Buscar

DIREITO AMBIENTAL

Prévia do material em texto

Disciplina:  DIREITO AMBIENTAL
	Avaliação:  CCJ0012_AV_201301850039      Data: 11/11/2017 16:10:41 (F)       Critério: AV
	Aluno:  - LETÍCIA 
	Professor:TATIANA FERNANDES DIAS DA SILVA
	Turma: 9023/AW
	Nota Prova: 5,6 de 9,0      Nota Partic.: 0
	Nota SIA: 5,6 pts
	 
		
	DIREITO AMBIENTAL
	 
	 
	 1a Questão (Ref.: 152058)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O princípio do poluidor-pagador está previsto na Política Nacional do Meio Ambiente, Lei 6.938/81, assim como o do usuário-pagador. De acordo com os conhecimentos apreendidos em nossas aulas apresente seu entendimento sobre ambos justificando sua aplicação.
		
	
Resposta: O princípio do poluidor-pagador visa aplicar uma sanção a empresa que agride o meio ambiente, independente que seja por culpa ou dolo; já o usuário pagador é visa uma penalidade a pessoa física que polui
	
Gabarito: O princípio do poluidor pagador impõe ao poluidor o dever de arcar com as despesas de evitar a ocorrência de danos ambientais e, ocorrido o dano, em razão da atividade desenvolvida, ser responsável por sua reparação. O princípio do usuário-pagador visa a imposição, ao usuário, da contribuição pela utilização de recursos ambientais com fins econômicos.
		
	
	 2a Questão (Ref.: 844952)
	Pontos: 0,1  / 1,0
	O Município de Porto Belo-SC e os responsáveis pela construção irregular de um hotel de três pavimentos com aproximadamente 32 apartamentos edificados em área de preservação permanente, foram responsabilizados a reparar todos os danos que causaram ao meio ambiente e a terceiros afetados por sua atividade. Mesmo sendo uma obra de significativo impacto ambiental, não houve exigência do EIA-RIMA e sim um alvará expedido pelo Secretário de Planejamento Municipal e Urbanismo, de liberação para a construção que, segundo o próprio, demonstrava a boa-fé da realização do empreendimento. Pergunta-se: é relevante a eventual boa fé para a responsabilização do poluidor em reparar os danos causados ao meio ambiente? No que consiste a reparação? Comente sobre uma das possíveis formas de reparação a serem aplicadas ao caso concreto.
		
	
Resposta: Embora haja boa-sé deverá pagar uma multa devido aos danos causados
	
Gabarito: Gabarito: É irrevelante para a responsabilização do poluidor o fato da conduta ser de boa-fé ou má-fé. Existindo o dano ambiental, há o dever de repará-lo. A reparação ao dano ambiental é a reconstituição do meio ambiente agredido, cessando-se a atividade lesiva e revertendo-se a degradação ambiental. A reparação pode ser então: a) a recuperação in natura (ou restauração natural) do estado anterior (status quo) do bem ambiental afetado- É a reparação mais indicada, pois consiste em tentar retornar a situação ambiental ao seu status quo ante, como ele era antes do dano e da alteração sofrida. b) Apenas quando essa recuperação não for viável é que se admite a condenação de um quantum pecuniário (indenização) - recomposição efetiva e direta do ambiente lesado através de uma importância em dinheiro, pelo poluidor. c) Já a compensação ambiental é uma forma alternativa, e necessita que se atenda a alguns requisitos para que se desempenhe seu papel.
		
	
	 3a Questão (Ref.: 706382)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em 1992 ocorreu uma importante Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, com o objetivo de analisar, discutir e aprovar documentos sobre as questões ambientais. Dentre eles destaca-se a Agenda 21, um programa de ações preservadoras do meio ambiente que resume o que fazer para reverter a destruição da Terra e instalar um modelo de desenvolvimento sustentável ao longo do século XXI. Sendo Assim, assinale abaixo a cidade que sediou tal Conferência:
		
	
	Estocolmo
	
	Palermo
	
	Paris
	 
	Rio de Janeiro
	
	Bogotá
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	 4a Questão (Ref.: 187965)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os princípios exercem papéis importantes, pois além de serem alicerces fundamentais dos mais variados ramos, assumem diferentes funções, como por exemplo, a função interpretativa e a função integrativa. Dentro do direito ambiental há um princípio que se destaca, por garantir a observância de uma responsabilidade intergeracional, ou seja, possibilitar a utilização de recursos naturais finitos pelas presentes e futuras gerações, bem como o contínuo crescimento econômico do país. Qual o nome que se dá ao princípio mencionado?
		
	
	Princípio do Poluidor Pagador
	
	Princípio da Prevenção
	
	Princípio da Precaução
	 
	Princípio do Desenvolvimento Sustentável
	
	Princípio da Responsabilidade Intergeracional
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	 5a Questão (Ref.: 641549)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Dentro do estudo das Competências Constitucionais em matéria ambiental, o que vem a ser a competência material, também denominada administrativa ou executiva?
		
	
	É a que atribui ao Poder Legislativo a prática de atos administrativos e de atividades ambientais com base no Poder de Polícia.
	
	É a que atribui exclusivamente aos Estados a prática de legislar sobre atividades ambientais.
	 
	É a que atribui ao Poder Legislativo o ato de legislar.
	 
	É a que atribui ao Poder Executivo a prática de atos administrativos e de atividades ambientais com base no Poder de Polícia.
	
	É a que atribui ao Poder Legislativo a prática de atos ambientais.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	 6a Questão (Ref.: 176414)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre a Política Nacional do Meio Ambiente (art. 9º da Lei Federal 6.938, de 1981), considere os seguintes itens:
I. Avaliação de impactos ambientais;
II. Estabelecimento de preços pelos usos da água.
III. Municipalização de rios.
IV. Licenciamento e revisão de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras.
Marque a alternativa CORRETA sobre os itens que são instrumentos atribuídos à Política Nacional do Meio Ambiente:
		
	 
	I e IV somente
	
	II e III somente
	
	II,III e IV somente
	
	I,II e III somente
	
	I,III e IV somente
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	 7a Questão (Ref.: 1144974)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Considerando a repartição de competências ambientais estabelecida na Constituição Federal, assinale a alternativa correta:
		
	 
	Legislar sobre proteção do meio ambiente e controle da poluição é de competência concorrente da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, com fundamento no artigo 24 da Constituição Federal.
	
	A competência executiva em matéria ambiental não alcança a aplicação de sanções administrativas por infração à legislação ambiental.
	 
	A exigência de apresentação, no processo de licenciamento ambiental, de certidão da Prefeitura Municipal sobre a conformidade do empreendimento com a legislação de uso e ocupação do solo decorre da competência do município para o planejamento e controle do uso, do parcelamento e da ocupação do solo urbano.
	
	Os municípios na distribuição de competências da Constituição Federal não foram contemplados.
	
	Deverá ser editada lei ordinária com as normas para a cooperação entre a União e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios para o exercício da competência comum de defesa do meio ambiente.
		
	
	 8a Questão (Ref.: 613367)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	(CESPE - 2013 - TRF 5ª Região - Juiz Federal) A respeito de atividades que envolvam Organismos Geneticamente Modificados (OGMs) e seus derivados, assinale a opção correta à luz da Lei nº 11.105/2005.
		
	
	A realização de atividades que envolvam Organismos Geneticamente Modificados (OGMs) e seus derivados depende de autorização expedida por órgão estadual competente em matéria ambiental.
	
	As atividades relacionadas à pesquisa científica podem ser desenvolvidaspor pessoas físicas, desde que estas mantenham vínculo empregatício, ou de qualquer outra natureza, com pessoas jurídicas.
	 
	As entidades financiadoras ou patrocinadoras das atividades que envolvam Organismos Geneticamente Modificados (OGMs) e seus derivados devem exigir a apresentação do certificado de qualidade em biossegurança, sob pena de se tornarem corresponsáveis pelos eventuais efeitos decorrentes da atividade.
	
	É permitido o registro, o patenteamento e o licenciamento de tecnologia genéticas de restrição de uso.
	
	Para fins de pesquisa e terapia, é proibida a utilização de células-tronco embrionárias obtidas de embriões humanos produzidos por fertilização in vitro.
		 Gabarito Comentado.
	
	 9a Questão (Ref.: 65241)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A Constituição Federal, nos artigos. 182 e 183, dispõe sobre a política urbana determinando que:
		
	
	O poder público municipal está obrigado a exigir do proprietário do solo urbano não edificado, subutilizado ou não utilizado que promova seu adequado aproveitamento sob pena de desapropriação.
	
	na usucapião de área urbana de até duzentos e cinqüenta metros quadrados, o possuidor tem que provar o justo título e a boa-fé.
	 
	a política de desenvolvimento urbano deve ser executada pelo Poder Público Municipal com base nas diretrizes gerais fixadas na própria Carta Magna.
	
	o Plano Diretor é obrigatório para as cidades situadas em área de interesse ambiental.
	 
	a propriedade urbana cumpre sua função social quando atende às exigências fundamentais de ordenação da cidade expressas pelo Plano Diretor.
		 Gabarito Comentado.
	
	 10a Questão (Ref.: 742126)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	É CORRETO afirmar que o Decreto nº 6.514/08 que regulamenta a Lei Federal 9.605/98 dispõe sobre:
		
	 
	infrações e sanções administrativas ao maio ambiente
	
	infrações e sanções legislativas ao maio ambiente
	
	infrações e sanções judiciais ao maio ambiente
	
	infrações administrativas ao maio ambiente
	
	infrações e sanções penais ao maio ambiente

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes