Buscar

QUESTÕES DO TRABALHO DE QUÍMICA ORGÂNICA SOBRE ADITIVOS

Prévia do material em texto

QUESTÕES DO TRABALHO DE QUÍMICA ORGÂNICA SOBRE ADITIVOS
Sobre Aditivos Alimentares, analise: 
I. Um aditivo alimentar é qualquer ingrediente adicionado intencionalmente aos alimentos sem propósito de nutrir, com o objetivo de modificar as características físicas, químicas, biológicas ou sensoriais, durante a fabricação, processamento, preparação, tratamento, embalagem, acondicionamento, armazenagem, transporte ou manipulação de um alimento. 
II. Existem alguns aditivos que modificam as características sensoriais dos alimentos, sejam elas visuais, olfativas e mesmo de sabor, como os corantes, aromatizantes, acidulantes e edulcorantes. 
III. São vários os aditivos que melhoram as características físicas dos alimentos, tais como os estabilizantes, antiespumantes, umectantes, antiumectantes e os espessantes. 
IV. Alguns aditivos têm ação conservante ou antioxidante nos alimentos pois evitam as alterações químicas e biológicas. Exemplos muito utilizados na indústria de alimentos são os aditivos conservadores e os antioxidantes, a exemplo da clorofila e dos carotenos. 
V. Vários aditivos melhoram ou até mesmo corrigem algumas propriedades dos alimentos. Exemplos muito utilizados na indústria de alimentos são os acidulantes, neutralizantes, acidificantes, gaseificantes e melhoradores de farinha.
a) Apenas as alternativas I e II estão corretas
b) Apenas as alternativas I, III e V estão corretas.
c) As alternativas III e IV estão incorretas.
d) Todas as alternativas estão corretas.
e) Todas as alternativas estão incorretas.
O ácido cítrico é um ácido orgânico encontrado principalmente na laranja e no limão. Sua estrutura química é representada na figura abaixo. Dê a sua fórmula química e indique todas as funções orgânicas que estão presentes na estrutura.
RESPOSTA: Fórmula química é C6H807. As funções presentes na molécula são 3 ácidos carboxílicos (tricarboxílico) e 1 alcool.
O carbonato de cálcio é um dos antiumectantes encontrado na casca do ovo e um dos mais conhecidos e usado. Ele é formado por dois elementos que quando feita uma reação, os dois juntos dão o carbonato de cálcio. Demonstre essa reação química para a formação do carbonato de cálcio, colocando as setas corretas de equilíbrio químico e dê a sua formula química.
RESPOSTA: CO32- + Ca2+ ⇌ CaCO3
Fórmula Química: CaCO3
Os edulcorantes são exemplos de aditivos alimentares que dão o sabor doce ao alimento. Eles são conhecidos mais popularmente como “adoçantes”. Alguns edulcorantes foram envolvidos em polêmicas devido aos seus efeitos colaterais e acabaram sendo proibidos em alguns países. Dê exemplo de 2 tipos de edulcorantes e seus possíveis efeitos colaterais.
RESPOSTA: 
Aspartame = causar danos ao cérebro
Sacarina = aumentar o risco de câncer de bexiga
Os conservantes alimentares dividem opiniões entre profissionais da área da saúde no mundo todo. Cite as vantagens e desvantagens dos conservantes alimentares.
RESPOSTA: 
Vantagens: Sem a utilização de conservantes, os alimentos e produtos perecem em poucos dias ou horas. A utilização de conservantes, como o sal em carnes, além de conservar por mais tempo, evita a contaminação de quem irá consumir o produto. Os conservantes são utilizados com o propósito de eliminar a presença de compostos e/ou microrganismos maléficos ao usuário. Eles não alteram as propriedades físicas e químicas dos alimentos.
Desvantagens: Alguns conservantes estão sendo associados a doenças e distúrbios, como autismo e obesidade. Um dos conservantes utilizados para evitar a presença de esporos em alimentos é o nitrato de potássio (KNO3), que, ao ser adicionado no alimento, se torna apenas nitrato (NO2-), que impede que a bactéria cresça e libere toxinas. O problema é que esse composto é fortemente relacionado ao câncer. Quando o nitrato presente na carne é aquecido acima de 100 °C, ele reage e forma a nitrosamina, que é um composto considerado carcinogênico. 
Os antioxidantes são substâncias capazes de atrasar ou inibir a oxidação de um substrato oxidável. Com base em seus conhecimentos sobre aditivos, marque a resposta INCORRETA.
Os antioxidantes podem ser classificados em primários, sinergistas, removedores de oxigênio, biológicos, agentes quelantes e antioxidantes mistos. 
Os antioxidantes são substâncias que podem inibir as reações em cadeia que envolvem a formação de radicais livres.
O ácido ascórbico, seus isômeros e derivados não são considerados removedores de oxigênio eficientes.
As catalases são consideradas enzimas antioxidantes e estão classificadas como antioxidantes biológicos.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes