Buscar

A obesidade vem sendo um grande problema para a população 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

A obesidade vem sendo um grande problema para a população, onde atinge mulher que tem dificuldades de perderem peso. Uma das alternativas é a cirurgia bariátrico sendo um tratamento eficiente, que pode resultar em perda de até 70% do excesso do peso corporal. Além disso, esse procedimento pode promover a normalização de várias complicações associadas à obesidade mórbida, pois contribui para perda de peso e na normalização do ciclo menstrual. Pois a doença afeta na ovulação, onde a mulher tem uma grande dificuldade de engravidar.
Entre tanto após a cirurgia é indicado o uso de anticoncepcional para que a mulher não venha a engravidar, pois com a cirurgia a mulher aumenta sua fertilidade, sendo fácil engravidar, o que não é aconselhável. Pois o aconselhável é que ela espere no mínimo um ano após a cirurgia, para haver a estabilização do peso, e considerar o fato de que no período pós-operatório a perda de peso é muito rápida e de com essa perda rápida há mudanças fisiológicas digestivas, onde acontecem déficits de absorção de vitaminas, minerais e proteínas.
 A gestação é um período em que o estado físico e mental da mãe tem grande influencia sobre o feto. Sendo o ganho de peso um grande fator de risco para abas as partes. Uma gestante acima do peso pode ter complicações como a diabetes gestacional, hipertensão arterial, entre outras doenças que estão associadas à obesidade. 
Cuidados na gestação:
 Mesmo apos a cirurgia a futura gestante tem que continuar com o acompanhamento de sua equipe multidisciplinar incluindo enfermeira, nutricionista, endocrinologista, obstetra, cirurgião bariátrico, dentre outros. Em uma gestão pós-bariátrica programada é necessários cuidados e suplementações já iniciados antes da concepção, geralmente, há a necessidade de se intensificar as doses das vitaminas e minerais, mantendo o alerta para que não haja super dosagem. 
O cuidado nutricional especial inclui
a anamnese alimentar e o estabelecimento de
um tratamento dietético, resultado do
Programa de cuidado integral pela equipe de
saúde. Além da avaliação do estado
nutricional para o planejamento do ganho de
peso desejado, é necessário acompanhar a
evolução do ganho de peso e controle de cada
micronutriente que tem participação no estado
de saúde de mãe e filho41;46.

Outros materiais