Buscar

Glossário x A Onda

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UFRJ
GPDES
Ciências Sociais I
Profª Claudia Pfeiffer
Rodrigo Toledo
Glossário x A Onda
1. Interação - 10m 17s: Rainer e Anke dialogam e tomam café da manhã juntos.
2. Sociação - 36m 48s: Dennis sugere a criação de um nome para dar maior identificação ao grupo, a partir daí, todos se mobilizam nesse objetivo.
3. Sociabilidade - 47m 22s: O que era para ser apenas o tema de um curso adquire, por si mesmo, uma vida própria.
4. Dádiva (ou dom) - 9m 12s: Tim dá a sua droga ao grupo, buscando a sua inclusão no mesmo. 
5. Vontade natural - 26m 51s: Rainer está em seu escritório quando sua esposa chega, a mesma demonstra interesse em fazer sexo.
6. Vontade arbitrária - 51m 44s: Tim demonstra a sua vontade em escalar o prédio, com o propósito de divulgar a marca do movimento.
7. Relações comunitárias - 22m 49s: Mesmo não sendo a sua família, Marco demonstra intimidade e proximidade com a família de Karo, que também o aceitam em seu convívio.
8. Comunidade - 1h 03m 33s: O grupo que forma o movimento “A Onda” se reúne para confraternizar.
9. Relações societárias - 18m 34s: Visando os benefícios que Kevim agregaria ao movimento, Marco aceita a sua inclusão no grupo.
10. Sociedade - 1h 28m 19s: Marco se mostra contra a direção que o movimento está tomando, tornando-se um agente hostil no ambiente, sendo visto como traidor por estar indo contra as ordens de Rainer e contra a sociedade formada.
11. Consciência coletiva - 26m 04s: Marco é alertado que as suas ações não condizem com a filosofia implementada no time, e começa a jogar em prol do coletivo. 
12. Fatos sociais - 44m 10s: Leon é coagido ao querer utilizar a pista de skate, tendo sua permissão somente se aderir ao movimento “A Onda”.
13. Fatos sociais normais - 54m 59s: Bomber sugere a criação de um cumprimento que representaria o movimento, sendo ele adotado pelos membros.
14. Fatos sociais patológicos - 58m 56s: Tim aponta uma arma no meio da confusão para defender o seu grupo, em seguida, sua ação é questionada pelo próprio grupo.
15. Pré-noções - 1h 40s: Karo expõe seus sentimentos e sua opinião sobre o movimento para Marco. 
16. Morfologia social - 11m 28s: Rainer questiona o conhecimento dos alunos sobre a Autocracia e os mesmos o comparam com outras formas de organização social.
17. Solidariedade mecânica - 38m 32s: Cada membro do grupo se propôs a realizar uma tarefa que ajudasse na criação de uma identidade para o movimento, e essas não estavam diretamente ligadas.
18. Solidariedade orgânica - 29m 02s: Rainer explica para a turma a força do trabalho em conjunto, e mostra que as virtudes individuais devem ser utilizadas em prol do todo.
19. Ação social - 17m 04s: Sinan sai da sala ao chamado de Kevin, omitindo a sua vontade em ficar, por medo de uma futura represália. 
20. Ação social racional conforme fins determinados - 18m 34s: Sinan e Bomber voltam para a aula, com o objetivo de obter aprovação no curso.
21. Ação social racional conforme valores - 1h 10m 10s: Karo distribui os panfletos que vão contra o movimento, sem pensar nas consequências do seu ato, mas acreditando nos seus valores morais.
22. Ação social afetiva especialmente emotiva - 1h 8m 31s: Marco e Lisa se beijam, sem pensar nas consequências, apenas na emoção do momento.
23. Ação social tradicional - 21m 36s: Tim e sua família estão na mesa jantando, sendo o jantar em família um costume.
24. Relação social - 36m 16s: Karo chega à sala com uma camisa diferente do indicado, não havendo reciprocidade no seu ato com os demais da turma, passa a ser ignorada por Rainer.
25. Tipo ideal - 6m 48s: Rainer mostra a Marco qual a melhor jogada a ser feita, e se irrita por ele tomar uma decisão diferente.
26. Método compreensivo - 12m 01s: Rainer explica o que é autocracia e, com o auxílio de Mona, o compara ao nazismo. 
27. Situação de classe - 54m 25s: Sinan, em tom de brincadeira, se recusa a dar sorvete a uma pessoa que não seria membro do movimento. Ao ver a situação e a oportunidade de ter acesso a privilégios e status uma mulher se oferece para entrar no movimento.
28. Classe - 1h 25m 54s: Grupo, ou classe, formado pelos membros de “A Onda”.
29. Situação estamental - 1h 19m 32s: Rainer mostra que está cego ao obter a liderança de um grupo e acredita que assim passará a ser mais respeitado pelos outros professores.
30. Estamentos - 1h 16m 13s: Bomber não permite o acesso de Karo e Mona às arquibancadas por aquele espaço ser de uso exclusivo dos membros do movimento.
31. Partidos - 1h 27m 30s: Rainer faz um discurso claramente político, com o intuito de influenciar seu grupo para realizar uma ação mais ampla na sociedade.
32. Poder – 15m 14s: Rainer começa a estabelecer normas para a sua aula, mesmo que todos não estejam satisfeitos com elas.
33. Dominação - 14m 36s: Ciente da possibilidade de encontrar resistência dentro da turma, Rainer sugere que seja eleito um líder para a mesma, com a clara probabilidade de ser eleito. 
34. Dominação racional - 2m 38s: Rainer questiona a escolha de seu curso, mas diante da escolha da coordenadora, e por não ter convencido Wielend a trocar de curso, acata a decisão da mesma.
35. Dominação tradicional - 23m: Karo chama Marco para o seu quarto, mas o mesmo não se mostra disposto a ir. Porém, ao perceber que não adiantaria argumentar acaba cedendo, reafirmando que “quem manda em casa é a mulher” (não podia perder a piada, e nem a cena).
36. Dominação carismática - 27m 21s: A recepção à Rainer ao entrar na sala e a obediência dos alunos para com ele demonstra a sua liderança natural.
37. Alienação Econômica - 49m 05s: Os atos de vandalismo e os efeitos das aulas no cotidiano dos alunos evidenciam a perda de controle do Rainer sobre a turma, e suas ações na sociedade.
38. Meios de produção - 1h 04m 42s: Karo utiliza o computador como ferramenta pata produzir o seu manifesto.
39. Força de trabalho - 48m 01s: Visto que a divulgação do movimento é essencial, Kevin oferece adesivos como forma de aceitação para entrar no grupo.
40. Forças produtivas - 48m 45s: As ferramentas utilizadas para a divulgação do “A Onda” na cidade foram os adesivos e a tinta para pichação.
41. Relações de produção - 57m 50s: É feita uma reunião para decidir como será organizada uma publicação contra o movimento.
42. Modo de produção - 1h 47s: Karo conversa com Marco sobre a repercussão do movimento e mostra a ele os seus efeitos na sociedade.
43. Valor da mercadoria - 2m 38 s: A Coordenadora Kohlhage expõe seus motivos na escolha dos professores para os cursos e, como argumento para demonstrar a preferência do Professor Wieland ao curso de Anarquia, implica o tempo de trabalho que o mesmo dedicou na produção do plano das aulas.
44. Mais-valia - 33m: Marco fala sobre o valor embutido nos produtos devido ao grande investimento em propagandas publicitárias.
45. Mais-valia absoluta - 26m 45s: Rainer prolonga a sua jornada de trabalho em busca de melhores resultados em sua aula.
46. Mais-valia relativa - 1h 7m 2s: Karo aumenta a sua produtividade, na criação de materiais para a divulgação de seu trabalho, com o auxílio de uma máquina fotocopiadora.
47. Classes sociais - 33m 42s: Rainer sugere a utilização de uniformes por parte da turma, porém um de seus alunos não tem possibilidade financeira de adquirir uma parte do uniforme. Após um pequeno conflito, Jens cede e oferece uma de suas camisas.
48. Situação de classe - 29m 35s: Rainer estabelece uma nova norma na divisão da turma, que visa o crescimento de todos. 
49. Luta de classes - 1h 18m 10s: Karo e Mona distribuem panfletas que vão contra o movimento, deflagrando uma luta constante entre interesses opostos.
50. Práxis - 39m 46s: Bomber e Sinan vêm que Tim está sendo agredido por duas pessoas e vão ajudá-lo, ação que acaba transformando a relação entre eles.
51. Materialismo histórico - 1h 27m 31s: O falso discurso de Rainer critica a atual estrutura da política alemã e a sua dependência ao capitalismo, gerando desigualdade social, e, assim, sugere uma retomada de poder feitapor um ato revolucionário, insurgido pelo movimento “A Onda”.

Outros materiais