Buscar

Questão

Prévia do material em texto

Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O chamado princípio, ou regra, dos 3Rs evoluiu nos estudos da sustentabilidade de tal forma que novos Rs vêm sendo acrescentados ao longo do tempo. Sobre o assunto, associe as duas colunas, de acordo com a correspondência entre os conceitos.
	1. Repassar
	(          ) Maximizar o uso antes do descarte.
	2. Reciclar
	(          ) Conhecimentos sobre consumo consciente.
	3. Reutilizar
	(          ) Minimizar consumismo e desperdício.
	4. Reduzir
	(          ) Preparar o produto para voltar a ser matéria-prima.
Escolha uma:
a. 4, 2, 1, 3
b. 2, 4, 1, 3
c. 3, 1, 4, 2 
d. 1, 3, 4, 2
Feedback
Sua resposta está correta.
A sequência correta é: (3), (1), (4), (2). O primeiro “R” tem a ver com repassar conhecimentos sobre consumo consciente. Reciclar é preparar o produto para voltar a ser matéria-prima, ao passo que reutilizar é maximizar o uso antes do descarte. Reduzir, por fim,  procura minimizar o consumismo e o desperdício.
A resposta correta é: 3, 1, 4, 2.
Questão 2
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Consumo consciente é um tema que, cada vez mais, tem assumido destaque nas discussões socioambienatais e organizacionais da atualidade, pois impacta profundamente o modo de vida das sociedades organizadas. Escolha a opção correta, tendo como referência seus estudos sobre o assunto.
Escolha uma:
a. O sentido mais usual da palavra “consumo” decorre de sua origem inglesa, consumption, que indica somatória, consumação.
b. Consumir conscientemente significa conhecer o impacto, sempre negativo, que todo o consumo causa. 
c. Tanto seres humanos quanto organizações podem escolher os valores que desejam atribuir ao próprio consumo.
d. O termo consumo possui sentido essencialmente negativo.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
Cabe aos seres humanos e às organizações definirem se seu consumo terá valor positivo ou negativo, uma vez que a prática não é essencialmente negativa, podendo ser utilizada para impulsionar a sustentabilidade e criar um mundo melhor.
A resposta correta é: Tanto seres humanos quanto organizações podem escolher os valores que desejam atribuir ao próprio consumo..
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Práticas de consumo possuem importante papel na sustentabilidade planetária, pois impactam na maneira com que evoluímos enquanto sociedade organizada. Quando conscientes, estas práticas contribuem para o aumento da qualidade de vida dos indivíduos. No que diz respeito ao tema, escolha a opção correta. 
Escolha uma:
a. Todo consumo causa impacto negativo sobre a economia, a natureza, o indivíduo e a sociedade como um todo.
b. A origem inglesa do termo “consumo”, consuption, está relacionada aos verbos utilizar, exaurir, esgotar e destruir.
c. Consumo consciente tem a ver com a capacidade de escolher o que comprar, quanto comprar e de quem comprar, a partir de melhores campanhas publicitárias.
d. É possível definir como usar e descartar o que já não serve para uso, procurando sempre diminuir impactos negativos e aumentar os positivos. 
Feedback
Sua resposta está correta.
Usar e descartar corretamente também são formas de consumo consciente, conceito que de forma alguma corresponde à qualidade das campanhas de marketing. Por outro lado, sabemos que nem todo consumo tem impacto negativo.
A resposta correta é: É possível definir como usar e descartar o que já não serve para uso, procurando sempre diminuir impactos negativos e aumentar os positivos..
Questão 4
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Consumir responsavelmente envolve diversos aspectos da vida humana. O estilo de vida, a capacidade de influenciar e de ser influenciado são exemplos de dimensões do cotidiano que podem ou não estar relacionados ao consumo consciente. Quanto aos estudos relativos a esta forma de consumo, é correto afirmarque:
Escolha uma:
a. decisões conscientes de consumo são incapazes de influenciar os produtores de itens de consumo.
b. as formas de consumo nas sociedades atuais são independentes do modo de vida  de seus cidadãos.
c. o conceito de consumo consciente teve origem na Resolução n. 153/1995 da ONU.
d. um dos grandes obstáculos ao consumo consciente é a procura contínua pelo “ser mais”, ao invés do “ter mais”. 
Feedback
Sua resposta está incorreta.
O conceito de consumo consciente teve origem na Resolução n. 153/1995 da ONU e está descrito na Comissão de Desenvolvimento Sustentável da mesma instituição. A forma de consumo das sociedades está sim relacionada ao modo com que seus cidadãos vivem, ao passo que um dos grandes obstáculos ao consumo consciente é a valorização do “ter mais”. Decisões conscientes são capazes de influenciar o ciclo produtivo.
 
A resposta correta é: o conceito de consumo consciente teve origem na Resolução n. 153/1995 da ONU..
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Padrões comportamentais de consumo podem influenciar as relações entre setores da sociedade, pois as decisões do elo final da cadeia de consumo impactam todo o ciclo produtivo, podendo forçá-lo a adequar-se aos padrões sustentáveis e éticos. Tendo em vista seus estudos sobre consumo consciente, assinale com V as opções que correspondem a conceitos válidos e com F as que não correspondem.
(             ) O consumidor consciente procura escolher produtos e serviços comprometidos com a sustentabilidade ambiental.
(             ) A noção de consumo consciente relaciona-se fortemente com a ideia de ética nas ações individual e organizacional.
(             ) Consumir de forma consciente significa utilizar o própriopoder de escolha em favor de um mundo melhor.
(             ) Para ser um consumidor consciente, basta garantir o desenvolvimento de hábitos de consumo responsáveis nos locais de trabalho.
 
Agora, assinale a opção correta.
Escolha uma:
a. F, F, V, F
b. V, F, V, F
c. V, F, F, V
d. V, V, V, F 
Feedback
Sua resposta está correta.
De fato, consumo consciente está comprometido com a sustentabilidade ambiental, com a ética individual e organizacional e com o uso do poder de escolha em favor de um mundo melhor. Entretanto, não basta garantir o consumo responsável nos locais de trabalho, sendo que esta deve ser uma prática contínua em todas as dimensões da vida humana.
A resposta correta é: V, V, V, F.
A ISO (International Standardization Organization), criada em 1947, é responsável pela elaboração de normas e certificações de processos e produtos empresariais, bem como por séries de normas que dispõem sobre a relação com o meio ambiente. Estas séries podem ser definidas como:
Escolha uma:
a. séries ISO 9000, 9001 e 9003, que controlam a qualidade dos produtos desenvolvidos pelas empresas.
b. séries ISO 9001 e 9002, que são responsáveis por normas que regem processos ambientais.
c. séries ISO 9000 e ISO 14000, dispondo a primeira sobre o gerenciamento de projetos de serviços, enquanto a segunda lida com normas ambientais.
d. série ISO 9000, que tem a responsabilidade de elaboração do roteiro de normas, como ISO 9001, 9002, 9003 e 9004, que são específicas; e da ISO 14000, que lida com sistemas de gestão ambiental. 
Feedback
Sua resposta está correta.
As séries ISO 9000 e ISO 14000 são as bases de roteiros de normas como ISO 9001, 9002, 9003 e 9004, as quais tratam de assuntos específicos (como a norma 9001, que trata da qualidade no desenvolvimento de um produto), bem como a ISO 14000, voltada para gestão ambiental.
A resposta correta é: série ISO 9000, que tem a responsabilidade de elaboração do roteiro de normas, como ISO 9001, 9002, 9003 e 9004, que são específicas; e da ISO 14000, que lida com sistemas de gestão ambiental..
Questão 2
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
É fato que as normas NBR 16000 e SA 8000 são complementares, sendo que a primeira é nacional e certificada pela ABNT (Associação Brasileirade Normas Técnicas), e a segunda é internacional e firmada pela OIT (Organização Internacional do Trabalho). As normas têm a mesma origem e princípios e seguem os mesmos padrões, guardadas as devidas adaptações para cada país e empresa que as aplicam, pois envolvem questões trabalhistas. Podemos afirmar, portanto, que ambas dispõem sobre: 
Escolha uma:
a. a proibição de trabalho infantil, além do trabalho escravo. Caso haja trabalho nestas condições, não poderá haver horas extras.
b. autorização de associação dos trabalhadores a sindicatos e entidades de classe e, consequentemente, direito de greve.
c. proibição de contratação de crianças com idade inferior a 15 anos, proibição de discriminação racial, étnica, religiosa, de gênero, de deficiência física e por orientação política dentro do ambiente de trabalho e no regime de contratação.
d. a valorização dos trabalhadores, a proibição de trabalho escravo, a proibição de horas extras e jornadas superiores a 48 horas semanais. 
Feedback
Sua resposta está incorreta.
Existe proibição do trabalho infantil, além da proibição de discriminação no momento da contratação de qualquer cidadão. Segundo essas normas, que são ligadas aos Direitos Humanos, deve haver igualdade de direitos nos regimes de contratação das empresas. 
A resposta correta é: proibição de contratação de crianças com idade inferior a 15 anos, proibição de discriminação racial, étnica, religiosa, de gênero, de deficiência física e por orientação política dentro do ambiente de trabalho e no regime de contratação..
Questão 3
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
As normas ISO são certificadoras, ou seja, certificam que a empresa cumpre as normas das séries em seus produtos, meio ambiente etc. No Brasil, para que uma empresa possa ser certificada nas normas ISO, há alguns requisitos. Dentre as assertivas abaixo, assinale qual apresenta requisitos necessários para obter a cerificação.
Escolha uma:
a. Deve haver o comprometimento de todos os funcionários da empresa a buscar a certificação, além do conhecimento da diretoria de todas as etapas do processo, bem como o conhecimento do Manual da Qualidade. 
b. Ter a direção da empresa atuando com comprometimento e responsabilidade, além de manter os documentos à disposição da empresa certificadora, com informações de forma objetiva para evitar não conformidades.
c. A empresa deve ser organizada e todos os funcionários devem ser treinados para evitar não conformidades por ocasião das auditorias.
d. A participação da diretoria da empresa é essencial, além disso, todas as empresas que desejam se certificar devem possuir um Manual da Qualidade, além de suprimirem todas as não conformidades.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
As empresas que desejam obter a certificação da ISO devem possuir alguns requisitos. Destacamos entre eles a necessidade de comprometimento da diretoria da empresa, a manutenção de documentos e informações de forma adequada e objetiva à disposição das empresas certificadoras, para evitar não conformidades.
A resposta correta é: Ter a direção da empresa atuando com comprometimento e responsabilidade, além de manter os documentos à disposição da empresa certificadora, com informações de forma objetiva para evitar não conformidades..
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A ISO é a sigla de International Standardization Organization, ou, em português, Organização Internacional de Padronização. Esta organização é responsável pela criação de normatizações empresariais de diversos setores. A responsabilidade como representante na manutenção e disseminação das normas ISO no Brasil cabe à:
Escolha uma:
a. própria ISO, com seus escritórios localizados no mundo todo.
b. Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). 
c. não existe este representante em território nacional.
d. filiais da ISO no Brasil, juntamente com a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Feedback
Sua resposta está correta.
A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) é a responsável por ser representante das normatizações da ISO em território nacional, embora essa organização tenha filiais por todo o mundo.
A resposta correta é: Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)..
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Tanto as normas ISO quanto as normas SA 8000 e NBR 16000 versam sobre processos empresariais e trabalhistas, respectivamente. As normas ISO foram criadas para lidar com os processos empresariais de produção, serviços e meio ambiente, ao passo que as normas SA 8000 e NBR 16000 lidam com os aspectos relacionados à qualidade de vida no trabalho. Podemos afirmar, portanto, que estas normas possuem as seguintes características:
Escolha uma:
a. As normas ISO, NBR16000 e SA8000 versam sobre responsabilidade social empresarial e ambiental.
b. As normas ISO, no Brasil, são elaboradas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), já as normas SA 8000 e NBR 16000 são elaboradas pela OIT (Organização Internacional do Trabalho).
c. As normas ISO são utilizadas para assegurar a qualidade de serviços, processos e produtos empresariais, já as normas NBR 16000 e SA 8000 versam sobre responsabilidade social empresarial e direitos humanos nas relações trabalhistas. 
d. as normas ISO são responsáveis pela certificação de empresas em níveis de processos e meio ambiente, e as normas NBR 16000 e SA 8000 atuam na certificação de empresas que querem promover a boa qualidade de vida de seus funcionários.
Feedback
Sua resposta está correta.
As normas ISO foram criadas e são utilizadas por empresas que desejam demonstrar e assegurar a qualidade de seus processos produtivos, serviços e produtos, desde a concepção até o descarte final. Já as normas NBR 16000 e SA 8000 lidam justamente com questões relacionadas à responsabilidade social empresarial no que diz respeito aos Direitos Humanos aplicados ao trabalho, na busca por uma melhor qualidade de vida do cidadão.
A resposta correta é: As normas ISO são utilizadas para assegurar a qualidade de serviços, processos e produtos empresariais, já as normas NBR 16000 e SA 8000 versam sobre responsabilidade social empresarial e direitos humanos nas relações trabalhistas..
Independentemente de seu tipo ou abordagem, o assédio tem um enorme impacto para os indivíduos e organizações como um todo, pois afeta a saúde mental e física de suas vítimas.No que diz respeito ao tema, escolha a opção correta. 
Escolha uma:
a. As situações de assédio sexual não ocorrem quando existe posição de poder do assediador sobre a vítima.
b. O assédio moral representa grande desrespeito às regras de convívio social e se apresenta por meio de atitudes de constrangimento, coação, provocação, agressividade disfarçada ou insistente perseguição. 
c. Quando a perseguição ocorre nas empresas comerciais e industriais, tem-se assédio moral, já no meio educacional ocorre o assédio intelectual.
d. Assédio sexual não é um tipo de assédio moral, mas pode ter origem no assédio intelectual.
Feedback
Sua resposta está correta.
O assédio moral é uma perseguição perversa que pode ocorrer sobre raças e etnias, como ocorreu com a escravização dos negros africanos e indígenas aqui no Brasil durante séculos. Atualmente, ele ocorre de formas menos explícitas, mas igualmente prejudiciais, por isso, deve ser combatido. 
A resposta correta é: O assédio moral representa grande desrespeito às regras de convívio social e se apresenta por meio de atitudes de constrangimento, coação, provocação, agressividade disfarçada ou insistente perseguição..
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A prática do assédio não é nova, sendo a escravatura um de seus exemplos mais claros, tendo ocorrido em diversos momentos históricos e em distintos locais do globo.Quanto aos estudos relacionados ao assédio, é correto afirmarque:
Escolha uma:
a. No assédio sexual, a vítima é pressionada por exigências defavores sexuais, no contexto de uma relação de superioridade do assediador sobre ela. 
b. Assédio intelectual normalmente ocorre quando o assediado é superior hierárquico do assediador.
c. Assédio intelectual é um tipo de assédio sexual no qual o agente persegue a vítima que possui melhor qualificação acadêmica e profissional.
d.
Assédio sexual é um tipo de assédio moral e, por isso, sempre se origina dele.
Feedback
Sua resposta está correta.
O assédio sexual é um tipo de assédio moral no qual a vítima é perseguida sexualmente no contexto de uma relação de superioridade no trabalho.
A resposta correta é: No assédio sexual, a vítima é pressionada por exigências de favores sexuais, no contexto de uma relação de superioridade do assediador sobre ela..
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Moral, intelectual ou sexual, as formas de assédio constituem farto material para estudos organizacionais, pois é bastante comum ocorrerem no meio ambiente de trabalho, deteriorando-o. Tendo em vista seus estudos sobre o tema, assinale com V as assertivas que correspondem a conceitos válidos e com F as que não correspondem.
 
(        ) O assédio moral pode ser entendido como uma forma insistente de agressão psicológica.
(        )  No ambiente de trabalho, o assédio moral expõe a pessoa a situações sexuais constrangedoras.
(        ) O assédio moral pode ocorrer sob a forma de assédio sexual ou intelectual.
(        ) O assédio sexual ocorre exclusivamente nas áreas de saúde, de educação, na engenharia e no meio jurídico.
Agora, assinale a opção correta.
Escolha uma:
a. F, F, V, F
b. V, F, V, F 
c. V, F, F, V
d. V, V, V, F
Feedback
Sua resposta está correta.
De fato, assédio moral é agressão psicológica contínua, que pode ocorrer como assédio sexual ou intelectual. Independente do ambiente, o assédio moral nem sempre está relacionado a questões sexuais, ao passo que o assédio sexual pode ocorrer em qualquer profissão ou meio organizacional.
A resposta correta é: V, F, V, F.
Questão 4
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A prática do assédio no ambiente de trabalho pode se configurar tanto como sexual quanto como intelectual. Conforme o conteúdo estudado, associe as duas colunas, de acordo com a correspondência entre os temas.
 
