Buscar

AV EDUCAÇÃO E ECONOMIA POLÍTICA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:  EDUCAÇÃO E ECONOMIA POLÍTICA
	Avaliação:  CEL0362_AV_201505462452      Data: 25/11/2017 13:05:02 (F)       Critério: AV
	Aluno: 201505462452 - CÍNTIA APARECIDA DO NASCIMENTO
	Professor:BEATRIZ MARIA ARRUDA DE A PINHEIRO
	Turma: 9001/AA
	Nota Prova: 9,0 de 9,0      Nota Partic.: 1,0     Av. Parcial.: 2,0
	Nota SIA: 10,0 pts
	 
		
	EDUCAÇÃO E ECONOMIA POLÍTICA
	 
	 
	 1a Questão (Ref.: 123570)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O que significou a promessa integradora da Era de Ouro (1950-1973) e qual o significado da educação naquele contexto em que predominava o taylorismo/fordismo?
		
	
Resposta: A promessa integradora da Era do Ouro significava que todos os indivíduos seriam inseridos no mercado de trabalho, depois de preparados pela escola. Assim, a educação assumia um significado de principal geradora do chamado Capital Humano. A escola direcionava o ensino no sentido de atender às principais características do mercado capitalista taylorista/fordista da época, onde as funções desempenhadas nas fábricas eram especializadas e fragmentadas. Havia apenas a preocupação em formar o homem unilateral, capaz de ocupar seu papel no sistema e contribuir para a manutenção do status quo capitalista. Dessa forma, o acesso à escola foi fortemente direcionado às classes trabalhadoras, por sua vez atraídas pela promessa integradora de empregabilidade e salário.
	
Gabarito:
A organização da produção na perspectiva do taylorismo/fordismo exigia um número maior de trabalhadores, já que todas as etapas da produção eram realizadas numa mesma fábrica. Ou seja: a planta produtiva de uma fabrica taylorista fordizada absorvia grande quantidade de trabalhadores garantindo a integração de boa parte da mão de obra escolarizada ao mercado de trabalho, fazendo-se cumprir o que os economistas chamaram de ¿promessa integradora¿. Nesse cenário tanto o Estado como os empresários, principalmente nos países centrais, investiam na educação da classe trabalhadora. No entanto, esse quadro muda com a introdução de novas tecnologias à base técnica do capital e com a conseqüente flexibilização das relações de produção e de trabalho.
		
	
	 2a Questão (Ref.: 264207)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para Marx: a educação politécnica combina trabalho produtivo pago, com educação intelectual e exercícios corporais. Para o autor, "[...] a formação politécnica elevará a classe operária acima dos níveis das classes burguesa e aristocrática" (Marx, 1983, p.60). A formação politécnica é vista como uma formação capaz de elevar as classes trabalhadoras a um patamar superior de compreensão de sua própria condição social e histórica. Com base neste trecho de Marx, conceitue politecnia e apresente o objetivo político desta proposta.
		
	
Resposta: A politecnia integra a formação técnica com a intelectual. O indivíduo aprende as técnias relacionadas ao trabalho e também desenvolve os aspectos humanísticos aliados à prática de exercícios físicos, resultando assim em uma formação integral. O objetivo seria preparar o indivíduo para assumir um papel consciente e transformador de sua própria realidade. Assim, ele estaria preparado para atuar no sistema de trabalho capitalista, mas sendo capaz de identificar a importância do seu papel no processo de produção, reivindicar seus direitos e compreender as relações sociais e ideológicas, com a possibilidade de questioná-las.
	
Gabarito: Para Marx, a politecnia era uma forma de confrontar a formação unilateral e os malefícios da divisão do trabalho capitalista. Ela representava a reunião de diversos aspectos que, uma vez associados, significariam uma formação mais elevada dos filhos dos trabalhadores em relação às demais classes sociais. Assim, a experiência do trabalho (em atividades diversas), associada aos estudos dos fundamentos teóricos do trabalho e à formação escolar, e ainda aos exercícios físicos e militares, representariam um salto na formação dos trabalhadores, pois iriam trazer fortes elementos contrários à empobrecedora formação decorrente das condições de trabalho capitalistas. A politecnia é proposta para se realizar no presente da opressão. A politecnia não almeja alcançar a formação plena do homem livre, mas a formação técnica e política, prática e teórica dos trabalhadores no sentido de elevá-los na busca da sua autotransformação em classe-para-si. Portanto, a politecnia não tem como condição para sua realização a ruptura ou superação das determinações históricas da sociedade capitalista.
		
	
	 3a Questão (Ref.: 706837)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Forças produtivas são os elementos que modificam a natureza no processo de produção de bens materiais. Assinale, entre as opções apresentadas a seguir, aquela em que todos os elementos indicados integram o conceito marxiano de forças produtivas:
		
	
	força de trabalho/dinheiro/escolas
	
	fábricas/meios de comunicação de massa/empresas
	
	terra/tecnologia/sindicatos
	
	capitais/dinheiro/partidos políticos
	 
	ferramentas/equipamentos/matérias-primas
		
	
	 4a Questão (Ref.: 706856)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No capitalismo, os meios de produção passam a pertencer à burguesia. Como conseqüência desse processo, o homem que não possui os meios de produção se vê obrigado a vender a única coisa que lhe restou, a força de trabalho, que vende no mercado em troca de:
		
	
	aluguéis
	
	recursos materiais
	 
	salário
	
	lucros
	
	juros
		 Gabarito Comentado.
	
	 5a Questão (Ref.: 629864)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com o pensamento político e econômico sob a ótica do capital das teorias de J. M. Keynes: a principal crise vivida no capitalismo no século XX e que colocou em dúvida as determinações do liberalismo clássico, foi a crise de:
		
	
	Crise de 1950
	
	Crise de 1939
	 
	Crise de 1929
	
	Crise de 1979
	
	Crise de 1945
		 Gabarito Comentado.
	
	 6a Questão (Ref.: 227893)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A crise dos anos 70 dá lugar a uma nova etapa do capitalismo. Nas palavras de Harvey (1999, p.117), ocorreu ¿uma transição no regime de acumulação e no modo de regulamentação social e política a ele associado¿. Assim, a década de 1970 representou um momento histórico central, quando consideramos as mudanças ocorridas no âmbito do sistema capitalista. A nova ordem econômica e política que se seguiu à crise dos anos 70 se caracterizou por: I) um esgotamento do regime de acumulação fordista e advento da acumulação flexível II) um acentuado processo de mundialização da economia III) uma incorporação da tecnologia de base microeletrônica ao processo produtivo IV) uma flexibilização das relações de trabalho e do mercado de trabalho. Assinale a opção correta:
		
	
	somente as alternativas I, III, IV são verdadeiras
	
	somente as alternativas II e IV são verdadeiras
	 
	somente as alternativas I, II, III e IV são verdadeiras
	
	somente as alternativas I e III são verdadeiras
	
	somente as alternativas I, II e IV são verdadeiras
		 Gabarito Comentado.
	
	 7a Questão (Ref.: 126043)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo a Wikipédia: Modo de produção em economia, é a forma de organização socioeconômica associada a uma determinada etapa de desenvolvimento das forças produtivas e das relações de produção. Reúne as características do trabalho preconizado, seja ele artesanal, manufaturado ou industrial. São constituídos pelo objeto sobre o qual se trabalha e por todos os meios de trabalho necessários à produção ( instrumentos ou ferramentas, máquinas, oficinas, fábricas, etc.)
A seguir, faremos uma breve sinopse do filme ¿Tempos Modernos¿, de Charles Chaplin:
 
