Buscar

CASOS PROC.CIVIL IV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Ao iniciar o cumprimento de sentença envolvendo
R: O art. 805 do NCPC consagra o princípio da execução menos onerosa ao executado: “Quando por vários meios o credor puder promover a execução, o juiz mandará que se faça pelo modo menos gravoso para o devedor” 2 A opção pelo meio menos gravoso pressupõe que os diversos meios considerados sejam igualmente eficazes. Assim, havendo vários meios executivos aptos à tutela adequada e efetiva do direito de crédito, escolhe-se a via menos onerosa ao executado. Portanto o pleito deve ser deferido.
No curso de uma ação de indenização e antes da sente
R: A Súmula 375 /STJ, dispõe que o reconhecimento da fraude à execução depende do registro da penhora do bem alienado, o que não é o caso, pois ainda não havia a sentença e consequentemente o devedor não havia sido citado para a execução. No caso, ocorreu a fraude contra credores conforme o art. 790, inciso VI, do NCPC.
Adalberto ajuizou uma ação em face da Seguradora Porto R: Em tese caberia arbitramento para que um terceiro expert no assunto indicasse o valor indenizatório, contudo, havendo necessidade de novas provas, caberia liquidação pelo procedimento comum, com a produção de provas supervenientes a sentença. Não é possível modificar a sentença em fase de liquidação, única maneira de se ver isso é pelo artigo 966 do CPC. B) Se as partes não concordarem com o valor fixado na sentença de liquidação cumprirá a elas ingressar com agravo de instrumento, artigo 1015, PU, CPC
Juca Cipó ingressa em juízo com ação de cobrança em 
R: Seria cabível o Agravo por instrumento conforme o art 1015 § único, NCPC. R.: A IMPUGNAÇÃO É UM INCIDENTE PROCESSUAL, E O ATO DO JUIZ Q UE JULGOU A IMPUGNAÇÃO TEM NATUREZA DE DECISÃO INTERLOCUTÓRIA. NESSE C ASO CABE AGRAVO DE INSTRUMENTO.
Repelidos Embargos de Devedor com fundamento em sua 
R: Admite-se a propositura da exceção de pré executividade pois não existe prazo limitado quanto a sua propositura uma vez que tem por objetivo alegar matéria de ordem pública que poder ser feita a qualquer tempo ou grau de jurisdição. A exceção não tem por si só o poder de suspender a decisão.
Determinado credor instaurou processo de execução, 
R: A DECISÃO DO MAGISTRADO DEVE SER PELA INVALIDAÇÃO, NÃO FOI ATINGIDO O PREÇO MÍNIMO EXIGIDO, ART 896 NCPC. QUANDO SE TRATAR DE INCAPAZ EXECUTADO, O LANCE MÍNIMO DEVE ALCANÇAR PELO MENOS 80% DO VALOR DA AVALIAÇÃO, CASO CONTRÁRIO O JUIZ DEVE CONFIAR A GUARDA E A ADMINISTRAÇÃO DO DEPOSITÁRIO IDÔNEO, ADITANDO A ALIENAÇÃO POR PRAZO NÃO SUPERIOR A 1 ANO.
Após a vigência do CPC, Rodolfo promove execução em 
R: No caso em exame tendo sido ultrapassado o prazo prescricional poderia o juiz extinguir a execução em razão de ocorrência da referida prescrição intercorrente, aquela que se opera mesmo na fluência do procedimento jurisdicional, nos casos de inércia do titular do direito nos termos dos artigo s 921 §4º combinado com artigo 924,V do NCPC. Trata-se de uma sentença com resolução de mérito de acordo com o artigo 487 ,II do NCPC.
Em determinado processo, o magistrado fixou astreintes 
R: Existe posicionamento que defende que o valor pode ser reduzido, mas a eficácia da decisão será ex NUNC, pois o valor já integra o patrimônio do credor. Por outro lado, a quem entenda que a decisão tem caráter retroativo, pois o juiz percebeu que este mecanismo já se demonstrava ineficiente para atingir os seus fins.
Maurício promove execução por título extrajudicial em 
R: Existe razão a Maurício, considerando que na tutela específica, a fazenda pública tem o mesmo tratamento dos particulares, Assiste razão a Maurício. O procedimento previsto no art. 910 do NCPC refere -se apenas para obrigações de pagar, eis que a Fazenda Pública possui bens impenhoráveis e deve realizar o cumprimento por uma sistemática própria (precatório ou RPV requisição de pequeno valor). Para obrigação de fazer, não fazer ou mesmo para entrega de coisa a Fazenda Pública deverá ser executada n os mesmos moldes das regras estatuídas para a execução entre particulares.
Geisa, servidora pública estadual, promove demanda em 
R: Não, esse pleito deve ser negado, pois o pagamento deve ser realizado por precatório ou rpv (requisição de pequeno valor), conforme prevê a CF/88, de modo que a fazenda pública está impedida de tal exigência, Aliás o §2º do artigo 534 do NCPC, diz literalmente: " A multa prevista no § 1º do art 523, não se aplica à Fazenda Pública". Ademais os bens públicos são impenhoráveis, logo as técnicas há de ser diferenciada para a atividade expropriatória.
O CPC prevê que, na execução por título 
R: Prevalece o tipo penal da conduta de descontar e repassar, lex specialli, derrogat generalis, por se norma especial prevalecerá sobre a norma geral.
Determinada entidade de classe impetrou 
R:Sim, é cabível pois a coisa julgada se forma no plano coletivo, o que não impede o particular em ingressar no âmbito individual.
Associação de Consumidores do Estado do Paraná 
R: A) Considerando a dimensão da tutela coletiva, os consumidores do Rio e de Minas poderão promover a liquidação e a execução de sentença em seus respectivos Estados conforme artigo 98 e 101, inciso I do CPC. B) A liquidação no processo coletivo será definida de acordo com a necessidade do caso concreto, podendo ser por arbitramento ou pelo procedimento comum. C) A competência para execução da tutela coletiva é concorrente, podendo ser no juízo sentencial (Paraná) ou no juízo da liquidação que em regra é o domicílio do devedor

Outros materiais