Buscar

Nutri dietetica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Segundo meu ponto de vista, uma boa alimentação por meio de uma orientação dietoterápica é o ideal para reestabelecer a saúde do indivíduo. As vitaminas essenciais para a nossa vida, podem ser encontradas num delicioso morango ou numa crocante castanha. E também numa cápsula colorida. Elas estão entre os principais nutrientes consumidos sob a forma de suplementos, mas a qualidade da absorção de vitaminas em cápsulas não se compara à obtida por meio dos alimentos in natura. Para quem tem identificado a deficiência de algum nutriente ou barreiras para absorver a quantidade necessária por meio da alimentação, aí sim os comprimidos podem ser umasolução. Mas, caso contrario, sem necessidade, a suplementação tende a aumentar o risco de doenças cardiovasculares e cânceres. Infelizmente temos hoje um consumo muito alto de suplementos por parte das pessoas. Estas precisam entender que nem sempre mais é melhor. O excesso de nutrientes no organismo pode ser tóxico. E, por vezes, as mesmas vitaminas que trazem benefícios quando consumidas em forma adequadas nos alimentos podem provocar danos quando em forma de suplementos. Ingerir betacaroteno de frutas e legumes diminui o risco de doenças cardiovasculares, segundo estudos. Mas, quando esse nutriente é suplementado, pode aumentar o risco de câncer de pulmão. Outro exemplo é a vitamina E, encontrada em castanhas e sementes. Quem ingere naturalmente tem menor risco de doença coronariana, mas, como suplemento, pode aumentar o risco de derrame O corpo humano precisa de vitaminas em quantidades bem pequenas ou seja miligramas. Diferentemente dos carboidratos e das proteínas, que devem ser consumidos em gramas. Isto deveria tornar mais fácil a tarefa de consumi-las em quantidade suficiente, mas é cada vez mais comum as pessoas basearem sua dieta em alimentos como pães, biscoitos e massas, que não fornecem nenhuma das 13 vitaminas necessárias. Portanto embora em quantidades pequenas, as vitaminas não estão tão abundantes nos alimentos. Daí a importância deuma alimentação correta, afim de proporcionalmente ingerir nutrientes e vitaminas adequadas. Um exemplo simples é o da vitamina C, uma laranja, por exemplo, tem cerca de 70 miligramas de vitamina C, o que já é mais do que o dobro da ingestão diária recomendada desse nutriente, que é de 45 miligramas. Temos que comer comida de verdade, da forma mais natural possivel. Uma dieta de alimentos industrializados, apenas enriquecida com vitaminas, é um erro. Não se engane!
REFERENCIAS
 Ministério da Saúde. Resolução RDC no 18, de 30 de abril de 1999. Aprova o regulamento técnico que estabelece as diretrizes básicas para análise e comprovação de propriedades funcionais e ou de saúde alegadas em rotulagem de alimentos. Diário Oficial da União 1999; 3 dez.
Associação Brasileira dos Fabricantes de Suplementos. Os mercados que mais crescerão no Brasil em 2014. http://brasillink.usmediaconsulting. com/2014/03/os-mercados-qu

Outros materiais