 
O filme conta a história de um operário e uma jovem. O primeiro (Charles Chaplin) é um operário empregado de uma grande fábrica. Esse operário desempenha o trabalho repetitivo de apertar
parafusos. De tanto apertar parafusos, o rapaz tem problemas de stress e, estafado, perde a razão de tal forma que pensa que deve apertar tudo o que se parece com parafusos, como os botões de uma blusa, por exemplo. Ele é despedido e , logo em seguida, internado em um hospital. Após ficar algum tempo internado, sai de lá recuperado, mas com a eterna ameaça de estafa que a vida moderna impõe: a correria diária, a poluição sonora, as confusões entre as pessoas, os congestionamentos, as multidões nas ruas, o desemprego, a fome, a miséria...
 
Marque o modo de produção, que está descrito no filme:
		
	
	  Escravista
	
	   Feudal
	
	 Comunista
	 
	 Capitalista
	
	   Primitivo
		
	
	 8a Questão (Ref.: 156951)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A disseminação da teoria do Capital Humano é realizada num contexto de início do processo de globalização. As fábricas começam a se espalhar pelo globo terrestre buscando formas de economizar com mão-de-obra mais barata e, assim, aumentar os seus lucros e os países ¿subdesenvolvidos¿ aumentam o seu parque industrial. É esse contexto que traz novas demandas para a educação brasileira, tornando necessário que: I) a escola assuma um novo papel na qualificação do trabalhador II) as classes trabalhadoras tenham mais acesso à escola III) a escola prepare o trabalhador para o consumo e para atuar nas fábricas IV) seja reduzida a formação escolar das elites e camadas médias Assinale:
		
	
	se somente as afirmativas II e III estiverem corretas
	
	se somente as afirmativas IV e III estiverem corretas
	 
	se somente as afirmativas I, II e III estiverem corretas
	
	se somente as afirmativas I e III estiverem corretas
	
	se todas as alternativas estiverem corretas
		
	
	 9a Questão (Ref.: 611935)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Convive-se no neoliberalismo com o que Paul Singer chamou de visão produtivista da educação. A educação, sobretudo a escolar é vista como preparação dos indivíduos para o ingresso na divisão social do trabalho. Essa visão enfatiza que a educação tem como propósito a acumulação de capital humano. Em relação à escola e à educação, é possível afirmar que o neoliberalismo:
I) preza uma formação humanística do indivíduo, sem preocupação com uma formação orientada pela necessidade de mão-de-obra do mercado.
II) atrela a educação escolar à preparação para o trabalho e a pesquisa acadêmica ao imperativo do mercado e às necessidades da livre iniciativa
III) entende a escola como parte constituinte do mercado, valorizando as técnicas de gerenciamento e reconhecendo que pais/alunos são consumidores de educação
IV) torna a escola um meio de transmissão da ideologia neoliberal e faz da escola um mercado para os produtos da indústria cultural e da informática Assinale:
		
	
	se somente as afirmativas I, II e III estiverem corretas
	
	se somente as afirmativas I e III estiverem corretas
	 
	se somente as afirmativas II, III e IV estiverem corretas
	
	se somente as afirmativas IV e III estiverem corretas
	
	se todas as alternativas estiverem corretas
		 Gabarito Comentado.
	
	 10a Questão (Ref.: 157105)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A categoria princípio educativo do trabalho nos remete a pensar sobre a dupla face do trabalho sob o capitalismo: seu caráter humanizador e alienador. A primeira delas contribui para a realização de uma educação emancipadora e crítica, pois é pelo trabalho que o homem pode: I) reconhecer-se no produto de sua obra II) reivindicar seus direitos III) desmistificar ideologias IV) compreender as relações sociais e a função que elas desempenham na sociedade de classes Assinale:
		
	 
	se todas as alternativas estiverem corretas
	
	se somente as afirmativas II, III e IV estiverem corretas
	
	se somente a afirmativas III e IV estiverem corretas
	
	se somente as afirmativas I e III estiverem corretas
	
	se somente as afirmativas I e II estiverem corretas

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais