Buscar

274881942 PIM IV doc

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
 INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO
 CURSO SUPERIOR DE GESTÃO TECNOLÓGICA
 GESTÃO DA QUALIDADE
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR - IV
 Manaus /AM
 2014�
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO
CURSO SUPERIOR DE GESTÃO TECNOLÓGICA
GESTÃO DA QUALIDADE
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR IV
Planejamento Estratégico – Baruel
Adriano Bezerra Lira – RA: B4245C-1
Curso: Gestão da Qualidade
4º Período
 Manaus /AM
 2014
RESUMO
Este trabalho foi elaborado através de uma análise da empresa Chimica Baruel Ltda. Constatou-se sua história de mais de 100 anos, sua introdução e exploração nos mercados de seu ramo de atuação, além de, um estudo analítico de sua estrutura organizacional e suas perspectivas futuras. Visando sempre a evolução organizacional e a perspectiva de crescimento, foi feito um planejamento a curto, médio e longo prazo. O projeto, acima de tudo, propõe uma reestruturação sólida para a construção de uma base sustentável para o crescimento alcançado nos últimos anos, se adequando assim, as novas necessidades decorrentes desse crescimento e eliminando também gargalos que surgiram com uma infra estrutura que já não mais comporta o atual tamanho da empresa. As diretrizes desse planejamento são: a integração, de forma homogênea, da cadeia logística da empresa sob o ponto de vista operacional e tecnológico, parcerias visando a flexibilização e eficácia do atendimento ao cliente, expansão da marca para o mercado exterior, ações de marketing utilizando-se de novos métodos de divulgação e interatividade com o consumidor proporcionado pela internet, alem da implantação de atitudes socioambientais a fim de instaurar uma cultura sustentável em cada integrante colaborador da Baruel. Solidificando então esse novo patamar alcançado através desta reestruturação, acredito que novas janelas se abrir para alçar novos vôos. 
Palavras Chaves: Logística Integrada, Desenvolvimento Sustentável, Gerenciamento de Transporte, Importação, Exportação, Comercio Exterior, Saúde e Segurança no Trabalho 
�
ABSTRACT
This work was done through an exploratory analysis of the company Chimica Baruel Ltda. It found its history of over 100 years, its introduction and operation in your line of business markets, as well as an analytical study of its organizational structure and its future prospects. Always seeking organizational change and the prospect of growth, in the short, medium and long term planning was done.The project, above all, offers a sound restructuring to build a sustainable basis for the growth achieved in recent years, fitting well, the new needs arising from such growth and also eliminating bottlenecks that arose with an infrastructure that no longer holds the current size of the company.The guidelines of this planning are: integration, homogeneously, the supply chain of the company under the operational and technological point of view, partnerships aimed at easing and customer service effectiveness, brand expansion to overseas market, marketing activities using -If new methods of dissemination and interactivity with the consumer provided by the internet, besides the implementation of socio-environmental attitudes in order to establish a sustainable culture in each integral contributor to Baruel. Then solidifying this new level achieved by this restructuring,I believe that new windows open up to raise new flights.
Key Words: Integrated Logistics, Sustainable Development, Transportation Management, Import, Export, Foreign Trade, Health and Safety.
 
�
SUMÁRIO
5INTRODUÇÃO	�
61	DESCRIÇÃO DA EMPRESA	�
61.1	Porte e tipo de negócio	�
71.2	Principais produtos	�
101.3	Posicionamento no mercado nacional e internacional	�
121.4	Principais concorrentes	�
131.5	Missão	�
13Visão	�
131.6	Analise SWOT	�
152	PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO	�
162.1	Plano de Ação	�
173	LOGÍSTICA INTEGRADA	�
173.1	Conceito	�
173.2	A Cadeia Logística da Baruel	�
223.3	Estratégia para a integração logística	�
223.3.1	Operacional	�
234	TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA GESTÃO DE PROCESSOS	�
255	GERENCIAMENTO DE TRANSPORTE	�
255.1	A Baruel e a Política de Transportes	�
255.2	Estratégia e Otimização dos Transportes	�
276	GESTÃO DA QUALIDADE EM SERVIÇOS	�
286.1	Objetivo	�
297	IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO	�
307.1	Trading	�
317.2	Objetivo e Riscos	�
308	SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO	�
318.1	Chimica Baruel e a NR32	�
319	PLANO DE IMPLEMENTAÇÃO DE MARKETING GLOBAL(E-COMMERCE)	�
319.1	Banners	�
339.2	Redes Sociais	�
3410	DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL	�
3510.1	Papel Reciclado	�
3610.2	Coleta Seletiva de Lixo	�
3610.3	Eliminar Copos Descartáveis	�
38CONCLUSÃO	�
REFERÊNCIA	39
�
�
INTRODUÇÃO
O objetivo desse projeto é desenvolver a prática da realização de pesquisa cientifica, elaborando relatório conclusivo e suas ponderações, bem como, desenvolver também, o empreendedorismo através da base do trabalho que é a disciplina: plano de negócio.
O aluno, por tanto, escolhe a empresa, faz uma análise completa sobre sua estrutura, mercado e perspectivas futuras.
A empresa analisada nesse trabalho é a produtora e distribuidora de produtos de higiene Chimica Baruel Ltda. Foi escolhida essa empresa pelo acesso as informações disponibilizadas a um dos alunos envolvidos nesse trabalho que é funcionário da empresa. As informações foram disponibilizadas pelos funcionários da empresa dos respectivos setores analisados.
Além do Planejamento Estratégico, que é a base do projeto, foram coletadas informações, e feito analises conclusivas das disciplinas envolvidas nesse semestre: Logística Integrada, Gerenciamento de Transporte, Logística para Importação e Exportação, Logística no Comercio Eletrônico e Desenvolvimento Sustentável.
Acredito que o projeto cumpriu seu objetivo e trouxe aos alunos um ganho sólido de conhecimento tanto nos novos conceitos nele apresentado, como na tecnologia que envolve todo o plano de negocio proposto.
�
 DESCRIÇÃO DA EMPRESA
Porte e tipo de negócio
A Baruel nasceu no final do século XIX inicialmente no ramo farmacêutico e que, ao longo do século seguinte, evoluiu para uma indústria de produtos de higiene.
Ao longo dos anos, veio adquirindo espaço no mercado doméstico e ganhou força com a sua principal marca, o Tenys-Pé. Licenciando outras marcas já existentes como a Xuxinha e Snoopy, a Baruel introduziu-se no mercado de higiene infantil conquistando gradativamente fatias significativas desse mercado.
A Baruel é uma empresa familiar, de capital fechado, de responsabilidade limitada e atua sobre a razão social Chimica Baruel Ltda. Faz parte da companhia também a sua subsidiária, BS Distribuidora de Produtos de Higiene Ltda, responsável pela distribuição física dos produtos em todo o território nacional.
Ao todo, o grupo possui 426 funcionários diretos e, em 2010, obteve uma receita bruta de mais de 100 milhões de reais. O que configura ser uma empresa de médio porte.
Principais produtos
Podemos dividir os produtos da Baruel em duas categorias, linha pédica e linha infantil.
A linha infantil Xuxinha, é composta por um leque completo no que diz respeito a produtos de higiene infantil: Xampus, condicionadores, creme hidratante, creme para assadura, colônia e sabonetes
Xuxinha:
Fonte: Baruel
A linha Aviões é, basicamente voltada para o público infantil masculino. É composta por: condicionadores e xampus
Aviões:
Fonte: Baruel
A linha pédica, composta por uma diversidade de fragrâncias e embalagens, é dona da principal fatia da receita da Baruel.O Tenys-pé é o carro-chefe da empresa e líder de mercado na sua categoria.
Tenys Pé:
Fonte: Baruel
Posicionamento no mercado nacional e internacional
A Baruel é uma empresa exclusivamente doméstica, ou seja, seu mercado de atuação é unicamente nacional. Detém a liderança de mercado na linha pédica (tenys-pé) e o terceiro lugar na linha infantil (Xuxinha, Aviões, Disney Princesas).
Ranking linha pédica:
Fonte: ranking – Supermercado Moderno.
O Tenys-Pé é o principal anti-transpirante para os pés do Brasil, líder de mercado, é o produto que representa mais da metade da receita bruta da Baruel.
Apesar da liderança de mercado o Tenys-Pé atende uma fatia relativamente pequena da população, entorno de 5% apenas, por tanto, é um mercado a ser desenvolvido.
Ranking linha infantil:
Fonte: ranking – Supermercado Moderno
Um dos grandes desafios da Baruel, é alcançar o primeiro lugar no mercado brasileiro com a sua linha de produtos de higiene infantil. A linha infantil da Baruel, (Xuxinha, Aviões, Disney Princesas etc), é composta por shampoos, condicionadores, cremes para assaduras, colônias, cremes hidratantes e sabonetes. 
Alcançar o primeiro lugar nessa categoria não é, nem será, um desafio fácil, pois o primeiro lugar é da gigante J&J, detentora de 39% do mercado nacional, seguida da Baruel com 12% e em terceiro lugar a Palmolive com a linha Palmolive kids com 10% do mercado doméstico.
 
Principais concorrentes
Linha Pédica: basicamente o Tenys-pé possui três concorrentes diretos em todo o território nacional. O tradicional granado, desodorante para os pés da empresa de mesmo nome e que existe desde 1870, O talco Barla da Leite de Rosas e a caçula Bozanno da Hypermarcas.
Concorrente Linha Pédica:
Fonte: Leite de Rosas, Hypermarcas e Granado
Linha Infantil: os maiores concorrentes da linha infantil Baruel são a gigante Johnson & Johnson e a Palmolive Kids.
Concorrente Linha Infantil:
Fonte: Johnson & Johnson e Palmolive.
Missão
 Ter uma relação de cumplicidade com o consumidor e estar comprometida com o presente e o futuro, inovando em cada produto e ser, acima de tudo, uma empresa ética na condução do seu negócio.
Visão
 Promover o bem estar de cada pessoa estando presente, através da excelência dos seus produtos, no dia a dia delas. Alinhar a sua missão e todos os processos que a envolvem.
Analise SWOT
Fonte: elaborado pelo autor.	
Diagnostico:
Após a análise de ambiente (SWOT), concluiu-se que a Baruel teve uma alavancagem (vendas e receita) muito significativa o que propicia um leque de oportunidades para investimentos, principalmente em infra estrutura, que tornará esse crescimento sólido e sustentável, e é nesse sentido que conduziremos o nosso planejamento estratégico.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Aproveitando a janela de oportunidades e recursos provenientes do aumento das vendas e receita e também através do estudo analítico feito e com base nos dados fornecidos pela própria empresa, proponho um planejamento estratégico voltado, principalmente, na infra-estrutura da cadeia produtiva e de abastecimento, além de adotar uma tecnologia específica para o gerenciamento dos processos que a envolvem.
Outro ponto importante a ser planejado e posto em prática, visando o aumento do nível de serviço de distribuição, é a flexibilidade de atendimento em regiões que tem forte demanda. 
Por ser uma empresa exclusivamente nacional e que atua unicamente no mercado doméstico, visualizou-se, em longo prazo, uma possível expansão para o mercado exterior e penetração em países, primeiramente, do Mercosul. 
Por ser uma empresa industrial e de poucos SKUs, o e-commerce não é um canal a ser explorado diretamente. A possibilidade encontrada é uma ação indireta e em conjunto com o varejo atuante nesse canal de vendas. 
Não foi encontrada na Baruel nenhuma ação atuante no que diz respeito à responsabilidade social e sustentabilidade, nesse sentido, visualizo pequenas mudanças que seriam um princípio de um incentivo para que a Baruel investisse tempo e recursos fazendo com que a responsabilidade socioambiental integre, de fato, a cultura da empresa.
Plano de Ação
	O que?
	Por que?
	Como?
	Onde?
	Responsável
	Prazo
	Reforma geral na fábrica.
	Melhor aproveitamento do espaço físico.
	Diminuição do espaço administrativo e ampliação da expedição
	Fábrica, Guarulhos
	Diretor Geral da Fábrica
	Dez/2015
	Implantação do APS (módulo Supply Chain integrante ap ERP)
	Agilizar o fluxo de informações e facilitar os processos de planejamento.
	Seleção de uma empresa no mercado.
	Toda a cadeia logística
	Supervisor de TI.
	Dez/2015
	Terceirizar parte da distribuição de produtos.
	Melhorar a flexibilidade de entregas e níveis de serviços.
	Selecionar um operador logístico.
	Rio de Janeiro.
	Diretor Logístico.
	Jun/2015
	Expandir a marca Tenys Pé para o mercado exterior.
	Ampliar o mercado de atuação
	Contratando uma Trading Company
	São Paulo
	Diretores de vendas, financeiro.
	Dez/2016
	Divulgação das marcas na internet
	Explorar o meio eletrônico para a divulgação dos produtos
	Parcerias com varejistas e criando interatividade com os consumidores nas redes sociais.
	Internet
	Marketing e TI.
	Jun/2015
	Adoção de práticas sustentáveis internamente na empresa.
	Responsabilidade socioambiental.
	Adotar materiais reciclados e fazer uma coleta seletiva de lixo.
	Toda a empresa
	Recursos Humanos.
	Jun/2015
Fonte: elaborado pelo autor.
LOGÍSTICA INTEGRADA
Conceito
A logística integrada é um conceito gerencial que despontou na década de 80 e evoluiu rapidamente nos 15 anos que se seguiram, impulsionadas tanto na revolução tecnológica como nos programas de qualidade (esse segundo que foi bastante relevante após o surgimento do código de defesa do consumidor em 1990). 
Esse método gerencial consiste em integralizar todos os setores (primários e secundários) envolvidos.
Primários: fornecedores, fabricantes, atacadistas e varejistas;
Secundários: transporte, armazenagem, processamento de dados e prestadores de serviços.
A Cadeia Logística da Baruel
Sob uma visão macro, a cadeia logística da Baruel é basicamente simples. A matéria prima é entregue na fábrica pelos fornecedores, é abastecido, por tanto, a linha de produção, o PA (Produto Acabado) fica nos estoques da fábrica até ser transferido para o CD na rodovia Anhanguera e de lá, é feita distribuição para todo o Brasil.
Figura 6
Fonte: elaborado pelo autor.
A Baruel é uma empresa que teve uma “alavancagem” bastante significativa, sua receita bruta aumentou 28% nos últimos dois anos - reflexo de um forte investimento em marketing. Em 2009 e 2010 a Baruel expôs sua principal marca, Tenys-Pé, nas camisas de importantes times de futebol do país: São Paulo, Palmeiras e Atlético Paranaense, além de patrocinar, também, a Seleção Brasileira de futebol de areia. Em 2011 ela foi patrocinadora da Seleção Brasileira de futebol principal e do atacante Neymar. 
Demonstração de Resultados entre os anos de 2008 a 2010
	 
	2008
	 
	2009
	 
	2010
	 
	DESCRIÇÂO
	Consolidado
	 
	Consolidado
	 
	Consolidado
	 
	 
	R$
	%
	R$
	%
	R$
	%
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	RECEITA BRUTA VENDAS
	83.667.945
	100,00%
	91.525.380
	100,00%
	107.354.345
	100,00%
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	Impostos e Deduções Vendas
	-18.059.852
	-21,59%
	-20.266.664
	-22,14%
	-23.756.100
	-22,10%
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	RECEITA LÍQUIDA VENDAS
	65.608.093
	78,41%
	71.258.716
	77,86%
	83.598.245
	77,90%
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	Custo dos Produtos Vendidos
	-23.548.459
	-28,15%
	-26.584.782
	-29,05%
	-34.258.459
	-31,91%
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	LUCRO BRUTO42.059.634
	50,27%
	44.673.934
	48,81%
	49.339.786
	45,96%
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	Despesas Vendas
	-9.388.537
	-11,22%
	-10.244.823
	-11,19%
	-14.952.846
	-13,93%
	Despesas Gerais e Administrativas
	-20.491.057
	-24,49%
	-21.458.792
	-23,45%
	-22.485.961
	-20,95%
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	LUCRO ANTES DO RESULTADO FINANCEIRO
	12.180.040
	14,56%
	12.970.319
	14,17%
	11.900.979
	11,09%
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	Resultado Financeiro Líquido
	-5.871.866
	-7,02%
	-5.724.998
	-6,26%
	-5.807.939
	-5,41%
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	LUCRO OPERACIONAL
	6.308.174
	7,54%
	7.245.321
	7,92%
	6.093.040
	5,68%
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	Resultado não Operacional
	-735.686
	-0,88%
	19.298
	0,02%
	0
	0,00%
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	LUCRO ANTES DO I.R.
	5.572.488
	6,66%
	7.264.619
	7,94%
	6.093.040
	5,68%
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	Imposto de Renda e Contribuição Social
	-1.309.535
	-1,57%
	-2.397.324
	-2,62%
	-1.797.447
	-1,67%
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	LUCRO LÍQUIDO DO EXERCÍCIO
	4.262.953
	5,10%
	4.867.295
	5,32%
	4.295.593
	4,00%
Dados de anos posteriores não fornecidos pela empresa*.Fonte: Baruel
Nota-se, na demonstração de resultados, que houve um aumento de 28,3% na receita bruta entre 2008 e 2010.
 
Fonte: elaborado pelo autor.
O custo de produtos vendidos teve, no mesmo período, um aumento de 45,5%.
Fonte: elaborado pelo autor.
Segundo a própria Baruel, esses custos corresponderam à matéria prima, insumos e custos operacionais. Nos custos operacionais estão incluídos todos os custos logísticos. Ou seja, os números mostram o alto preço que se paga pelas limitações e gargalos provocados pela infra-estrutura já obsoleta para o crescimento alcançado. Limitações operacionais e tecnológicas.
Operacional: a fábrica, em Guarulhos, é bastante limitada tanto no espaço físico (estoque, armazenagem e movimentação), como na linha produtiva.
Tecnológico: a Baruel não possui um módulo (extensão de um software) específico e especializado de planejamento de produção e gerenciamento de suprimentos que integre de forma homogênea todos os processos que antecedem as vendas.
Estratégia para a integração logística
Operacional
A fábrica foi construída na época em que a Baruel tinha uma receita bruta anual de 35 milhões de reais, ou seja, 1/3 do faturamento atual. 
Como esse crescimento de 200% em uma década não veio acompanhado de investimentos em infra-estrutura, a Baruel paga um preço a mais por conta dessas limitações.
A idéia – e o que é inevitável – é que se faça uma reforma geral na fábrica ampliando o que se mais necessita nas condições atuais no que diz respeito a espaço físico e movimentação.
Esboço Expedição Fábrica:
Antes Depois
Fonte: elaborado pelo autor.
Acrescentar uma linha de produção (que, em parte, hoje, é terceirizada), ampliar o espaço físico para a estocagem de produtos acabados, visto que já há uma sobre carga tanto na expedição da fábrica como no próprio CD da Anhaguera fato esse que hoje a Baruel é locatária de dois espaços físicos, um em Osasco e outro em Cajamar, locais próximos ao CD, para a armazenagem desses produtos prontos para a comercialização, e também aumentar de um para dois o acesso de caminhões na área de expedição. 
Isso se dará com a redução de espaço físico na área administrativa, almoxarifados e redução dos níveis de estoques, esse ultimo proveniente do alinhamento de toda a cadeia logística com a demanda que ocorrerá após a implementação de um módulo Suply Chain que ira integrar o ERP da Baruel e servirá de diretriz para todos os processos decisórios e planejamentos.
TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO PARA GESTÃO DE PROCESSOS
 
A tecnologia hoje é indispensável em qualquer empresa seja ela de pequeno, médio ou grande porte. Um crescimento não acompanhado de investimentos em tecnologia é, sem dúvida, insustentável. 
Em vendas e marketing, a Baruel fez um investimento pesado nos últimos anos, e o quesito tecnológico, nesse processo, também acompanhou. Hoje a Baruel tem um controle diário dos estoques de seus produtos nos grandes varejistas (Carrefour, Walmart, e rede CBD) através da BIS Company (empresa responsável pelo fluxo de informações e banco de dados, que disponibiliza, diariamente, a posição atual dos estoques, histórico de vendas além de muitas outras informações essenciais para um bom planejamento). Mas apesar dessa evolução no que tange vendas, a Baruel deixou uma lacuna imensa nos estágios da cadeia que a antecedem.
Nesse contexto, a estratégia é implantar um módulo Supply Chain chamado APS (Advanced Planning and Schedulling).
“Basicamente, os APS são sistemas computacionais de 
planejamento cobrindo diversas funções da gestão da 
cadeia, incluindo abastecimento, produção, distribuição e 
vendas” (Frayret et al. 2007; Städtler, 2005).
O sistema fará a integração de todos os departamentos que compõem a cadeia. O fluxo de informação ocorrerá em tempo real não só dentro da empresa, mas a todos aqueles que fazem parte e dão suporte aos processos desde o fornecedor até o consumidor final.
Estrutura APS:
Fonte: Revista Mundo Logística
Vendas e marketing: com base em todas as informações e ações determinará uma previsão de vendas para cada produto e categoria.
Gestão de estoques: já de posse da previsão de demanda e inventário dos produtos, repassa as informações e solicitações ao departamento de compras e PCP.
Compras: baseado na previsão de vendas e quantidade de produtos em estoque repassará as solicitações aos fornecedores que já de posse dos níveis de estoque de insumos e matéria prima, providenciará o abastecimento em quantidade determinada pelo sistema.
PCP: em paralelo, fará o planejamento e adequação das linhas de produção para atender, nos prazos determinados, o abastecimento do CD (Centro de Distribuição).
Todos esses processos ocorrerão com mais velocidade e eficácia proporcionando, assim, o alinhamento de toda a cadeia logística, traduzindo em redução dos níveis de estoques, elevação dos níveis de serviço, otimização de espaço físico e tempo e redução de custos.
GERENCIAMENTO DE TRANSPORTE
 5.1 A Baruel e a Política de Transportes
Numa empresa de médio porte, giro médio e de nível nacional como a Baruel, é natural que todo o seu sistema de transporte fosse terceirizado. Diversas empresas de transportes prestam serviço a Baruel que, normalmente, são responsáveis pelo atendimento das regiões que elas já atuam tradicionalmente.
Duas outras empresas são responsáveis pelo que transporte interno, ou seja, essas empresas transportam embalagens e produtos entre a fábrica da Baruel, a Cinter Futura (produção terceirizada dos sabonetes), a Maxspray (produção terceirizada de aerossol) e o CD (Centro de Distribuição).
 5.2 Planos de Gerenciamento de Serviços (Estratégia e Otimização dos Transportes) 
Quanto ao quesito transporte, planejo um aspecto bastante relevante para a eficácia e melhoria do nível de serviço, visto que, com o crescimento nas vendas, a demanda por uma maior flexibilidade de entregas requer uma resposta eficiente e é indispensável para a manutenção desse crescimento conquistado.
Antes de ser formulada uma estratégia para equalizar demanda com a capacidade de atendimento e cumprimento de prazos é preciso analisar algumas informações que fundamentam a estratégia a seguir.
Sabe-se que a distribuição hoje é um dos gargalos e um entrave para a solides desse crescimento alcançado pela Baruel. 
Dividindo a demanda por regiões obtemos o seguinte gráfico:
Fonte: Baruel
 
Fica claro que a maior demanda esta concentrada na região sudeste. 
Dividindo agora a demanda pelos estados da região sudeste, obtemos as seguintes informações:
Fonte: Baruel
 
Os estados do Rio de Janeiro,Minas Gerais e Espírito Santo, juntos demandam, 63,7% da região sudeste e 21,1% de todo o Brasil, todo o quadro de produtos da Baruel.
O único CD (Centro de Distribuição) da Baruel esta localizado em São Paulo e é inteiramente administrado e gerenciado por ela própria sob a denominação BS Distribuidora, que nada mais é que uma empresa do mesmo grupo.
Nesse contexto, a estratégia é terceirizar a distribuição nesses três estados eliminando de imediato esse gargalo formado pelo aumento das vendas.
GESTÃO DE QUALIDADE DE SERVIÇO
Com base nas informações cedidas pela empresa verifica-se a necessidade de uma maior flexibilidade na distribuição dos produtos principalmente no estado do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.
Nesse aspecto, visando melhorar a flexibilidade e sortimento nas entregas e conseqüente melhora no nível de serviço, propõe-se a terceirização logística naquela região. Essa terceirização englobará:
Estoque e armazenagem: a contratada ficará responsável pelo gerenciamento e controle dos estoques determinando seus níveis mínimos aceitáveis sem comprometer o atendimento satisfatório dos clientes
Movimentação e Distribuição: a contratada disponibilizará todos os recursos necessários para a movimentação desses produtos, bem como será de sua responsabilidade também toda a distribuição física, se comprometendo a atender de forma eficaz as necessidades dos clientes.
Um colaborador, funcionário contratado da Baruel, trabalhará dentro das dependências da contratada supervisionando todos os processos envolvidos e será o contato imediato entre a contratada e a Baruel. 
A Baruel disponibilizará toda a base de dados e informações necessárias para a gestão dos estoques, como: previsões de vendas para o período, dados históricos de vendas, processamento de pedidos e quaisquer outras informações necessárias para que a empresa contratada para o serviço logístico daquela região atue de forma satisfatória no atendimento ao cliente.
Fonte: elaborado pelo autor
Na verdade, a região sul também precisa de uma maior flexibilidade nesse sentido, mas por questões estratégicas de localização e demanda é mais comedido usar o Rio de Janeiro como um projeto piloto.
Objetivo
O objetivo com a completa terceirização logística naquela região é, alem de fazer um teste comparativo entre a terceirização desse serviço com o CD próprio localizado em São Paulo, também flexibilizar a distribuição naqueles três estados que são os maiores consumidores dos produtos Baruel. Busca-se uma redução nos custos, aumento do nível de serviço e centralização no foco principal da empresa, produção e vendas.
IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO
A Baruel é uma indústria que atual unicamente dentro do território nacional. Não são planos da empresa num curto, médio ou longo prazo comercializar seus produtos em outros países. Na verdade, nunca foi realizado nenhum estudo sobre isso. A Baruel é uma empresa emergente e não possui estrutura para exportação.
Consolidado o crescimento recente através do planejamento de infra estrutura supracitado, um próximo passo, talvez, seria a ampliação comercial através da exportação da principal marca, Tenys-Pé. Sabe-se dos riscos provenientes de tal decisão e a estrutura exigida tanto em termos administrativos, de comercialização, logístico como os conhecimentos específicos.
Nesse contexto, e definido de fato essa escolha, planeja-se a contratação de uma empresa de “Trading”.
Trading
A Trading é uma comercial importadora e exportadora que opera como departamento de comércio exterior terceirizado de empresas, atuando tanto na área comercial quanto na área operacional. 
A atividade dessas empresas não se confunde com a de produção para exportação ou de representação comercial internacional, caracteriza-se, especialmente, pela aquisição de mercadorias no mercado interno para posterior exportação.
É grande a importância das empresas comerciais exportadoras que realizam a intermediação entre os produtores nacionais e os importadores externos, vez que a exportação depende de conhecimentos específicos, tais como:
Procedimentos comerciais.
Mercados e suas características.
Riscos comerciais e fiscais.
Procedimentos necessários à contratação de transporte e seguro.
Formas de pagamentos
Financiamentos disponíveis.
Objetivo e Riscos
O crescimento é o objetivo pilar de uma empresa, expandir comercialmente para alem das fronteiras do país de origem, requer determinação, estudo e investimentos. O comercio internacional é de fato um sistema complexo, mas uma tendência cada vez mais presente e inevitável.
O principal objetivo para a Baruel, nesse aspecto, seria ampliar a marca Tenys-Pé, já nacionalmente dominante, e alçar maiores vôos. Não é fácil conquistar mercado e consolidar uma marca, mas avaliando os métodos de exportação, a contratação de uma “Trading” equalizaria o risco x oportunidade de forma sensata e proporcionaria a possibilidade desse novo desafio.
 8 SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
A empresa Chimica Baruel possui uma produção 70% mecanizada que segue os padrões estabelecidos pelas normas técnicas de segurança
A fabricação dos produtos Baruel é um processo industrial complexo que exige altos investimentos em pesquisa e desenvolvimento, produção e controle de qualidade dos produtos, aquisição de substâncias, armazenagem e distribuição dos produtos, manutenção de pessoal qualificado e reciclado nos conhecimentos da área
8.1 Chimica Baruel e a NR 32 
 