	1. Assédio moral
	(        ) Desqualificação por meio de tarefas humilhantes incompatíveis com a qualificação do empregado.
	2. Assédio sexual
	(        ) Pode se originar ou até conduzir ao assédio sexual.
	3. Assédio intelectual
	(        ) Incompetência, cinismo, tirania e descontrole.
	4. Causas de assédio
	(        ) A vítima é submetida a insistentes propostas de conteúdo sexual.
Escolha uma:
a. 3, 1, 4, 2
b. 4, 2, 1, 3 
c. 2, 4, 3, 1
d. 1, 3, 4, 2
Feedback
Sua resposta está incorreta.
O assédio moral pode decorrer ou mesmo conduzir ao assédio sexual, no qual a vítima é perseguida por insistentes propostas de conteúdo sexual. O assédio intelectual pode se configurar por meio de tarefas humilhantes incompatíveis com o cargo ou com a qualificação do empregado. Incompetência, cinismo, tirania e descontrole são algumas das causas do assédio moral.
A resposta correta é: 3, 1, 4, 2.
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Temas relacionados ao assédio têm alcançado grande destaque nas discussões da atualidade, pois seus efeitos sobre a sociedade são nefastos. Escolha a opção correta, tendo como referência os estudos sobre assédio moral, sexual e intelectual.
Escolha uma:
a. Assédio moral ocorre quando uma pessoa tenta repetitivamente desqualificar outra, independentemente do tipo de relação existente entre elas. 
b. O assédio moral depende do nível do ambiente organizacional, por isso não costuma ocorrer nos níveis estratégicos.
c. Uma das piores consequências do assédio moral é que ele sempre conduz ao assédio sexual.
d. Agressões feitas por meio das mídias sociais constituem assédio eletrônico e nunca podem ser consideradas assédio moral.
Feedback
Sua resposta está correta.
Assédio moral é um esforço repetitivo de desqualificação de uma pessoa por outra, que pode ocorrer dentro ou fora das organizações.
A resposta correta é: Assédio moral ocorre quando uma pessoa tenta repetitivamente desqualificar outra, independentemente do tipo de relação existente entre elas..
engajando-se em iniciativas sociais e sustentáveis para a comunidade. Isto é chamado de Responsabilidade Social Corporativa (RSC). Podemos afirmar que são itens de uma empresa socialmente responsável:
Escolha uma:
a. Atua em um campo diverso daquele em que o Estado age, para ser uma espécie de parceira na execução de benefícios sociais.
b. Tem o intuito de obter lucros e vantagens corporativas para sua marca e seus produtos perante à sociedade.
c. Trata de processos que têm transparência e que são conhecidos como cidadania organizacional. 
d. Trata de processos internos de qualidade de vida dos colaboradores, além de seus stakeholders.
Feedback
Sua resposta está correta.
As empresas que atuam com responsabilidade social devem possuir seus registros e processos internos extremamente impecáveis e transparentes, sendo este um dos muitos aspectos da RSC, conhecida também como cidadania organizacional. Tal direcionamento deve contar com a colaboração e engajamento de todos os funcionários, inclusive da alta direção da empresa.
A resposta correta é: Trata de processos que têm transparência e que são conhecidos como cidadania organizacional..
Questão 2
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Os Direitos Humanos estão na base das Constituições de muitos países, como a do Brasil, por exemplo, devido à criação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948. Tendo esta informação em mente, faça as devidas correlações nas colunas abaixo.
 
	A.  Tem 30 artigos que estabelecem garantias individuais e primordiais para o bem-estar do cidadão.
	(         ) Art. I, que determina o direito à igualdade e fraternidade.
	B. Afirma que todos os seres humanos nascem com direitos iguais e possuem consciência e razão, respeitando os direitos de forma humanitária.
	(         ) Pacto Global.
	C. Representa o direito de ir e vir, ao trabalho remunerado e com as devidas garantias trabalhistas, sem exploração.
	(         ) Declaração Universal dos Direitos Humanos.
	(D) Por meio deste documento, a ONU ratificou os princípios dos Direitos Humanos, como diretrizes para Estados, empresas e cidadãos.
	(          ) Art. IV, que determina que não deve haver escravidão ou servidão.
Escolha uma:
a. B, D, A, C
b. D, C, B, A
c. D, A, C, B 
d. C, A, D, B
Feedback
Sua resposta está incorreta.
Declaração Universal dos Direitos Humanos (A); Art. IV, que determina que não deve haver escravidão ou servidão (B), Direito a igualdade e fraternidade (C), Pacto Global (D). A Declaração dos Direitos Humanos foi criada em 1948 e possui 30 artigos que versam sobre os direitos dos indivíduos em diversos aspectos. Temos, por exemplo, o Art. IV, que trata do combate à servidão, ao trabalho escravo e às questões relacionadas ao tráfico de pessoas para fins de escravidão. Já o Art. I trata da igualdade de direitos em relação aos cidadãos, que são dotados de consciência e razão e devem agir de forma fraterna com seus pares. No ano de 2010, a ONU ratificou a Declaração Universal dos Direitos Humanos ao criar o Pacto Global, juntamente com outras diretrizes, no sentido de criar princípios que trouxessem garantias básicas aos cidadãos. 
A resposta correta é: B, D, A, C.
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
As empresas do bem, ou socialmente responsáveis, devem atender requisitos importantes, como manter uma conduta moralmente correta, ser transparente em seus negócios, respeitando as leis, regulamentos e normas governamentais e contratos, além de colaborar com ONGs e organizações de cunho social, no sentido de melhorara qualidade de vida dos cidadãos. Podemos afirmar, portanto, que as empresas socialmente responsáveis devem possuir:
Escolha uma:
a. atenção à questão econômica apenas, garantindo o acesso da população ao trabalho.
b. registros com os ganhos sociais e suas vendas normais, porém sem divulga-los aos stakeholders ou à sociedade.
c. responsabilidades legais, éticas, econômicas e filantrópicas. 
d. contratos governamentais e responsabilidades em relação ao marketing de divulgação de ações sociais.
Feedback
Sua resposta está correta.
Estas responsabilidades são essenciais para as empresas que visam participar do segmento de RSC. As responsabilidades legais são aquelas destinadas as comprovações de registros e aceitação de normas, leis e regimentos governamentais, ao passo que as responsabilidades éticas com os seus stakeholders correspondem à transparência em suas ações. Responsabilidade econômica está ligada ao fato de ela ser um agente econômico importante na participação das atividades empresariais. Por fim, responsabilidade filantrópica está em colaborar com instituições que atuam no setor social. 
A resposta correta é: responsabilidades legais, éticas, econômicas e filantrópicas..
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A RSC tem vários ramos de atuação e vários tipos de controles e atividades que visam o bem-estar da população e da comunidade à qual a empresa pertence, criando valor e demonstrando que a organização tem um espírito social engajado. Podemos afirmar que é um exemplo de atividade relacionada à RSC:
Escolha uma:
a. Investir mais em pesquisa e desenvolvimento de seus produtos, pois isto demonstra as ações positivas perante à sociedade.
b. Ter uma política de valorização interna da cultura e de seus colaboradores e stakeholders em propostas que tenham aspecto positivo para a sociedade. 
c. Divulgar, em seus balanços, a lucratividade obtida com propagandas voltadas ao papel social da empresa, no intuito de ganhar mais investidores para a empresa, ao invés de investimentos para as causas sociais.
d. Valorizar as políticas sociais governamentais e as empresas do terceiro setor.
Feedback
Sua resposta está correta.
As empresas socialmente responsáveis valorizam seus funcionários, colaboradores e alta direção, ou seja, todos os stakeholders, de forma a incentivar o engajamento em políticas e práticas positivas, voltadas ao social. Em outras palavras, todos os colaboradores são chamados a atuar nas propostas de fim social da empresa, demonstrando atitude proativa frente às questões da comunidade em geral.
A resposta correta é: Ter uma política de valorização interna da cultura e de seus colaboradores e stakeholdersem propostas que tenham aspecto positivo para a sociedade..
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Durante a Segunda Guerra Mundial, o mundo, mas principalmente a Europa, vivenciou um processo de violação sistemática dos direitos dos cidadãos. Desta forma, uma carta de princípios foi criada pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 1948, no intuito de proteger os indivíduos no pós-guerra, evitando que novas atrocidades fossem cometidas. A esta carta foi dado o nome de:
Escolha uma:
a. Princípios dos Direitos Humanos.
b. Pacto Global.
c. Carta da ONU.
d. Declaração Universal dos Direitos Humanos. 
Feedback
Sua resposta está correta.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi criada em 1948 pela ONU e seus princípios serviram de base para as Constituições de muitos países signatários, para que fossem aplicados localmente. Esta carta tinha como objetivo evitar novas violações dos Direitos Humanos no pós-guerra.
A resposta correta é: Declaração Universal dos Direitos Humanos..
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A cultura deve ser interpretada como um processo de evolução das sociedades e está intimamente ligada às questões regionais dos indivíduos, e da sociedade em que eles vivem. Tais processos culturais mudam com o passar dos tempos, sofrem alterações de acordo com as novas realidades e tecnologias, mas mantém as bases por conta:
Escolha uma:
a. da ética e da moral. 
b. do fator consuetudinário, ou seja, os costumes.
c. da evolução dos Estados.
d. da diversidade cultural.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A cultura é baseada na evolução dos processos culturais, propagados por meio dos costumes. Muitas das atividades culturais das quais participamos hoje, independente da evolução tecnológica, foram criadas há anos, décadas e séculos. Sua manutenção cria um poder de constância nas atividades e nos valores de cada sociedade.
A resposta correta é: do fator consuetudinário, ou seja, os costumes..
Questão 2
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Reflita sobre os seguintes elementos: atos religiosos, ecumênicos, tribais, que possuem raízes em seus países e regiões, festas, manifestações que expõem o modo de vida ancestral, além de questões ligadas ao entretenimento e ações que estejam arraigadas na população. Podemos definir tais ações e processos como: 
Escolha uma:
a. costumes e valores que estão ligados às ações e atividades da sociedade.
b. processos de diversidade cultural. 
c. atividades relacionadas à cultura.
d. atividades ligadas ao regionalismo tribal.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
Podemos definir os elementos apresentados, os quais demonstram a ancestralidade da população e ainda hoje continuam demonstrando seus valores perante à sociedade, como processos relacionados à cultura. A cultura está manifestada em regiões, países e nas raízes das diversas populações locais.
A resposta correta é: atividades relacionadas à cultura..
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O Brasil é um país, segundo Darcy Ribeiro (2013), criado a partir de várias matrizes culturais diferentes, como a europeia, a indígena e africana, principais expoentes de nossa raça. De acordo com seus conhecimentos e a respeito da cultura indígena brasileira, é correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. Os nativos propagam sua cultura, mas preferem pertencer a comunidade maior, que normalmente são as sociedades que subjugaram seus antepassados, como a europeia.
b. Os nativos não possuem culturas ancestrais a serem propagadas ou mantidas e não se preocupam em manter os costumes das novas civilizações.
c. Os nativos que demonstram e propagam sua cultura, mantém vivos laços familiares e grupais que beneficiam os próprios cidadãos e os levam a entenderem suas origens, buscando ter o respeito por parte da sociedade. 
d. Os nativos preferem não propagar suas culturas ancestrais e aceitam a imposição de novas regras e costumes das civilizações dominantes.
Feedback
Sua resposta está correta.
Os nativos normalmente buscam propagar suas origens através de suas culturas ancestrais, o que faz manter viva a chama do conhecimento ancestral que é passada de geração em geração e faz identificar um indivíduo como parte integrante daquele processo.
A resposta correta é: Os nativos que demonstram e propagam sua cultura, mantém vivos laços familiares e grupais que beneficiam os próprios cidadãos e os levam a entenderem suas origens, buscando ter o respeito por parte da sociedade..
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A multiculturalidade pode ser percebida nas diversas manifestações culturais dentro de uma mesma nacionalidade, Estado ou região. Os grupos que as originam buscam uma justiça igualitária e de aceitação por seus pares. Assim, podemos afirmar que a diversidade cultural pode ser definida como:
Escolha uma:
a. Costumes abrangentes, pois são os costumes que definem os processos culturais.
b. Diversidade étnica, pois trata-se de várias culturas diferenciadas por raças e grupos étnicos específicos, como os indígenas.
c. Cultura, pois a multiculturalidade diz respeito a manifestações culturais.
d. Entendimento, respeito e manutenção de diversossetores da sociedade organizada, em diferentes aspectos como questões religiosas, organizações nativas e indígenas, minorias étnicas e de gênero. 
Feedback
Sua resposta está correta.
A diversidade cultural, tal qual a multiculturalidade, é o entendimento, respeito e manutenção de diversos setores da sociedade organizada, com a variação de atividades e manifestações culturais entre as diversas etnias, grupos e tribos, bem como conforme sua região. Os aspectos culturais múltiplos refletem a riqueza da não distinção de raças, minorias, religiões, gêneros, entre outros.   
A resposta correta é: Entendimento, respeito e manutenção de diversos setores da sociedade organizada, em diferentes aspectos como questões religiosas, organizações nativas e indígenas, minorias étnicas e de gênero..
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
No Brasil e no mundo, existem diversas formas de demonstrar as características de cada povo, sociedade e comunidade. Elas mudam de local para local e servem como base aos costumes da comunidade, criando valores para os grupos que praticam esses atos. Associe as colunas às opções de referência sobre cultura, regionalismo, manifestações culturais e diversidade cultural.
 
	A. Podemos afirmar que está relacionada a diversas atividades e formas de manifestação entre comunidades, sociedade, países e regiões.
	(      ) Cultura
	B. O Brasil possui manifestações culturais e artísticas diferentes devido a sua forte regionalidade, mantendo raízes africanas e indígenas concentradas no Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país, e matrizes asiáticas e europeias nas regiões Sul e Sudeste.
	(       ) Diversidade Cultural
	C. Podemos dizer que a literatura, televisão, rádio, internet, festas temáticas, cinema, teatro, artes plásticas, artes livres e escrita são ações que correspondem a esta manifestação.
	(       ) Regionalismo
	D. O Brasil congrega diferentes etnias, costumes e valores religiosos, matrizes ideológicas e minorias de gênero, dando margem ao respeito e à igualdade em todos os aspectos relacionados à cultura de cada grupo, com a livre liberdade de escolha e de ação sob forma de legislação específica.
	(        )  Manifestações culturais
Escolha uma:
a. D, B, A, C
b. C, D, B, A 
c. A, B, D, C
d. B, C, D, A
Feedback
Sua resposta está correta.
Manifestações culturais (A), Regionalismo (B), Cultura (C), Diversidade Cultural (D). Cultura são as manifestações que ocorrem em países, sociedades e comunidades, já as questões internas regionais, grupais e tribais, compõem a diversidade cultural. A cultura de um país não traduz todos os regionalismos, assim como as minorias religiosas, étnicas e de gênero devem ser respeitadas e aceitas, sendo seus direitos garantidos pela legislação. No caso das artes, seja teatro, cinema, escrita etc. consideramos fenômenos culturais.
A resposta correta é: C, D, B, A.
Algumas legislações são específicas para conter e combater a corrupção diretamente, com sanções e punições, outras servem como base de apoio para o combate aos atos de corrupção nos países. Temos legislação específica no Brasil, e existem os princípios norteadores internacionais fomentados pela Organização das Nações Unidas. Neste caso, estamos falando das leis relativas ao:
Escolha uma:
a. Princípios contra a corrupção e Lei Anticorrupção.
b. Pacto Global e Lei Nacional Anticorrupção. 
c. Pacto Global e Lei de Biossegurança.
d. Pacto Global e Direitos Humanos.
Feedback
Sua resposta está correta.
O Pacto Global foi idealizado e concebido pela ONU (Organização das Nações Unidas) e um dos princípios definidos pelo pacto é o de combate à corrupção. Já no Brasil, temos a Lei Anticorrupção, de 2013, que está em vigor para nortear a definição e a punição de atos ilegais contra agentes públicos.
A resposta correta é: Pacto Global e Lei Nacional Anticorrupção..
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Muitos países e empresas tendem a obter formas de coibir os processos de corrupção. A lógica internacional é de que o ato de corrupção por menor que seja, deve ser combatido por governos e cidadãos. Isto ocorre porque:
Escolha uma:
a. não é um problema ético e moral e não há controle governamental de valores e normas.
b. a corrupção não é considerada crime no país e a questão ética é decisão de cada cidadão em relação a esta situação.
c. não é um problema ético e moral, porém existe um controle governamental de valores e normas para decidir o que é certo ou errado em nome dos cidadãos.
d. a corrupção é considerada um problema ético e moral e os países tendem a criar regras e valores para coibir esta prática. 
Feedback
Sua resposta está correta.
A corrupção, assim como processos fraudulentos, ou que sejam considerados danosos aos erários públicos, constitui, sim, um problema moral e ético. Existe por parte dos governos e países tentativas de controles por meio de punições criminais, com regras e normas preestabelecidas.
A resposta correta é: a corrupção é considerada um problema ético e moral e os países tendem a criar regras e valores para coibir esta prática..
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Associe as colunas com as definições de cada item: corruptor, corrompido, efeito da corrupção e conceito ou atividade de corrupção.
 
	A. Queda nos investimentos em áreas prioritárias do governo, como saúde e educação.
	Corruptor (                 )
	B. Responsáveis por corromper o agente público, governo ou empresa.
	Corrompido (                 )
	C. Ato ilegal para obter vantagens sob meio escuso dos governos, empresas e setores governamentais.
	Efeito da corrupção (                   )
	D. Responsáveis por aceitar propinas ou valores ilegais para criar facilidades para pessoas físicas ou jurídicas.
	Corrupção (                 )
Escolha uma:
a. D - A - C - B
b. A - C - B - D
c. C - B - D - A
d. B - D - A - C 
Feedback
Sua resposta está correta.
A corrupção é, de fato, o ato ilegal de pagamento e recebimento de propinas sob meio escuso para obter facilidades e vantagens no setor governamental. O corruptor é aquele que paga as propinas e permite a existência do processo de corrupção, ao passo que o corrompido é aquele que é obrigado a pagar a propina ou aquele que recebe a propina. Um dos efeitos mais perversos da corrupção é justamente a queda da qualidade e nos investimentos em setores prioritários do governo, devido à falta de verba.
A resposta correta é: B - D - A - C.
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A corrupção tem várias definições, mas, via de regra, possui uma definição mais específica. Podemos, portanto, definir o conceito de corrupção como:
Escolha uma:
a. o ato ilegal de pagamento ou recebimento de valores indevidos para a obtenção de vantagens no setor público e no setor privado, ainda que em menor grau. 
b. o ato que acontece quando as empresas pagam valores de forma legal a agentes públicos para obter vantagens.
c. o ato legal de pagamento ou recebimento de valores indevidos para que haja vantagens no setor público.
d. o ato que ocorre quando há a sonegação de impostos de forma inadvertida por parte das empresas.
Feedback
Sua resposta está correta.
O ato de corrupção acontece quando existe pagamento ilegal de valores indevidos para agentes públicos e governamentais e, em menor escala, em empresas. O objetivo é obter vantagem indevida por pessoa jurídica ou física.
A resposta correta é: o ato ilegal de pagamento ou recebimento de valores indevidos para a obtenção de vantagens no setor público e no setor privado, ainda que em menor grau..
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O conceito de corrupção é o de atentar contra o erário público ou privado em troca de vantagens pessoais. Ao efetuar estes perjúrios contra a administração pública, empresas, pessoas físicas e agentes públicos que se beneficiam de vantagens financeirase facilidades que vão contra a legislação. Quais dos exemplos abaixo são atentados ao poder público causado por processos de corrupção?
Escolha uma:
a. Processos judiciais, fechamento de contratos e indução o fisco ao erro.
b. Fraude em processo licitatório, fraude em contratos governamentais e vendas de produtos importados de forma ilegal.
c. Liberação de propinas, contrabando e descaminho.
d. Pagamento de propinas, fraude em licitação ou em contratos com governo. 
Feedback
Sua resposta está correta.
Corrupção é o ato ilegal que faz com que empresas ou pessoas físicas paguem a agentes públicos valores indevidos para obter vantagem sobre determinada situação, o que chamamos de propina. As fraudes nas licitações e em contratos com governo também são atos de corrupção, pois mascaram informações e atividades ilegais de empresas que ganham os processos pagando propina. 
A resposta correta é: Pagamento de propinas, fraude em licitação ou em contratos com governo..
O termo compliance tem se tornado cada vez mais frequente nas discussões organizacionais, sendo que ele designa o cumprimento ou realização do que é imposto. Assim, escolha a opção correta, tendo como referência os estudos sobre este tema.
Escolha uma:
a. Estar em compliance significa que a empresa deve se adequar às exigências dos órgãos regulamentadores e aos padrões legais definidos para todos os segmentos de atuação.
b. Prevenir o risco das organizações sofrerem perdas em decorrência de corrupção ou de ações judiciais por descumprimento a leis e regulamentos não é função do programa de compliance.
c. Soluções de compliance permitem seguir as diretrizes e políticas empresariais, mas não as governamentais e de mercado.
d. Compliance é um conjunto de ações adotadas para que uma organização trabalhe em conformidade com as normas. 
Feedback
Sua resposta está correta.
Estar em compliance é estar de acordo com leis, normas e regulamentos, sejam internas ou externas à organização, desde que a ela aplicáveis. Trata-se de preservar a empresa contra riscos de inconformidade legal. 
A resposta correta é: Compliance é um conjunto de ações adotadas para que uma organização trabalhe em conformidade com as normas..
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Nos estudos de compliance, conceitos como controle de riscos, governança corporativa e Teoria Agente-principal são de fundamental importância. Sabendo disso, associe as colunas a seguir, de acordo com a correspondência entre os temas.
 
	1. Comitê de conduta
	(             ) Permite mitigar riscos de inadequação legal.
	2. Teoria Agente-principal
	(             ) Pode ser instrumento de controle de riscos em programas de compliance.
	3. Compliance
	(             ) Decorre da necessidade de controlar custos e riscos.
	4. Governança corporativa
	(              ) Explica os riscos conhecidos como conflitos de agência.
Escolha uma:
a. 2 – 4 – 1 – 3
b. 1 – 2 – 3 – 4
c. 3 – 1 – 4 – 2 
d. 4 – 3 – 2 – 1
Feedback
Sua resposta está correta.
O comitê de conduta é um dos possíveis instrumentos de controle de riscos em programas de compliance. A Teoria Agente-principal explica os riscos do conflito de agência, ao passo que compliance permite mitigar riscos de inadequação legal. Por fim, governança corporativa, assim como  Compliance, decorre da necessidade de controlar custos e riscos.
A resposta correta é: 3 – 1 – 4 – 2.
Questão 3
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Desde sua origem até os dias atuais, a importância de estar em compliance tem significado muito para as organizações, pois diz respeito à sua adequação a normas e regulamentos internos e externos. Tendo em vista seus estudos sobre o tema, assinale com V as opções que correspondem a conceitos válidos e F para as que não correspondem.
 
(               ) Pode-se atribuir a origem do termo compliance à criação do Banco Central norte-americano, em 1913.
(               ) O termo compliance assumiu papel relevante nas instituições financeiras a partir do século XIX.
(               ) A necessidade de controles éticos nas organizações ficou evidente após a Primeira Guerra Mundial e a crise de 1929.
(               ) compliance e governança corporativa são instrumentos de controle inconciliáveis entre si, capazes de inibir e de lidar com os riscos decorrentes da corrupção.
 
Agora, assinale a opção correta.
Escolha uma:
a. V, F, V, F
b. V, F, F, V
c. F, F, V, F 
d. V, V, V, F
Feedback
Sua resposta está incorreta.
De fato, uma das hipóteses sobre a origem do termo compliance está associada à criação do Banco Central norte-americano, e a necessidade de controles éticos nas organizações ficou evidente na ocasião da criação do NewDeal. Entretanto, a compliance assumiu papel relevante nas instituições financeiras a partir do século XX e não do XIX. Além disso, compliance e governança corporativa não são inconciliáveis entre si. 
A resposta correta é: V, F, V, F.
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Compliance é um tema fortemente associado à gestão de riscos, pois suas soluções podem amenizar ou eliminar a prática da corrupção e seus efeitos nefastos. Há ainda a mitigação de outros malefícios.Quanto a esses e outros estudos relacionados a compliance, é correto afirmarque:
Escolha uma:
a. o risco do conflito de interesses Agente-Principal também pode ser mitigado por soluções decompliance. 
b. soluções de compliance podem mitigar riscos decorrentes da corrupção, mas não do conflito de interesses Agente-Principal.
c. a Teoria da Agência explica os riscos decorrentes da corrupção entre o Agente e o Principal.
d. a essência de uma relação Agente-Principal está no fato de que um indivíduo é beneficiado (o Agente) quando o outro (o Principal) se dedica a realizar a tarefa recebida.
Feedback
Sua resposta está correta.
Soluções de compliance também podem mitigar o risco do conflito de interesses Agente-Principal, além dos riscos de corrupção e de judicialização por inconformidade legal.
A resposta correta é: o risco do conflito de interesses Agente-Principal também pode ser mitigado por soluções de compliance..
Questão 5
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Sabemos que a amplitude e o alcance dos estudos de compliance refletem-se na imagem e no valor de uma organização.No que diz respeito ao conceito de compliance, sua origem e programas, escolha a assertiva correta. 
Escolha uma:
a. Compliance é a solução aplicável às áreas financeiras, contábeis, administrativas, econômicas, jurídicas, sendo solução exclusiva para a gestão privada.
b. Soluções de compliance correspondem a ativos intangíveis de uma organização, pois dizem respeito aos investimentos feitos nas pessoas, em sua conscientização e aprendizagem.
c. Estar em compliance é o dever de estar em conformidade, de cumprir e fazer cumprir regulamentos internos, sendo os externos relativos a outras atividades da organização. 
d. O chamado risco de conformidade legal nas instituições financeiras pode não ser diminuído por soluções de compliance.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
Soluções de compliance são ativos intangíveis com fortes características éticas, como investimentos no constante aperfeiçoamento do capital humano. Compliance não é, entretanto, algo exclusivo da gestão privada, e suas soluções diminuem sim o risco de conformidade. 
A resposta correta é: Soluções de compliance correspondem a ativos intangíveis de uma organização, pois dizem respeito aos investimentos feitos nas pessoas, em sua conscientização e aprendizagem..
	Iniciado em
	domingo, 12 novembro 2017, 13:43
	Estado
	Finalizadas
	Concluída em
	domingo, 12 novembro 2017, 18:35
	Tempo empregado
	4 horas 51 minutos
	Avaliar
	2,00 de um máximo de 5,00(40%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Associe as colunas relacionando as definições corretasdos itens que tratam sobre Bioética, tecnociência, ética e tecnologia.
 
	A. É o conjunto de ações desenvolvidas com a ciência, que é o ato de pesquisar fatos concretos e que tenham relação de causa e efeito com as inovações tecnológicas.
	Ética (       )
	B. Parte da ciência que estuda as ações da medicina que envolvem questões éticas, como aborto e eutanásia assistida.
	Tecnologia (        )
	C. Pode-se afirmar que são inovações em atividades e ferramentas com vistas ao bem-estar da população.
	Bioética (       )
	D. Podemos dizer que são ações de valores e condutas morais para todos os cidadãos.
	Tecnociência (       )
Escolha uma:
a. A - B - C - D
b. D - A - C - B
c. D - C - B - A 
d. B - A - C - D
Feedback
Sua resposta está correta.
A Bioética trata de assuntos e questões que envolvem problemas éticos e que atentem contra a existência do ser humano, como a legalização do aborto e da eutanásia, por exemplo. A tecnologia é responsável pelas inovações e criação de ferramentas para promover o bem-estar da população (como internet, computação, tecnologia da informação etc.). Já a ética diz respeito a ações, costumes e valores morais cultivados pelos cidadãos, ao passo que a tecnociência corresponde à junção da ciência propriamente dita com a tecnologia, que é responsável por trazer melhorias nos processos de pesquisa científica.
A resposta correta é: D - C - B - A.
Questão 2
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A Bioética é a atividade que controla as pesquisas e atividades relacionadas às questões que envolvem processos biológicos, químicos e físicos, além da própria medicina e biomedicina. Os avanços nesta área, nos últimos anos, foram muitos, entretanto, alguns fatores ainda carecem de maior cuidado, pois podem extrapolar a ética médica e civil.
 
