Buscar

Fórum H. educação

Prévia do material em texto

O grau de consciencia alcancado por si mesmo alcançados pelos gregos antigos não ocorrera até então a lugar algum. A nova concepção de cultura e do lugar ocupado pelo individuo na sociedade repercutiu no ensino e nas teorias educaçionais. De fato, os filósofo gregos voltavam-se para uma formação que desenvolvesse o processo de construção consciente, permirindo ao indivíduo ser constituido de modo correto e sem falahas nas mãos, nos pés e no espírito. 
A educação grega estava, portanto, contrada na formação integral corpo e espirito, embora d efato, a ênfase se deslocasse ora mais para o preparo militar ou esportivo, ora para o debate intelectual, conforme a época ou o lugar. 
 Nos primeiros tempos, quando ainda não existia a escrita, a educação era ministrada pela propia família, comforme a tradição religiosa. Quando se constituiu a aristrocacia do senhores de terra, de formação grerreira, os jovens da elite eram confiados a precpetores. Apenas com o surgimento das póleis apareceram as primeiras escolas, visando a atender á demnada por educação. No período clássico, sobretudo em atenas, a intituiçaõ escolar já se encontrava estabelecida. 
A educação fisica, antes predominante guerreira, militar, passou a ser orientada sobretudo para os esportes. O hipismo, por exemplo, constituía um esporte elegante e restrito a poucos, por ser de manutenção cara. Com o tempo o atletismo ampliou a participação do público frequentador dos ginásios. 
Nas escolas voltadas mais para a formação esportiva que para intelectual, o ensino das letras e do cálculo demorou um pouco mais para difundir. Por volta do século V a.C. ( provavelmente no século V a.C), porém já se tornaram bem mais frequente. A inversão total do polo predominante na educação da formação física para a espiritual ocorreu bem depois do ensino superior, devido á influencia dos filósofos. 
Convém destacar, nessa “ comunidade pedagogica”, a importancia do teatro, acessivel ao povo que assitia ás tragédias e comédias bem como nos festivais pan- helênicos, que congregava visitantes de todas as partesdo mundo grego. Dentro dos mais concorridos destacavam-se a cada quatro anos os jogos olímpicos, realizado na cidade de Olímpia, e que reuniam desde o século VIII a.C. As cidades gregas----- evento tão valorizado que os conflitos cessavam durante sua realização.

Continue navegando