Buscar

Folder de espermograma

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Espermograma
O que é o espermograma:
É um exame laboratorial que analisa a qualidade do sêmen do paciente, segundo alguns critérios definidos pela Organização Mundial da Saúde, a partir de uma amostra coletada pelo homem por meio de masturbação. Ele analisa desde o aspecto do ejaculado em si, até a quantidade e as condições dos espermatozoides na amostra, podendo assim verificar como está a fertilidade do homem, além de muitas vezes apontar para outros fatores da saúde reprodutiva masculina, como as condições da próstata, por exemplo.
Cuide-se.
Acadêmicos: 
Bruno Ghidini Donadel
Emanuele Dalmás
Marceli Silva
Diciplina de Líquidos Corporais, Biomedicina - 2017.
Principais problemas identificados no espermograma
Problemas na próstata
	Os problemas na próstata normalmente manifestam-se através de alterações na viscosidade do esperma e, nesses casos, o paciente pode precisar fazer toque retal ou biópsia da próstata para despistar esses problemas.
Azoospermia
	A azoospermia é a ausência de espermatozoides na amostra de esperma e, por isso, manifesta-se através da redução do volume ou da concentração do esperma, por exemplo. As principais causas são obstruções dos canais seminais, infecções do sistema reprodutor ou doenças sexualmente transmissíveis.
A oligospermia 
	É a redução do número de espermatozoides, sendo que no espermograma é caracterizada por uma concentração inferior ao normal. Pode ser provocada por infecções do sistema reprodutor, varicocele, doenças sexualmente transmissíveis ou efeitos colaterais de alguns medicamentos, como Cetoconazol ou Metotrexato.
Teratospermia
	A teratospermia é caracterizada por alterações na morfologia dos espermatozoides e pode ser provocada por inflamações, malformações, varicocele ou uso de drogas.
	Estes problemas podem resultar em infertilidade ou apenas em dificuldade para engravidar, dependendo do seu grau. No entanto, existem alguns tratamento, que podem ser indicados pelo urologista, e que podem aumentar as chances de engravidar.
Preparo e coleta do sêmen: 
Abstinência sexual: O ideal é uma abstinência sexual de 5 (cinco) dias, podendo variar de no mínimo 2 (dois) e no máximo 7 (sete) dias;
A coleta deve ser feita preferencialmente no laboratório – geralmente os laboratórios oferecem uma sala isolada com uma poltrona cofortável, algumas revistas ou vídeos de material pornográfico onde o paciente entra neste local com o frasco rotulado com seu nome e material que vai ser coletado (esperma), e depois de coletado ele coloca em uma pequena janela para que a pessoa que vá pegar este material não veja o paciente evitando constrangimento.
Se for coletar em casa o que não é aconselhável, encaminhar a amostra no prazo máximo de 1 hora;
Antes da coleta, realizar higiene das mãos e pênis;
A amostra deve ser coletada por masturbação em frascos limpo, de vidro ou plástico, de boca larga, fornecido, pelo laboratório;
Não utilizar métodos alternativos para obtenção do sêmen (em caso de coleta em casa) como, por exemplo, relação sexual interrompida (interrompe a relação quando vai ejacular e colhe o material);
Evitar perda do material durante a coleta. Fechar imediatamente o frasco após a coleta, para evitar alcalinização;
É indispensável informar o horário da coleta;
O jejum não é obrigatório, exceto quando solicitado a dosagem de frutose, pois níveis elevados de glicose podem interferir na dosagem.
Não deixe que o preconceito ou medo de procurar um médico para falar deste problema interfira na sua qualidade de vida.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais