R: Eram vistas como "inferiores", em razão da influência dos darwinistas sociais, que defendiam a ideia de uma superioridade "natural" dos povos europeus sobre os outros, justificando, assim, a intervenção europeia nesses países, com vistas a levar a "missão civilizadora", eufemismo utilizado para mascarar a conquista e a dominação.

Outros materiais