Buscar

Texto 3 - A sociedade industrial - Augusto Comte

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A sociedade industrial
- O pensamento socialista se desenvolve a partir da constatação do conflito proletário-empresário, e da frequência das crises consideradas como sequela inevitável da anarquia capitalista.
- Augusto Comte acusa de metafísicos os economistas liberais que se interroga, sobre o valor e se esforçam por determinar, em abstrato, o funcionamento do sistema. Esses metafísicos cometem o erro de considerar os fenômenos econômicos separando-os do todo social.
- Os economistas têm o mérito, contudo, de afirmar que, em longo prazo, os interesses privados se ajustam. A oposição essencial entre liberais e socialistas está no fato de que os primeiros acreditam na conciliação final dos interesses, e os segundos admitem o caráter fundamental da luta de classes.
- A civilização material só se pode desenvolver se cada geração produzir mais do que é necessário para sua sobrevivência, transmitindo assim à geração seguinte um estoque de riqueza maior do que o recebido da geração precedente.
- Em toda sociedade são homens, em pequeno número, que comandam.
- A propriedade privada é necessária, inevitável, indispensável; mas só é tolerável quando assumida, não como o direito de usar e abusar, mas como exercício de uma função coletiva.
- O doutrinário do positivismo inclina-se a aceitar a concentração da riqueza e a autoridade dos industriais, porque a existência dos indivíduos não se define exclusivamente pelo lugar que ocupam na hierarquia econômica e social.
- O objetivo supremo de todos deve ser alcançar o primeiro lugar, não na ordem do poder, mas na ordem dos méritos.
- Provavelmente os homens preferem sempre o que os divide ao que os une. Provavelmente cada sociedade se sente obrigada a insistir naquilo que tem de particular, em vez de acentuar as características que têm em comum com todas as outras sociedades.

Outros materiais