Entre as opções a seguir, qual se caracteriza como uma ação da medicina vinculada à Bioética:
Escolha uma:
a. pesquisas médicas em animais e falta de investimentos em hospitais.
b. erros médicos causados em pacientes e falta de atendimento clínicos de emergência.
c. falta de investimento na área de saúde por parte dos governos e insuficiência de médicos clínicos para atendimento em geral. 
d. utilização de células-tronco para pesquisas voltadas à cura do câncer.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A utilização de células tronco pela medicina, tanto no combate ao câncer, como em pesquisas sobre doenças degenerativas, tem sido alvo da Bioética, por utilizar tecidos e células duplicadas ou de replicação humana. Isto atentaria contra as questões éticas de muitos países, inclusive do Brasil, onde a clonagem é proibida.
A resposta correta é: utilização de células-tronco para pesquisas voltadas à cura do câncer..
Questão 3
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Nos últimos anos, ocorreram diversos avanços tecnológicos relacionados à ciência e ao que chamamos de tecnociência. Assinale a opção que apresenta exemplos de avanços que possuem relação com a tecnociência.
Escolha uma:
a. Criação de leis e normas que visam proteger o meio ambiente, assegurando que as populações não serão atingidas por inovações tecnológicas sem controle. 
b. Processos de criação de animais geneticamente modificados que são utilizados na substituição de animais em extinção.
c. Criação de processos de agilidade na morte de pessoas em estado terminal, conhecido como eutanásia.
d. Criação de sementes que sejam resistentes a pesticidas, pragas e variações do tempo, como seca excessiva ou altos índices pluviométricos.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A tecnociência, ou seja, a ciência aliada à tecnologia, tem como uma das premissas, no que tange aos processos agrícolas, utilizar sementes e germinações de produtos e defensivos que visam melhorar o combate às intempéries e pragas.
A resposta correta é: Criação de sementes que sejam resistentes a pesticidas, pragas e variações do tempo, como seca excessiva ou altos índices pluviométricos..
Questão 4
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A tecnociência é a junção da ciência propriamente dita com a tecnologia. Ao uni-las, sua influência passou a ser potencializada, criando melhorias em diversas áreas da ciência e da sociedade. Podemos dizer que são áreas de atuação da tecnociência:
Escolha uma:
a. áreas como política, economia e saúde. 
b. os setores ligados à economia, ao cultivo e às áreas sociais.
c. o Meio Ambiente, setor bélico e desenvolvimento de armamentos, áreas relacionadas ao cultivo e pecuária.
d. o Meio Ambiente, gestão industrial e Psicologia.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A tecnociência tem atuação em diversos campos da sociedade, criando e desenvolvendo novas ações positivas para melhoria e bem-estar da comunidade. Exemplos dessa atuação podem ser percebidos nos setores da indústria, no setor bélico e em setores agrícolas, como a pecuária e agricultura, nos quais são desenvolvidas atividades e pesquisas para melhorar a produtividade no campo.
A resposta correta é: o Meio Ambiente, setor bélico e desenvolvimento de armamentos, áreas relacionadas ao cultivo e pecuária..
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Podemos afirmar que o grande desafio atual é coibir novos avanços tecnológicos que extrapolem sua finalidade e afrontem a moral e ética estabelecida. Neste caso, estes avanços seriam ligados à:
Escolha uma:
a. Bioética.
b. Ciência.
c. Tecnociência. 
d. Clonagem de seres humanos.
Feedback
Sua resposta está correta.
A tecnociência existe no sentido de trazer bem-estar à população e agilidade na utilização dos recursos. Entretanto, Estados, empresas e pesquisadores devem estabelecer limites na condução destas atividades em relação à ética, normas e regras vigentes. 
A resposta correta é: Tecnociência..
Parte inferior do formulário
A relação entre ética, direito e moral estão fortemente presentes nos estudos sobre ética na era digital. Tendo em vista essa relação, assinale com V as opções que correspondem a conceitos válidos e F para as que não correspondem.
(              ) O direito autoral é a parte do direito de propriedade intelectual que diz respeito à criação estética.
(           ) Os direitos autorais patrimoniais são personalíssimos e não podem ser transferidos a terceiros.
(               ) A Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) se dedica à atualização e proposição de padrões internacionais para proteção das criações intelectuais.
(            ) A legislação brasileira adota a subdivisão do direito autoral em direitos de autor, direitos conexos e marcas e patentes.
Agora, assinale a opção correta.
Escolha uma:
a. V, F, V, F.
b. V, V, V, F.
c. V, F, F, V.
d. F, F, V, F. 
Feedback
Sua resposta está incorreta.
De fato, direito autoral relaciona-se à criação estética; e a OMPI foi criada em 1967 para proteger as criações intelectuais. Entretanto, direitos autorais patrimoniais podem ser transferidos a terceiros; e a subdivisão do direito autoral adotada pela legislação brasileira consiste em: direitos de autor, direitos conexos e programas de computador.
A resposta correta é: V, F, V, F..
Questão 2
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Os estudos sobre a propriedade intelectual e os direitos de autoria envolvem aspectos morais e patrimoniais. Sobre o tema, escolha a opção correta:
 
Escolha uma:
a. Propriedade intelectual diz respeito a uma espécie de direito de natureza intangível, imaterial, incorpórea.
b. Invenções, obras literárias, artísticas, tecnológicas e científicas são tipos de propriedade intelectual que possuem natureza tangível.
c. Direitos autorais podem ser patrimoniais ou morais e são perpétuos. 
d. Devido à natureza incorpórea da propriedade intelectual, os direitos autorais patrimoniais são temporários.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A natureza imaterial da propriedade intelectual resulta de ser um direito sobre criaçõesintelectuais.
A resposta correta é: Propriedade intelectual diz respeito a uma espécie de direito de natureza intangível, imaterial, incorpórea..
Questão 3
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Questões relativas à ética e direitos de autoria não são preocupações exclusivas da era digital. Sobre o assunto, é correto afirmarque:
Escolha uma:
a. Oautoplágio existe e, apesar da contradição aparente, reflete conduta ética que ocorre em meio à comunidade acadêmica.
b. Os problemas relativos a direitos autorais diminuíram, pois ficaram mais fáceis de serem controlados com a difusão das tecnologias de informação e comunicação (TIC).
c. A cópia não autorizada e o plágio eram considerados desonrosos e desleais na Antiguidade e na Idade Média.
d. A era digital facilita a disseminação do plágio e a coerção moral que seria sua principal consequência. 
Feedback
Sua resposta está incorreta.
Realmente, o direito de autoria sob o aspecto moral tem sido respeitado desde a Grécia e Roma antigas.
A resposta correta é: A cópia não autorizada e o plágio eram considerados desonrosos e desleais na Antiguidade e na Idade Média..
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A defesa dos interesses jurídicos relacionados à autoria está expressa na legislação nacional e internacional. Associe as duas colunas, de acordo com a correspondência entre os temas.
	1. Propriedade intelectual
	(           ) Trata da proteção à invenção técnica.
	2. Acordo TRIPS
	(           ) Envolve direitos relativos a invenções de toda a natureza; obras literárias, artísticas e científicas, entre outras.
	3. Propriedade industrial
	(               ) Diz respeito à criação estética.
	4. Direito autoral
	(            ) É parte do sistema internacional de propriedade intelectual.
Escolha uma:
a. 1-2-3-4
b. 4-3-2-1
c. 3-1-4-2 
d. 2-4-1-3
Feedback
Sua resposta está correta.
Propriedade intelectual envolve direitos relativos a criações da inteligência de forma geral, como invenções de toda a natureza; obras literárias, artísticas e científicas, entre outras. Divide-se em propriedade industrial (protege as invenções técnicas) e direito autoral (tutela as criações estéticas). O Acordo TRIP, assinado em 1994, é parte do sistema internacional de propriedade intelectual.
A resposta correta é: 3-1-4-2.
O termo “globalização” é multidimensional e envolve conexões mundiais entre lugares, organizações e indivíduos, impactando fenômenos sociais e a consciência global dos atores sociais.Quanto aos estudos relacionados à globalização, é correto afirmarque:
Escolha uma:
a. o discurso ecológico globalizado voltado a preocupações ambientais planetárias favorece a justiça social, a preservação cultural e os fluxos de capitais. 
b. as diretrizes da política ambiental brasileira estão dispostas exclusivamente no artigo 225 da Constituição.
c. a globalização se traduz numa visão de mundo idealmente conectado a novos padrões de comércio, de investimento e de produção, associado a um crescente modelo estatal.
d. com a ampliação das fronteiras entre organizações e países, a globalização amplia também fluxos, encontros e hibridismo culturais.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
Em termos antropológicos, a globalização tanto amplia fluxos e hibridismos, quanto favorece a hegemonia cultural.
A resposta correta é: com a ampliação das fronteiras entre organizações e países, a globalização amplia também fluxos, encontros e hibridismo culturais..
Questão 2
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Os estudos sobre globalização, democracia e cidadania evidenciam a forte relação entre ética, moral e direito. Sobre os conceitos associados ao tema, escolha a opção correta. 
Escolha uma:
a. Direitos civis dizem respeito à participação do cidadão no governo, seja direta ou indiretamente.
b. Cidadania é o processo de integração das pessoas ao governo por meio da participação política, da garantia de direitos individuais e coletivos, e da justiça social.
c. Direitos políticos são os fundamentais à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade diante da lei.
d. Direitos fundamentais são os que garantem a participação na riqueza coletiva de uma sociedade, como acesso à educação, ao trabalho, ao salário justo, à saúde, à aposentadoria etc. 
Feedback
Sua resposta está incorreta.
É, de fato, o exercício dos direitos de cidadania que viabiliza uma democracia, estando essas prerrogativas relacionadas à participação política, à garantia dos direitos e da justiça social.
A resposta correta é: Cidadania é o processo de integração das pessoas ao governo por meio da participação política, da garantia de direitos individuais e coletivos, e da justiça social..
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O debate sobre a democracia é bastante atual e de grande relevância no contexto das discussões sobre política, direitos, participação social e gestão pública. No que diz respeito ao tema, escolha a assertiva correta. 
Escolha uma:
a. Democracia pode ser vista como o conjunto de princípios e regras constitucionais que estabelecem a forma como uma sociedade tomará suas decisões. 
b. A democracia permite que a participação da população no governo seja a menos ampla possível e garantida ao menor número de interessados.
c. As regras democráticas de um país podem estabelecer que as decisões sejam tomadas na forma da democracia representativa ou da democracia participativa, sendo esta última o modelo adotado no Brasil.
d. A democracia representa as regras de convivência de uma sociedade, a fim de que existam distinções de ordem e de classe entre os indivíduos, que devem ser socialmente iguais.
Feedback
Sua resposta está correta.
A democracia é o conjunto normativo usado para definir como uma sociedade tomará decisões coletivas.
A resposta correta é: Democracia pode ser vista como o conjunto de princípios e regras constitucionais que estabelecem a forma como uma sociedade tomará suas decisões..
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Democracia representativa e democracia participativa são modelos adotados pelas sociedades democráticas da atualidade. Tendo em vista seus estudos sobre globalização, democracia e cidadania, assinale com V as opções que correspondem a conceitos válidos ecom F as que não correspondem.
(          ) Na democracia representativa, a população vota para escolher seus representantes que, uma vez eleitos, tomarão as decisões de interesse coletivo.
(          ) Na medida em que é o cidadão que tende a buscar a garantia de seus direitos, a cidadania é dispensável à existência e manutenção da democracia.
(          ) Na democracia participativa, a sociedade tem oportunidade de participar e de se expressar ativamente no processo de elaboração das políticas públicas.
(          ) Na democracia representativa, a participação política é limitada, pois existe pouca distância entre os cidadãos e seus representantes.
 
Agora, assinale a opção correta.
Escolha uma:
a. V, F, F, V
b. V, F, V, F 
c. V, V, V, F
d. F, F, V, F
Feedback
Sua resposta está correta.
Na democracia representativa, a população age indiretamente por meio de seus representantes, enquanto que na democracia participativa a sociedade se expressa direta e ativamente. Por outro lado, a cidadania é indispensável à existência e manutenção da democracia, e a participação política é limitada na democracia representativa, pois costuma existir grande distância entre os cidadãos e seus representantes.
A resposta correta é: V, F, V, F.
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Diversos conceitos podem ser utilizados nos estudos relacionados à globalização, democracia e cidadania. Associe as duas colunas, ligando os temas à descrição correspondente:
 
	1. Direitos políticos
	(       ) Garantem a diminuição das desigualdades: acesso à educação, ao trabalho, ao saláriojusto, à saúde, à aposentadoria etc.
	2. Direitos civis
	(        ) Dizem respeito à participação do cidadão no governo, seja direta ou indiretamente.
	3. Direitos sociais
	(        ) Permite uma conexão maior do poder público com a sociedade.
	4. Democracia participativa
	(         ) São fundamentais à vida, à liberdade, à propriedade e à igualdade diante da lei.
Escolha uma:
a. 3 – 1 – 4 – 2 
b. 2 – 4 – 3 – 1
c. 4 – 2 – 3 - 1
d. 1 - 2 - 3 - 4
Feedback
Sua resposta está correta.
Direitos políticos estão relacionados à participação do cidadão no governo, ao passo que direitos civis são fundamentais à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade diante da lei. Já os direitos sociais garantem a diminuição das desigualdades, e a democracia participativa aproxima mais a sociedade do poder público.
A resposta correta é: 3 – 1 – 4 – 2.
Escolha a opção correta, tendo como referência os estudos sobre políticas de gestão ambiental e sustentabilidade.
Escolha uma:
a. Políticas privadas de gestão ambiental devem atender aos requisitos legais, visando a melhoria do desempenho governamental para atender às necessidades das partes interessadas.
b. Conforme determinação constitucional, o objetivo das políticas públicas de gestão ambiental é garantir a exclusiva proteção do ambiente natural.
c. Políticas ambientais privadas são expressas sob a forma de declarações de intenções, que procuram ocultar, por questões de segurança, as estratégias e princípios das organizações.
d. O desenvolvimento sustentável pode ser considerado como um caminho para se alcançar a sustentabilidade ambiental. 
Feedback
Sua resposta está correta.
Com efeito, o desenvolvimento sustentável busca a sustentabilidade ambiental. Declarações de intenções expõem as estratégias e princípios das organizações. O objetivo das políticas públicas de gestão ambiental não se restringe à proteção do ambiente natural, devendo também orientar a solução de conflitos sociais que envolvam questões e recursos ambientais. Políticas privadas de gestão ambiental não têm qualquer relação com a melhoria do desempenho governamental.
A resposta correta é: O desenvolvimento sustentável pode ser considerado como um caminho para se alcançar a sustentabilidade ambiental..
Questão 2
Parcialmente correto
Atingiu 0,50 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Associe as duas colunas, ligando os temas à descrição relacionada.
	São classificadas como urbanas, rurais, internacionais, nacionais, estaduais, regionais, municipais, entre outras.
	Resposta 1
	Capacidade de um sistema humano se adaptar às mudanças por tempo indeterminado.
	Resposta 2
	Pode ser pública ou privada, nacional, internacional, local, regional, entre outras.
	Resposta 3
	Capacidade de promover crescimento humano, econômico e social, sem comprometer o direito das futuras gerações.
	Resposta 4
Feedback
Sua resposta está parcialmente correta.
Você selecionou corretamente 2.
Sustentabilidade é a capacidade de um sistema se adaptar continuamente às mudanças, enquanto que o desenvolvimento sustentável corresponde ao crescimento humano nos seus mais diversos expoentes de forma responsável. Territorialidade (nacional, internacional, local etc.) e setor da economia (público ou privado) são algumas das classificações possíveis para as políticas de gestão ambiental. Já as políticas públicas são classificadas como urbanas, rurais, internacionais, nacionais, estaduais, regionais, municipais, entre outras.
A resposta correta é: 
São classificadas como urbanas, rurais, internacionais, nacionais, estaduais, regionais, municipais, entre outras.
 – 3. Políticas públicas., 
Capacidade de um sistema humano se adaptar às mudanças por tempo indeterminado.
 – 1. Sustentabilidade., 
Pode ser pública ou privada, nacional, internacional, local, regional, entre outras.
 – 2. Política de gestão ambiental., 
Capacidade de promover crescimento humano, econômico e social, sem comprometer o direito das futuras gerações.
 – 4. Desenvolvimento sustentável..
Questão 3
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Tendo em vista seus estudos sobre políticas de gestão ambiental e sustentabilidade, assinale com V as opções que correspondem a conceitos válidos e F para as que não correspondem.
(  )É a Constituição da República Federativa do Brasil que estabelece as diretrizes para o desenvolvimento das políticas ambientais públicas federais.
(  ) De acordo com a Constituição Federal brasileira de 1988, meio ambiente diz respeito apenas às regiões naturais.
(  )Nas políticas públicas de gestão ambiental os governos utilizam instrumentos que estimulam as iniciativas consideradas desejáveis e inibem as indesejáveis.
(  ) Tributação sobre a poluição ou sobre o uso de recursos naturais são instrumentos de política pública de gestão ambiental, enquanto a criação de reservas ecológicas são instrumentos das políticas privadas quando feitas sobre terras particulares.
Agora, assinale a opção correta.
Escolha uma:
a. V, F, V, F
b. V, F, F, V
c. V, V, V, F 
d. F, F, V, F
Feedback
Sua resposta está incorreta.
De fato, é a Constituição que estabelece as diretrizes das políticas ambientais públicas federais, sendo que as políticas públicas de gestão ambiental utilizam instrumentos para estimular iniciativas desejáveis e inibir indesejáveis. A Constituição Federal brasileira de 1988 ampliou noção de meio ambiente para muito além das regiões naturais. A criação de reservas ecológicas é instrumento das políticas públicas. 
A resposta correta é: V, F, V, F.
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Quanto à sustentabilidade e às políticas de gestão ambiental, é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. Políticas de gestão ambiental são conjuntos de ações que tentam garantir o desenvolvimento sustentável. 
b. Políticas de gestão ambiental são apresentadas sob a forma de leis, ou conjuntos de leis, que definem os limites das ações de pessoas e organizações públicas e privadas.
c. Por se tratar de atribuição definida pela Constituição Federal, as políticas de gestão ambiental são sempre de ordem pública.
d. Sob o ponto de vista público, gestão ambiental é um processo de mediação de interesses e de conflitos entre atores sociais que não agem sobre os meios físico-natural e construído.
Feedback
Sua resposta está correta.
Realmente, políticas de gestão ambiental buscam garantir o desenvolvimento sustentável. Sob o ponto de vista público, a gestão atua sobre atores sociais que agem, sim, sobre os meios físico-natural e construído. Políticas de gestão ambiental não são sempre de ordem pública e apenas as políticas públicas de gestão ambiental são apresentadas sob a forma de leis.
A resposta correta é: Políticas de gestão ambiental são conjuntos de ações que tentam garantir o desenvolvimento sustentável..
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
No que diz respeito à sustentabilidade e às políticas de gestão ambiental, podemos afirmar que:
Escolha uma:
a. Políticas ambientais podem ser públicas, quando definidas pelos governos, ou privadas, quando não fazem parte das estratégias de ação das organizações particulares.
b. As políticas públicas brasileiras de gestão ambiental não incluem as cidades pois, para isso, a Constituição criou a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano.
c. Sustentabilidade ambiental é um objetivo de longo prazo que pode ser alcançado por meio do desenvolvimento sustentável. 
d. As diretrizes da política ambiental brasileira estão dispostas exclusivamente no artigo 225 da Constituição.
Feedback
Sua resposta está correta.
Desenvolvimento sustentável não se refere a ações isoladas, mas sim à concentração e coordenação de esforços, sendo que seu objetivo de longo prazo é a sustentabilidade.
A resposta correta é: Sustentabilidade ambiental é um objetivo de longo prazo que pode ser alcançado por meio do desenvolvimento sustentável..
Podemos definir como princípiosde proteção ambiental:
Escolha uma:
a. os desafios ambientais, responsabilidade ambiental e tecnologias no combate à agressão ao meio ambiente.
b. o apoio de abordagem preventiva aos desafios ambientais, promoção da responsabilidade ambiental e encorajamento de tecnologias que não agridam o meio ambiente.
c. a ISO14001, normas ambientais e sistema de gestão ambiental.
d. o apoio de abordagem corretiva dos problemas ambientais, promoção da responsabilidade ambiental e incentivo a tecnologias que evitem a utilização do meio ambiente. 
Feedback
Sua resposta está incorreta.
Os princípios norteadores de proteção ambiental são: o apoio à abordagem preventiva aos desafios ambientais; a promoção da responsabilidade ambiental, isto é, as empresas devem promover a responsabilidade ambiental internamente e também no meio externo; e o encorajamento de novas tecnologias e inovações no sentido de reduzir o impacto ambiental gerado pelos poluentes e descartes na natureza, além do pós-venda.
A resposta correta é: o apoio de abordagem preventiva aos desafios ambientais, promoção da responsabilidade ambiental e encorajamento de tecnologias que não agridam o meio ambiente..
Questão 2
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Podemos afirmar que são exemplos de práticas de combate à corrupção:
Escolha uma:
a. combate aos pagamentos de propinas e subornos, além de transparência interna em seus registros e códigos de conduta e ética.
b. combate ao pagamento de comissões indevidas, propinas e chantagens, além de práticas de cartéis e preços e trabalho análogo ao regime de escravidão. 
c. normas ambientais bem elaboradas, combate ao pagamento de comissões indevidas e propinas.
d. trabalho forçado, pagamento de propinas e subornos.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
Quando falamos de combate à corrupção, não podemos pensar somente em órgãos governamentais, mas também em cidadãos e empresas privadas que toleram ou permitem a prática de comissões, propinas e subornos para garantir vendas e serviços. Isto tudo pode ser coibido com a prática da transparência e com a elaboração e divulgação de códigos de conduta interna para seus colaboradores.
A resposta correta é: combate aos pagamentos de propinas e subornos, além de transparência interna em seus registros e códigos de conduta e ética..
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Podemos definir as diretrizes e princípios do Pacto Global como:
Escolha uma:
a. combate à violação dos direitos humanos, promoção da responsabilidade ambiental e abolição do trabalho infantil. 
b. criação de normas de condutas internas, encorajamento de tecnologias que não agridam o meio ambiente e combate à corrupção.
c. transparência em negociações com clientes e governo, combate à corrupção e sistemas informatizados.
d. abolição do trabalho escravo, garantia de estabilidade no emprego, combate à violação dos direitos humanos.
Feedback
Sua resposta está correta.
As organizações que tenham responsabilidade social devem levar em conta as diretrizes e princípios do Pacto Global, que são: o combate à violação dos direitos humanos; a promoção da responsabilidade ambiental; e a abolição do trabalho infantil. Em outras palavras, as empresas não devem permitir em seus quadros, em suas filiais internacionais, o trabalho infantil em nenhuma etapa de seus processos produtivos.
A resposta correta é: combate à violação dos direitos humanos, promoção da responsabilidade ambiental e abolição do trabalho infantil..
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A responsabilidade pela elaboração e divulgação do Pacto Global e seus princípios é da instituição:
Escolha uma:
a. Organização Mundial do Comércio.
b. Empresas de Responsabilidade Social.
c. Organização das Nações Unidas. 
d. Empresas da Sociedade Civil.
Feedback
Sua resposta está correta.
A ONU lançou o Pacto Global no ano de 2000, quando o secretário geral era Kofi Annan, no Fórum Mundial Econômico de Davos (Suíça), no intuito de criar diretrizes e princípios a serem seguidos por empresas, estados e corporações.
A resposta correta é: Organização das Nações Unidas..
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Associe as colunas às alternativas de referência entre definições corretas de itens dos princípios do Pacto Global.
 
	Cria novas tecnologias no intuito de reduzir o impacto ao meio ambiente.
	Resposta 1
	Não permite a violação do direito dos cidadãos à vida e às necessidades básicas.
	Resposta 2
	Permite a livre associação a sindicatos, entidades de classe e associações por parte de seus colaboradores para buscarem seus direitos.
	Resposta 3
	Deve ser transparente em negócios com terceiros, como governo, clientes e fornecedores.
	Resposta 4
Feedback
Sua resposta está correta.
Princípios de Proteção Ambiental (A), Princípios de Direitos Humanos (B), Princípios de Direito do Trabalho (C), Princípios Contra a Corrupção (D). Os Princípios de Proteção Ambiental estão intimamente ligados à criação de novas tecnologias para redução do impacto ambiental causado por produtos, serviços ou atividades. Os Princípios de Direitos Humanos estão relacionados a combate à violação dos direitos básicos do cidadão, os quais são garantidos por lei na maioria dos Estados, ainda que muitas vezes não sejam de fato cumpridos. Princípios de Direito do Trabalho estão correlacionados à livre abertura das corporações, à permissão de que seus colaboradores sejam afiliados a associações e sindicatos que buscarão discutir seus direitos perante à corporação. Por fim, o Princípio do Combate à Corrupção está relacionado à questão da transparência empresarial.
A resposta correta é: 
Cria novas tecnologias no intuito de reduzir o impacto ao meio ambiente.
 – Princípios de proteção ambiental., 
Não permite a violação do direito dos cidadãos à vida e às necessidades básicas.
 – Princípios de direitos humanos., 
Permite a livre associação a sindicatos, entidades de classe e associações por parte de seus colaboradores para buscarem seus direitos.
 – Princípios de direito do trabalho., 
Deve ser transparente em negócios com terceiros, como governo, clientes e fornecedores.
 – Princípios contra a corrupção..
Escolha a alternativa correta, tendo como referência os estudos sobre responsabilidade socioambiental, ecossistemas e conceitos relacionados.
Escolha uma:
a. Sob o aspecto ecossistêmico, a responsabilidade social exige menor comprometimento com aspectos éticos de proteção à vida planetária. 
b. Para Edgar Morin (1984), ecossistema sociourbano consiste na sociedade moderna entendida sob o ponto de vista econômico.
c. O desenvolvimento sustentável deixou de ser almejado pela sociedade, dando lugar apenas aos interesses da responsabilidade ambiental.
d. Dentro da visão ecossistêmica da sociedade, a noção de responsabilidade social exige envolvimento efetivo dos indivíduos e das organizações.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
Na visão ecossistêmica da sociedade, responsabilidade social requer profundo comprometimento dos indivíduos e das organizações. Na visão moriniana o ecossistema sociourbano é visto como a dimensão ecológica da sociedade moderna, e não econômica. Sob o aspecto ecossistêmico, a responsabilidade social exige maior comprometimento com a vida planetária, e o desenvolvimento sustentável nunca deixou de ser almejado pela sociedade.
A resposta correta é: Dentro da visão ecossistêmica da sociedade, a noção de responsabilidade social exige envolvimento efetivo dos indivíduos e das organizações..
Questão 2
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
No contexto dos estudos da responsabilidade socioambiental, é correto afirmar que:
 
Escolha uma:
a. Responsabilidade social diz respeito aos compromissos da sociedade com o meio ambiente e responsabilidade social corporativa aos compromissos das organizações. 
b. Responsabilidade ambiental tem a ver

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes