Buscar

Relatório extração de DNA da cebola

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Introdução
 O Ácido Desoxirribonucleico, ou DNA, encontrado, em maioria das vezes, no núcleo da célula, é um componente orgânico que é composto por bases nitrogenadas (Adenina, Timina, Citosina e Guanina), Pentose (açúcar) e Fosfato, em duas cadeias de nucleotídeos; é responsável pela síntese de proteínas, formação do RNA, e por carregar as informações genéticas presentes nos genes, que poderão ser herdadas; as diferentes sequencias de DNA, formam os cromossomos, sendo que cada ser humano é formado por 46 pares de cromossomos, 23 herdados da mãe e 23 herdados pelo pai.
 Graças aos cromossomos, genes e o DNA, é que podemos falar sobre Hereditariedade, que é a capacidade de cada ser vivo receber ou transmitir características, informações e até certos comportamentos. Os descendentes de indivíduos de uma determinada espécie, na maioria, são da mesma espécie. Entretanto entre indivíduos, até de uma espécie, pode ser observado inúmeras variações, o que mostra uma enorme diversidade. Também na espécie humana existem diversas características que nos diferenciam uns dos outros.
 O objetivo final da aula prática foi extrair o DNA da cebola, para observar as suas estruturas.
 
Material e método
Cebola
Faca
Colher
Detergente 
Água destilada
Banho Maria
Papel filtro
Cloreto de sódio
Balança analítica
Gelo
Béqueres
Funil
Álcool 
Tubo de ensaio
Procedimentos
1. Picar a cebola em 2 béquers 
2. Adicionar 100 ml de água nos béquers. 
3. Adicionar 3g de sal de cozinha, em cada béquer. 
4. Colocar 1 colher, de sopa, de detergente, em cada béquer. 
5. Misturar, a solução, até formar uma uma mistura homogênea. 
6. Após, colocar em Banho Maria, durante 15 minutos, em 60°C. 
7. Ao tirar, fazer um choque térmico com gelo, mexendo devagar, durante 15 minutos. 
8. Filtrar a mistura, com papel filtro. 
9. Excluir o material solido. 
10. Adicionar 100ml de álcool 
11. Esperar e verificar o DNA através dos materiais genéticos precipitado
 e visível. 
Resultados
 Quando adicionado o etanol, já após a filtragem da mistura, pode-se observar as fitas, de DNA, surgidas.
 Nos procedimentos, de acordo com seus respectivos acontecimentos, o sal, teve a função de, através da interação entre seus ions e os fosfatos, presentes nas moléculas, de diminuir a solubilidade do DNA na água; o detergente, teve como objetivo, dispersar o DNA na solução, após desestruturar as células lipídicas que formam a membrana; o Banho Maria, teve como objetivo, a desnaturação, e degradação, de proteínas e da parede celular; o choque térmico, tem a serventia de causar uma redução, da degradação, para que sejam preservadas as moléculas de DNA; a adição do Álcool tem o objetivo de desidratar e agrupar as moléculas de DNA, já que, elas, não dissolvem no álcool. 
Discussão
 Há inúmeras discussões sobre a necessidade do estudo aprofundado do DNA, elas giram em torno, de temas, como: Clonagem, que uma das primeiras experiências tenha sido com a ovelha Dolly, que foi clonada, onde é aprofundado as necessidades das práticas de clonagem na modernidade, com pontos positivos, como: a necessidade, da clonagem, de células troncos, afim de que seja suprida algumas necessidades, a partir de algum incidente, no corpo, como a reparação de tecidos, órgãos e músculos, um, ponto, negativo, seria a superpopulação e, até, criação de anomalias; em relação aos alimentos transgênicos, é valorizado, como ponto positivo, a maior produção de alimentos e, dá-los, uma qualidade e durabilidade estendida, como negativo, é destacado: reações diferencias do corpo humano, frente a transgênese de alimentos e ocorre, também, uma desestabilidade na seleção natural, tanto na flora, quanto na fauna que necessita da flora para a sobrevivência; é, também, graças a esse estudo aprofundado que há testes como o de paternidade, de predisposições genéticas e até a fertilização in vitro. 
Conclusão
 Por ser um componente “universal” dos organismos celulares, e por ter a função de transmissão de informações genéticas, se faz, de extrema necessidade, o estudo aprofundado, do DNA, para o auxílio de identificação de doenças, tanto as predispostas, quanto as presentes, auxiliar, também, na modificação, do mesmo, para um aprimoramento, ou melhor capacidade adaptativa. Podendo ser também usado, esse estudo, pode ajudar na flora, nos alimentos, nas plantações e produções de larga escala, auxiliando na produtividade e qualidade; outro aspecto é o de, através das células vegetais, auxiliar a restauração do meio ambiente, já degradado. 
Referências 
 Ácido desoxirribonucleico. Origem: Info Escola, navegando e aprendendo. Disponível: http://www.infoescola.com/biologia/dna/
 MENCK, Carlos Frederico Martins. Estudo de reparo de DNA e suas consequências biológicas. Projetos de pesquisa temáticos. Disponível em:
http://www.bv.fapesp.br/projetos-tematicos/1865/estudos-reparo-dna-consequencias-biologicas/
 OSÓRIO, Maria Regina Borges; ROBINSON, Wanyce Miriam. Genética Humana. 2 ed. Porto Alegre: Editora Artmed, 2001.
 MAIA, Thiago. Projeto de Extração de DNA de células do bulbo da cebola (Allium cepa). Disponível em: <http://www.ebah.com.br/content/ABAAABIagAH/aula-pratica-6-relatorio-5-extracao-dna-celulas-bulbo-cebola-allium-cepa>. Acesso em: 27 mar. 2017.

Outros materiais