Buscar

Atividade ALZHEIMER g

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

FACULDADE UNIME - SALVADOR
Atividade: Alzheimer
Data: 27/09/2017
Aluno: 
Defina doença neurodegenerativa progressiva.
As doenças neurodegenerativas são doenças incuráveis e debilitantes que têm como consequência a degeneração progressiva e/ou morte dos neurônios. Causam assim problemas de movimento (ataxias) ou de função mental (demências). ocorrendo a destruição progressiva e irreversível de neurônios, as células responsáveis pelas funções do sistema Nervoso. Quando isso acontece, dependendo da doença, gradativamente o paciente perde suas funções motoras, fisiológicas e/ou sua capacidade cognitiva.
Liste os fatores de risco para o desenvolvimento do Alzheimer.
Idade, genética,sedentarismo, hipertensão arterial, diabetes, álcool, fumo, dieta, ser do sexo feminino (doença afeta mais mulheres do que homens), medicamentos diversos, trauma craniano, exposição à radiação, estilo de vida, estresse, infecções, doenças imunológicas, câncer, altos níveis de colesterol e de homocisteína , a obesidade , baixo nível de escolaridade (pessoas analfabetas – com pouca aprendizagem ao longo da vida estão mais propensas) etc.
Cite a função da proteína beta-amielóide na estrutura do neurônio.
A proteína beta-amilóide deriva da PPA (Precursora da Proteína Amilóide) uma proteína de membrana cujo gene fica no cromossomo 21. É mais comum em terminações nervosas, ou seja, quando estas são degradadas, há produção de fragmentos peptídicos que se agregam à beta-amilóide , sedimentando e formando as placas.
Explique a contribuição da proteína beta-amielóide para as alterações do tecido nervoso para o desenvolvimento do Alzheimer.
O acumulo de beta-amiloide (BA) no parênquima cerebral, é considerado como a causa da doença de Alzheimer.O Ba em sua forma insolúvel, se acumula nos neurônios e nas paredes de pequenas artérias, causando assim a morte dos neurônios.O acumulo da Ba, alem de ser anti-angiogênico também altera a função sináptica dos neurônios e altera suas capacidade de destruir as membranas Lipidicas de oligodendrocitos e de mielina.
 
Descreva as alterações histológicas observadas no tecido nervoso dos pacientes com Alzheimer.
Extensas lesões com perda neuronal, placas senis e emaranhados neuronais denominados fusos neurofibrilares. As alterações cerebrais características da DA são as placas senis ou neuríticas e os emaranhados neuro brilares .As placas senis resultam do metabolismo anormal da proteína precursora do amilóide (APP), conduzindo à formação de agregados do peptídeo beta-amilóide. Os emaranhados neuro brilares formam-se a partir do colapso do citoesqueleto neuronal, decorrente da hiperfosforilação da proteína Tau.
Estas alterações ocorrem, desde o início da doença, em estruturas do lobo temporal medial, incluindo o hipocampo e o giro para-hipocampal, consideradas estruturas essenciais para os processos de memória. Com a evolução da doença, o processo degenerativo se espalha para o neocórtex de associação, atingindo áreas cerebrais responsáveis por outros processos cognitivos.
Qual a importância do fluxo sanguíneo para a manutenção da integridade do tecido nervoso.
presente nos primeiros estágios da DA, sendo que a redução mais significativa do metabolismo ou do fluxo sanguíneo está presente no córtex temporoparietal, córtex cingulado posterior e no frontal em menor grau.9 Deve−se ter em mente que o fluxo sanguíneo é conhecido por variar de acordo com a demandas metabólicas locais, e as reduções no fluxo sanguíneo cerebral estão associadas com a diminuição da síntese de proteína cerebral, alterações no pH intracelular, acumulação de substâncias tóxicas, subprodutos no fluído intersticial do encéfalo e eventualmente, a incapacidade dos neurônios em realizar o potencial de ação12.
Quais as consequências do comprometimento da BHE pela deposição da beta amielóide?
A capacidade de algumas substâncias atravessarem a BHE pode levar a efeitos tóxicos localizados em populações neuronais específicas, incluindo o aumento na produção de þA circulante, o qual se direciona para a microvasculatura cerebral e para o parênquima cerebral, podendo contribuir para a amiloidose cerebral durante uma lesão de isquemia−reperfusão em indivíduos com DA, sendo as células neuronais os principais alvos52.
.
Explique a relação das alterações na estrutura dos vasos com o Alzheimer.
. A angiopatia amiloide cerebral, que são os depósitos de þA na camada de células musculares lisas vasculares em pequenas artérias cerebrais, é característica de uma grande patologia na neurovasculação presente em indivíduos com DA.8 A angiopatia amiloide cerebral também está associada com perda local, anormalidades sinápticas e micro hemorragias. Isto promove alterações na função neural e sináptica, destruição da parede dos vasos, necrose fibrinoide e microaneurisma.

Outros materiais