Buscar

Na aula 3 Psicologia da Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Na aula 3
Concepção de Desenvolvimento Humano e a Aprendizagem
 
As Teorias Psicológicas: Inatismo e Ambientalismo’, afirma que a concepção inatista trata a criança como um indivíduo que nasce pronta para a aprender pois tem talento, fruto de sua herança genética e progride por iniciativa própria. 
Juntamente com a maturação orgânica, essa característica inata se manifesta gradativamente no indivíduo. A hipótese inatista não desafia, não motiva, duvida do papel do professor, e considera que as dificuldades e diferenças de aprendizagem não são superadas, pois, o meio não interfere no desenvolvimento da criança. O ambientalismo define a criança como uma ‘folha em branco’ que nasce totalmente despreparada para sobreviver e só adquire conhecimento a partir do momento em que inicia sua vida escolar, que é quando essa ‘folha em branco ’ é preenchida por informações apresentadas pelo meio. Portanto seu conhecimento é moldado de fora para dentro. A suposição ambientalista não tem nenhuma relação com o cotidiano da criança nem com as realidades sociais, nem acredita nas características individuais de cada um, nessa tese, a aprendizagem é confundida com memorização conseguida através de repetição, onde o que predomina é a palavra do professor que é o indivíduo central e único detentor do saber. Interessante como ao mesmo tempo em que essas duas teorias se negam, elas estão interligadas, pois, pedagogicamente, o ser humano é justamente o que cada uma diz, sem a severa separação uma da outra. Em contrapartida, essas não são teorias atuais, então fiquei na dúvida, se existe alguma outra teoria que as substitua.
Piaget diz que o conhecimento não pode ser visto como centrado, sendo que é resultado de uma construção contínua. Também não pode ser centrado no objeto, pois a construção do conhecimento é resultado da interação sujeito-objeto. Vygotsky nos apresenta a ZDP – Zona de 
Aprendizagem Proximal- que se relaciona com a diferença entre o que a criança consegue realizar sozinha e a quilo que, embora não consiga realizar sozinha, é capaz de aprender e fazer com a ajuda de uma pessoa mais experiente ou com maior facilidade de aprendizado. Para Wallon, existem quatro elementos básicos que se comunicam o tempo todo no processo de formação do ser humano: os aspectos intelectuais, afetivo, motor e social. Bruner defende que a aprendizagem é um processo ativo, onde os aprendizes constroem novas ideias ou conceitos baseados em seus conhecimentos prévios e atuais e Gardner vem com sua Teoria de Múltiplas inteligências. 
Claro que aqui foi apena s um pequeno resumo d e tudo o que esses autores maravilhosos têm para nos ensinar, foi muito bom relembrar. A braços!!!

Outros materiais