Buscar

Relatório de Física Prática A - Movimento uniforme

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Movimento Uniforme
Prática 3 - Data 16/06/2017
Centro Universitário Senai Cimatec, Engenharia Química, 2º Trimestre e 2017GRDEQIDIU
Ana Laise do Nascimento dos Santos; Henrique da Gama Monteiro dos Santos; Leonardo Santana; Matheus Santos de Oliveira Lima Souza; Raquel Araujo da Cruz
Entregue ao professor Targino Amorim Neto da disciplina Física A Prática�
Resumo: A terceira prática teve como objetivo determinar a velocidade em um movimento uniforme e então a partir de variadas medições em intervalos de espaço por tempo, utilizando um plano inclinado e um corpo imerso em líquido viscoso, verificou-se que a velocidade é constante devido à desaceleração causada pela viscosidade do líquido, visto que sem a existência do liquido a velocidade iria variar conforme o tempo.
Palavras-chave: Movimento Uniforme – Plano Inclinado – Velocidade Constante. 
 
Introdução
Têm-se como movimento uniforme, o movimento que possua sua velocidade escalar instantânea constante, acima de zero, o que a faz coincidir com a velocidade média em qualquer intervalo de tempo, e que apenas a posição varia com o tempo. Em outras palavras, segundo o RAMALHO e col. (2007), no movimento uniforme, o móvel percorre distâncias iguais em intervalos de tempo iguais.
Devido ao fato da velocidade escalar coincidir com a velocidade média, torna-se possível calcular a velocidade do corpo a partir da fórmula de velocidade média (1): 
 
 (1)
Na qual, 
corresponde a variação de posição do corpo, e 
 a variação do tempo.
Após compreendida essa fórmula e manuseada, obtêm-se então a função horária do movimento uniforme, que representa todo e qualquer movimento com as características supracitadas, representada pela fórmula 2: 
 
 (2)
Quando “S” e “So” são as posições finais e iniciais do móvel, respectivamente, “t” o tempo e ”v” a velocidade.
Tendo como objetivo geral, calcular a velocidade do móvel nas dadas condições, e objetivo específico de analisar a variação dos intervalos de tempo para as posições, têm-se o seguinte trabalho.
Experimento 
Materiais e Métodos 
Na pratica utilizou-se os seguintes materiais:
Plano inclinado;
Nível;
Esfera metálica;
Imã;
Cronômetro (ou celular).
Identificou-se as escalas dos instrumentos e anotou-se os desvios, feito isso ajustamos o nível do plano, de modo que ficasse nivelado, então ajustou-se o ângulo de inclinação do equipamento para 5°.
Cronometrou-se então que a esfera levava para percorrer o plano até uma marca pré-estabelecida. Iniciando-se com a distância de 50mm e a partir daí, em um intervalo de 50 em 50mm até 400mm (50, 100, 150...400mm) e para cada intervalo repetiu-se o experimento por 10 vezes.
Fig. 1- Plano utilizado na prática. Fonte: Própria.
 
Fig. 2. Recorte do plano utilizado na prática, com esfera e imã ao centro. Fonte: Própria.
 
Fig. 3- Detalhe do ângulo de inclinação do plano. Fonte: Própria.
Resultados
Para a realização dos procedimentos foi realizado um movimento uniforme com diferentes intervalos de espaço, o qual foi repetido dez vezes para cada intervalo de espaço com o intuito de se obter uma única velocidade, confirmando que a velocidade no experimento é constante.
Os resultados da pesquisa são demonstrados na tabela 1, e um ponto marcante foi a pouca variação da velocidade média, que demonstra que a atuação do líquido transformou a relação do movimento, que deveria ser acelerado devido à gravidade, pode-se notar também que na figura 4 a relação entre tempo (s) e posição em (mm) foi uma reta, caracterizando assim o formato do movimento uniforme citado anteriormente, na equação (2). 
Tabela 1: INTERVALOS
	Intervalo (mm)
	Tempo Médio (s)
	Desvio Médio do tempo (s)
	Vel. Média (m/s)
	0-50
	3,18
	0,16
	0,016
	0-100
	6,18
	0,23
	0,016
	0-150
	9,10
	0,18
	0,015
	0-200
	12,97
	0,01
	0,015
	0-250
	16,35
	0,19
	0,015
	0-300
	19,81
	0,12
	0,015
	0-350
	22,91
	0,17
	0,015
	0-400
	27,05
	0,09
	0,015
Fig. 4. Relação da posição em função do tempo. 
Conclusão
Conclui-se que a partir dos procedimentos anteriormente listados em materiais métodos e como mostrado no gráfico 1 em que as velocidades obtidas em cada intervalo de tempo beiram a velocidade constante , onde essa velocidade foi obtida originalmente da velocidade média de cada intervalo de espaço. Isso foi observado a partir da medição dos intervalos tempo, os quais para a obtenção da velocidade constante deveriam ser proporcionais aos intervalos de espaço, analisando-os e calculando seus erros e desvios para uma maior precisão. Não foi possível obter resultados perfeitos pois ,toda medida ou grandeza quando analisada experimentalmente contém erros mas, como é possível observar na linha de tendência presente no gráfico 1 os resultados encontrados estão numa margem de erro praticamente nula constatando assim o objetivo da prática de comprovar a velocidade constante do movimento observado no experimento.
Referências
1- RAMALHO, Nicolau e Toledo. Os Fundamentos da Física, Vol. 03, 7ª Ed. Editora Moderna.
�
_1560297581.unknown
_1560297582.unknown
_1560297583.unknown
_1560297580.unknown

Outros materiais