Buscar

VITAMINAS E SAIS MINERAIS

Prévia do material em texto

Discentes: 
Docente: José Geraldo
Disciplina: Ciências Moleculares e Celulares
Turma: Nutrição 2º semestre Turno: Noturno
Vitaminas e Sais Minerais- Lipossolúveis e Hidrossolúveis
Salvador-BA
2017
INTRODUÇÃO
As vitaminas e os minerais são substâncias presentes nos alimentos de origem vegetal ou animal em quantidades muito pequenas quando comparadas aos carboidratos, às proteínas e gorduras, mas que são essenciais à saúde e à nutrição adequadas. Embora muitos alimentos contenham essas substâncias, as frutas, os legumes e as verduras são especialmente ricos em várias vitaminas e minerais. A água também é fundamental e não pode faltar. Os alimentos se dividem em Construtores, Energéticos e Reguladores. Estes são os alimentos ricos em vitaminas e minerais. As vitaminas podem ser classificadas de acordo com sua solubilidade em água ou óleos, sendo divididas em 2 grandes grupos: Vitaminas Hidrossolúveis (vitamina C e as do complexo B: B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9, B12) e Vitaminas Lipossolúveis (A, E, D e K). Os Minerais são classificados em macro e microminerais dependendo da necessidade do organismo (maior ou menor quantidade diária). As vitaminas também são conhecidas por outros nomes:
C: ácido ascórbico; B1: tiamina; B2: riboflavina; B3: niacina; B5: ácido pantotênico ou D-pantenol; B6: piridoxina; B7: biotina; B9: ácido fólico; B12: cobalamina;
A: retinol (origem animal) e carotenóides (origem vegetal); E: tocoferol; D: calciferol; K: filoquinona.
AS VITAMINAS
Para que serve?
As vitaminas são essências na transformação de energia, mesmo que não sejam fontes, agem em diferentes sistemas e auxiliam nas respostas imunológicas do organismo, protegendo-o. Com essas características, elas melhoram a pele, a oxigenação das células, auxiliam no funcionamento do metabolismo e ajudam nos processos de cura e rejuvenescimento.
Onde encontrar?
O melhor lugar para encontrá-las é nos alimentos como frutas, verduras e vegetais folhosos.Onde são essenciais para o bom funcionamento de processos fisiológicos do corpo. São substâncias extremamente frágeis, podendo ser destruídas pelo calor, ácidos, luz e certos metais. Suas principais propriedades envolvem dois mecanismos importantes: o de coenzima (substância necessária para o funcionamento de certas enzimas que catalisam reações no organismo) e o de antioxidante (substâncias que neutralizam radicais livres).
CLASSIFICAÇÃO:
Vitaminas lipossolúveis: Substâncias apolares, insolúveis em água, podem ser armazenadas no tecido adiposo, então não precisam ser ingeridas em grandes quantidades diárias. São as vitaminas K, A, D e E.Necessitam da bile para sua absorção e são transportadas via circulação linfática. Podem ser armazenadas e suas funções são geralmente estruturais.
A (retinol):
 Fontes: fígado de aves, animais e cenoura
 Pode ser encontrada na forma de retinol (pré-formada), que é a sua forma natural. Sendo encontrada apenas em alimentos de origem animal e usualmente associada ás gorduras. Ou na forma de beta-caroteno (pró-vitamina A). É o precursor da vitamina A.
Funções: Desenvolvimento e manutenção do tecido epitelial (pele); crescimento dos ossos; metabolismo da visão; é antioxidante e age no sistema imunológico; reprodução normal.
Uso em excesso: Alterações nas membranas biológicas; hepatomegalia, acúmulo de líquidos; dor e fragilidade óssea; Alopécia; Anorexia; náuseas; problemas neurológicos e gastrintestinais; lesões cutâneas; secura da pele e mucosas; artralgia; mialgia; irritabilidade; esplenomegalia; unhas quebradiças; anemia.
Carência da vitamina: Xeroftalmia; infecções; manchas de Bitot; cegueira noturna; alterações cutâneas (na pele); danos oculares.
D ("calciferóis"): 
 Fontes: óleo de peixe, fígado, gema de ovos
É um pré-hormônio do tipo de esterol e sua base precursora na pele humana é o lipídeo 7-deidrocolesterol. É fabricada principalmente quando há exposição do corpo ao sol. Encontrada sol (raios ultravioletas); Gema de ovo; fígado; manteiga; pescados gordos (cavala e arenque); Tem boa quantidade no atum e na sardinha, mas na metade da quantidade encontrada nos peixes citados anteriormente.
Funções: Fundamental para a absorção de cálcio e fósforo. Ajuda no crescimento, resistência dos ossos, dos dentes, dos músculos e dos nervos.
Carência da vitamina: Raquitismo em crianças; Osteoporose e osteomalácia em adultos.
Uso em excesso: Hipercalcemia; hipercalciúria; Anorexia; fraqueza; letargia; náuseas; vômitos; constipação intestinal; dores articulares; desorientação; perda de peso.
Vitamina E (tocoferóis e tocotrienóis):
 Fontes: verduras, azeite e vegetais
 É conhecida com tocoferol. É um óleo amarelo, estável em ácidos e no calor, insolúvel em água. Oxida muito lentamente, o que lhe dá um papel importante antioxidante. Encontrada em Gérmen de trigo; amêndoas; avelãs; óleos vegetais; gordura animal (principalmente, toucinho, manteiga e ovos); margarinas; maioneses.
Funções: Previne morte celular; é a vitamina mais antioxidante; atua no sistema imune; diminui o risco de doenças cardiovasculares e de catarata; proteção e reparação das membranas celulares; inibe a formação de câncer.
Carência da vitamina: Anemia hemolítica, distúrbios neurológicos, neuropatia periférica e miopatia esquelética.
Uso em excesso: Não existe toxicidade conhecida. É raro mas quem trata com anticoagulantes não deve tomar alta dose de vitamina E, para prevenir hemorragias.
Vitamina K (filoquinona):
 Fontes: fígado e verduras de folhas verdes, abacate.
Filoquinona é o seu nome químico básico e é encontrado nas plantas. A menaquinona é sintetizada pela flora bacteriana do intestino e contribui com a metade do nosso suprimento diário.
Funções: Catalisar a síntese dos fatores de coagulação do sangue no fígado. A vitamina K produz a forma ativa de precursores, principalmente a protombina, que combina com cálcio para ajudar a produzir o efeito coagulante. É necessária para manter a saúde dos ossos.
Carência da vitamina: Tendência a hemorragias.
Uso em excesso: Anemia hemolítica; Hiperbilirrubinemia (excesso de Protrombina: mais em bebês).
Vitaminas hidrossolúveis: 
 São Substâncias polares, solúveis em água. Devem ser ingeridas em maior frequência que as lipossolúveis, pois não são armazenadas e por serem solúveis em água também são mais facilmente excretadas. São as vitaminas C e B. Apresentam menos problemas de absorção e transporte. São conduzidas via circulação sistêmica e excretadas pelas vias urinárias. Não podem ser armazenadas, exceto no sentido geral de saturação tecidual. As vitaminas do complexo B funcionam principalmente como coenzimas no metabolismo celular. Já a vitamina C é um agente estrutural vital e antioxidante.
Vitamina C:
 È Um dos nutrientes mais reconhecidos devido aos benefícios que oferece à nossa saúde, a vitamina C é um verdadeiro fortalecedor do sistema imunológico, tendo seu consumo altamente indicado, principalmente durante os períodos frios. Pode ser encontra principalmente em Frutas cítricas como laranja, kiw ,limão , vegetais folhosos verdes escuros crus.
Funções:
Antioxidante; melhora o sistema imune (defesa do organismo) e a cicatrização; aumenta absorção de Ferro; formação e manutenção do colágeno; C
Deficiência: doença do Escorbuto; distúrbios neuróticos como hipocondria, histeria e depressão.
Complexo B:
Vitamina B1: recebe o nome de tiamina e é encontrada: na cutícula do arroz, no levedo de cerveja, nos grãos, na gema de ovo, no fígado, na carne de porco, no peixe, no amendoim, na noz, nos legumes, e em vegetais verdes e folhosos. 
Funções: Desempenha importante papel no sistema nervoso, nos músculos e coração, além de auxiliar as células no metabolismo da glicose. 
 Deficiência: Beribéri (Doença causada por função inadequada de carboidratos. Causa fraqueza; tontura; lesão neural); encefalopatia de Wernicke; depressão; insuficiência cardíaca; Anorexia; constipaçãograve. 
 Excesso: É raro, mas pode causar Náuseas, edema pulmonar e colapso cardiovascular.
Vitamina B2: chamada também de riboflavina, é uma importante vitamina que integra o complexo B. Sua ingestão é fundamental para que a nossa saúde e bem-estar sejam mantidas, já que a substância participa dos processos químicos que acontecem no organismo. Pode ser encontrada em alimentos como Leite e derivados; vísceras; ovos; vegetais folhosos verdes.
Funções: Atua nas funções energéticas; formação de células vermelhas; regula enzimas da tireoide e ativa a vitamina B6.
 
Deficiência :Lesões oculares; estomatite angular; glossite; queilose; dermatite seborreia; anemia normocítica e normocrômica.
Vitamina B3: também chamada de niacina, confere diversos benefícios à nossa saúde, dentre elas a influência positiva que a vitamina exerce no metabolismo e na digestão, ações que refletem tanto na saúde como no processo de emagrecimento e ganho de massa muscular.
Pode ser encontrada nos alimentos como Carnes magras; aves e peixes; vísceras; amendoim; levedo de cerveja; o triptofano é precursor da vitamina e é encontrado de forma excelente em ovos, leites e derivados.
 Deficiência : Pode causar Fraqueza muscular; Anorexia; indigestão; erupção cutânea; Pelagra; tremores; língua amarga; pele escamosa; sensação de queimadura; rachaduras; causam confusão, desorientação e neurite; irritação e inflamação das mucosas da boca e do trato gastrintestinal.
Excesso: Formigamento e enrubescimento da pele; latejamento

Continue navegando