Havendo necessidade de manipulação de produto químico, é disponibilizado pela Chimica Baruel, local adequado, conforme exige a Norma Regulamentadora.
A Empresa Chimica Baruel Ltda. destina local apropriado para a manipulação ou fracionamento de produtos químicos que impliquem riscos à segurança e saúde do trabalhador. E é vedada a realização destes procedimentos em qualquer local que não o apropriado para este fim.
Local dispõe de:
a) sinalização gráfica de fácil visualização para identificação do ambiente, respeitando o disposto na NR-26;
b) equipamentos que garantem a concentração dos produtos químicos no ar abaixo dos limites de tolerância estabelecidos nas NR-09 e NR-15 e observando-se os níveis de ação previstos na NR-09;
c) equipamentos que garantam a exaustão dos produtos químicos de forma a não potencializar a exposição de qualquer trabalhador, envolvido ou não, no processo de trabalho, não devendo ser utilizado o equipamento tipo coifa;
d) equipamentos de proteção individual, adequados aos riscos, à disposição dos trabalhadores;
e) A empresa também dispõe de um ambulatório e um técnico de enfermagem
 
 9 PLANO DE IMPLEMENTAÇÃO DE MARKETING GLOBAL(E-COMMERCE)
A Baruel é uma empresa industrial e por ter uma pequena quantidade de SKUs seria inviável a venda direta através do comercio eletrônico. A escolha desse caminho demandaria altos recursos tecnológicos, humanos e logísticos e não traria um retorno suficiente capaz de cobrir os custos.
Dentro do seguimento da rede mundial, a internet, algumas ações de marketing podem ser bastante exploradas como diversas empresas o vem fazendo. Sendo assim, algumas opções com baixos investimentos e parcerias, certamente seria uma ferramenta a mais de marketing para a manutenção da solides da marca Tenys Pé e maior penetração das marcas da linha infantil, Xuxinha e Snoopy, neste concorrente mercado.
 9.1 Banners
 O Banner, é a forma de propaganda on-line que mais se aproxima da propaganda tradicional e ainda é o tipo de promoção que recebe a maior parte dos investimentos das agências e anunciantes na Internet. O Banner é uma forma interessante e de fácil operacionalização para a geração de tráfego e divulgação de marca, desde que observada a relação custo/beneficio, ou seja, o retorno em termos de visitas trazidas pelo banner e quantidade de impressões e o investimento realizado para sua publicação.
O plano é criar parcerias com varejistas que usama internet como um canal de vendas e fazer, no “home” (pagina inicial de um site), a divulgação das marcas através dos banners.
Site Drogaria São Paulo:
Fonte: Drogaria São Paulo
9.2 Redes Sociais
Outro canal de divulgação bastante forte são as redes sociais. A idéia, e a Baruel já vem, de certa forma, explorando esse canal de marketing, é usar as redes (Facebook, Youtube e Twitter) para estar sempre presente junto ao público alem de realizar promoções com interatividade.
Redes Sociais:
Fonte: Facebook, twitter e Youtube
10 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
O conceito de desenvolvimento sustentável, segundo a declaração da Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente e desenvolvimento do Rio de Janeiro, em 1992, diz que “o direito ao desenvolvimento deve ser exercido de tal forma que responda eqüitativamente às necessidades de desenvolvimento e ambientais das gerações presentes e futuras”. Este conceito permeou os diversos setores sociais na maioria dos países, agências internacionais, governos e organizações não-governamentais. Isto fez com que fossem realizados, desde sua concepção como conceito até nossos dias, várias reuniões ou conferências de ordem mundial, para tratar os assuntos e propôr novas políticas de crescimento econômico em níveis mundiais.
Nesse âmbito podemos dizer que pensar e agir de forma sustentável é antes de tudo um conceito cultural, ou seja, impor atitudes que conflite diretamente com uma cultura social, mesmos todos nos de comum acordo sabendo que é um processo necessário e inevitável, será ineficaz e de poucos resultados.
A responsabilidade social e sustentável tem que fazer parte da cultura daqueles que já possuem uma formação pessoal como fará daqueles em que estão no inicio deste processo, as novas gerações.
Nesse contexto, acredito que esse conceito deva ser introduzido aos poucos na rotina diária dentro da empresa mas que seja inevitavelmente permanente até que se torne uma rotina comum.
A principio, o plano é propor algumas mudanças como: a utilização de toda a documentação impressa em papel reciclado, distribuir nos escritórios, na fábrica e outros departamentos, pontos de coleta seletiva de lixo e substituir os copos descartáveis por copos pessoais.
10.1 Papel Reciclado
 
O comparativo pecuniário entre a utilização do papel branco e o reciclado, hoje, é irrisório, ou seja, o custo não é mais argumento para a escolha entre os dois.
Assumindo a empresa uma postura de sustentabilidade a utilização de toda a documentação impressa além de assumir valores éticos também demostra uma imagem atual e de responsabilidade socioambiental para com seus parceiros e clientes.
Exemplo de Papel Timbrado:
Fonte: elaborado pelo autor.
 10.2 Coleta Seletiva de Lixo
A coleta seletiva de lixo fará parte dessa implantação gradativa de conceito de responsabilidade socioambiental. A intenção é que a empresa mude os hábitos de seus funcionários tornando essa prática de selecionar previamente o lixo antes de despejá-lo uma prática cada vez mais comum.
Cestas de coleta seletiva:
Fonte:Blog Webmeio 
 10.3 Eliminar Copos Descartáveis
Outra prática que diversas empresas já vêm adotando é a eliminação dos copos descartáveis. A utilização deste tipo de material vai totalmente contra novos métodos sustentáveis e estão com os dias contados. O plano é distribuir trimestralmente canecas de uso pessoal onde cada funcionário será responsável pela higienização e guarda.
Exemplo da caneca:
Fonte: elaborado pelo autor.
A adoção desta prática talvez não reduza os custos pela eliminação das compras mensais dos copos descartáveis, visto que, as canecas têm um custo mais elevado e serão substituídas trimestralmente, mas, sem dúvidas, essa atitude contribuirá significativamente com o meio ambiente
�
CONCLUSÃO
Com esse projeto, acredito que o planejamento exposto se adéqua em sua totalidade a política e valores da Baruel, e que o objetivo que se busca está em consonância com missão e visão da empresa. Através da integração logística, busca-se a solidificação do crescimento conquistado nos últimos anos. A terceirização de uma parcela da distribuição, antes de qualquer coisa, é um projeto piloto que visa fazer um comparativo de métodos da administração deste setor com a intenção é claro de um melhor e mais eficaz atendimento ao cliente. As ações de marketing proposto para a internet, visa a manutenção e visibilidade das marcas e uma interatividade maior com o consumidor final até para ter um “feed back”. Novas atitudes e práticas adotadas internamente pela empresa como a adoção de papeis reciclados, coleta seletiva de lixo, e eliminação do uso de copos plásticos descartáveis, tem como objetivo um novo conceito de atitudes e compromisso de todos os integrantes da empresa para com o meio ambiente. E por último, depois de posto em prática todo esse planejamento proposto por mim, acredito que a Baruel estará pronta para a expansão da sua principal marca tornando-se uma marca multinacional.
 
REFERÊNCIA 
Frayret, J.-M., Boston, K., D’Amours, S., and LeBel, L. (2004). The E-nable 
supply chain – opportunities and challenges for forest business. Workin.
Meyr, H., and Stadtler, H. (2004). Types of supply chain. Supply chain 
management and advanced planning: concepts, models, software and 
case studies. Berlin, Springer.
Meneguss, C.C.; revista mundo logística: sistemas APS (2010)
Arellano Caldeira Franco, Raul (Catálogo USP)
http://www.cirinvest.com/trading/br/oquetrading/
SEVERINI, A. ; artigonal: o que é uma empresa de trading? (2011)
http://www.e-commerce.org.br/banners.php
http://www.baruel.com.br/
http://www.facebook.com/TenysPeBaruel
http://twitter.com/#!/tenyspebaruel
http://www.youtube.com/user/neymarjr

Outros materiais